TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Para Avaliação Semana Sociedade e Cultura

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade para avaliação Semana 1

Sociedade e Cultura

Universidade Virtual de São Paulo - Univesp

Março - 2018

Resumo:

Com base na relação entre a cultura numa sociedade e o que realmente entendemos sobre a mesma, percebemos de antemão que em alguns casos a cultura é vista somente como uma diversão ou algo do tipo não trazendo causa e nem efeito para os que dela participam. A cultura está muito além de um entretenimento visto que a cultura em si traz uma transformação do indivíduo no mundo em que o mesmo está inserido.

Abstract:

Based on the relationship between a culture in society and what we really understand about it, we realize in advance in some cases the culture is seen as a diversion or something of the kind bringing no cause or effect to those who participate in it. A culture is far beyond an attractive since it is a culture in itself brings a transformation of the individual in the world in which it is inserted.

Propostas e Questões

  1. (5 pontos) Renato Janine Ribeiro defende que a cultura não se faz para o bem de quem a faz, mas para o bem de quem a vê, consome e vivencia. Na opinião do filósofo, é isso que lhe dá a força social. Posicione-se a respeito dos argumentos que o autor utiliza para fundamentar essa assertiva.

  1. (5 pontos) Explique os dois significados mais comuns para o termo cultura na visão de Renato Janine Ribeiro.

Dissertando sobre a proposta: Questão 1

A cultura é conhecida pela grande maioria como uma parte relacionada ao entretenimento e diversão. Podemos perceber que quando falamos nesse assunto muitos julgam como cultura programas de TV que as mesmas assistem como parte de uma rotina onde não se percebe o contexto que está sendo apresentado. Na grande maioria as pessoas simplesmente não analisam o que está sendo apresentado, visto que podem ser inseridos em suas vidas, propostas e pré-conhecimentos de algo que as mesmas não percebem. Quando se assiste algo, deve primeiramente analisar o contexto e assuntos abordados afim de que se aproveitem ao máximo do que está sendo apresentado, uma vez que já temos um conceito dentro de nós, já que estamos inseridos em uma sociedade e obtemos a cada momento conhecimentos facultativos fazendo com que aprendamos.

O que acontece é que em toda parte é que as pessoas não conseguem perceber o belo, não param para ver as estrelas, e absorver delas o que precisam, isso também ocorre quando lemos um livro e não conseguimos retirar aquilo que eles no ensina. Lembrando da época da escola onde optamos fazer uma leitura decorativa momentânea para que possamos fazer uma avaliação e nos esquecemos que toda e qualquer leitura ou conhecimento exporto em forma oral nos servem não somente naquele momento em que estamos sendo avaliados, mas nos faz sermos pessoas e podemos interpretar com melhor clareza algo que não sabíamos.

A nossa vida está é uma plena oportunidade de aprendizado, podemos fazer alguns testes onde se assistirmos o mesmo filme e ao final, pedirmos que cada pessoa faça uma resenha, perceberemos que muitos terão a mesma visão e entendimento do filme, algumas perceberão coisas diferentes e outras não saberão dizer nada sobre o filme.

Esse cenário é muito preocupante visto que pessoas não conseguem se expressar por apenas assistir um filme, isso ocorre muitas das vezes por interesses de um governo que no passado não se preocupou e nem se preocupa se um aluno está sendo ensinado de forma correta na escola ou se está saindo da escola aprendendo, e muitas vezes não se preocupam com a freqüência dos mesmos onde esses alunos acabam passando de uma série a outra sem ao menos freqüentar a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com