TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Processo de Usinagem

Por:   •  22/4/2019  •  Exam  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Lista de exercícios

Docente:

Dicente:________________________________________________________________

Turno/ Turma/ Curso:______________________________________________________

Data:____________________________Valor:                        Nota:__________________

QUESTÕES:

  1.  Sobre a classificação dos Processos de Fabricação, complete o quadro abaixo:

[pic 2]

  1. São vantagens / características do Processo de Fundição, EXETO:

  1. ( V ) As peças fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples até as bem complicadas, com formatos impossíveis de serem obtidos por outros processos.
  2. (  V )  A fundição permite um alto grau de automatização e, com isso, a produção rápida e em série de grandes quantidades de peças.
  3. ( V )  A peça fundida possibilita grande economia de peso, porque o Processo de Fundição permite a obtenção de paredes com espessuras quase ilimitadas.
  4. ( V ) As peças fundidas podem ser produzidas dentro de padrões variados de acabamento (mais liso ou mais áspero) e tolerância dimensional (entre ± 0,2 mm e ± 6 mm) em função do processo de fundição usado. Por causa disso, há uma grande economia em operações de usinagem.
  5. ( F ) A confecção do modelo é uma obra de arte. Nele o metal líquido é derramado para dar origem aos lingotes ou às peças no formato que se deseja. Ele é feito de madeira, alumínio, aço, resina plástica e até isopor, quando se quer produzir uma única peça.
  1. Quando é utilizado o Processo Fundição de Precisão? Em que a Fundição de Precisão é diferente dos outros Processos de fundição? Qual é a grande desvantagem desta técnica de fundição?

Quando é necessário exatidão no peso, formato complexo, melhor acabamento de superfície e tolerâncias mais estreitas em suas medidas.

O processo se diferencia inicialmente no que se refere ao molde e modelo que são destruídos após a confecção da peça.

A peça resultante deste processo dispensa ou demanda de acabamento mínimo na usinagem devido ao seu alto grau de precisão reduzindo custos de produção

  1. Sobre Conformação Mecânica, assinale (V) para a afirmação Verdadeira e (F) para a afirmação Falsa:

a ( V ) A conformação mecânica é qualquer operação durante a qual se aplicam esforços mecânicos em metais, que resultam em uma mudança permanente em suas dimensões.

b ( V ) Os processos de conformação são inúmeros e variados podemos destacar os principais: Laminação, Forjamento, Estampagem, Extrusão e Trefilação.

c) ( )   Os Materiais que apresenta estrutura CCC (Cubo de Corpo centrado) têm uma forma de agrupamento atômico que permite o deslocamento de camadas de átomos sobre outras camadas. Por isso, eles se deformam mais facilmente do que os que apresentam os outros tipos de arranjos.

d) ( V ) As propriedades dos materiais que estão relacionadas com a possibilidade de conformação do material são: Elasticidade e Plasticidade.

e) ( F ) Na maioria dos Processos de Conformação Mecânica, Volume e Massa do metal não são conservados, sendo esta uma desvantagem deste processo.

  1. Sobre o Processo de Laminação, analise as afirmativas abaixo e assinale alternativa correta a segui:

         I - A Laminação é um processo de conformação mecânica pelo qual um lingote de metal é forçado a passar por entre dois cilindros que giram em sentidos opostos, com a mesma velocidade. V

      II – A Laminação pode ser realizada a frio ou a quente. Quando realizada a quente utiliza-se máquinas de maior capacidade porque os esforços mecânicos são maiores.  F

      III – O setor de Laminação é organizado de tal modo que a produção é seriada. As reduções são feitas sucessivamente na espessura do material e ao saírem já estão com o formato final desejado.  V 

  1. As três afirmações estão corretas.

Somente a afirmação II está errada.f

  1. As afirmações I e II estão erradas e a afirmação III está correta.
  2. Somente a afirmação I está correta.

  1.  Sobre Forjamento, assinale a alternativa correta:

  1. ( V ) A operação de Forjamento é efetuada com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o perfil da ferramenta de trabalho.

 

  1. ( V ) A operação de Forjamento é realizada a frio ou a quente e a temperatura de trabalho deve ser controlada e abaixo da temperatura de recristalização do metal.

  1. ( F ) O esforço de compressão pode ser aplicado por martelamento ou prensagem, sendo que na prensagem aplica-se golpes rápidos e sucessivos no metal.

  1. ( F ) O Forjamento pode ser feito em Matriz Aberta ou Fechada. A matriz fechada é utilizada quando a peça tem forma relativamente simples ou quando são grandes.
  1. ( F ) Gotas Frias é um defeito que o produto forjado pode apresentar quando ocorre penetração incompleta do metal na cavidade da ferramenta causada pelo trabalho excessivo na periferia da peça.  
  1.  A Extrusão pode ser feita de duas maneiras básicas. Identifique- as na figura abaixo e explique como acontece cada uma:

  [pic 3]Extrusão direta?

[pic 4]Extrusão Hidráulica?[pic 5][pic 6][pic 7]

  1. Considerando os principais processos de Conformação Mecânica, relacione numericamente as afirmações de acordo com o seguinte:

1 – Processo de Trefilação

2 – Processo de Estampagem

3 – Processo de Extrusão

4 – Processo de Laminação

5 – Processo de Forjamento

( 4 ) Fornos de aquecimento e reaquecimento de lingotes, placas e tarugos, sistemas de roletes para deslocar os produtos, mesas de elevação e basculamento e tesuras de corte de bordas são dispositivos e equipamentos que  também compõem as instalações de uma industria que realiza este processo de conformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (116.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com