TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Física Elétrica

Por:   •  7/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

29 - O efeito de um Campo Elétrico no movimento de Partículas Carregadas

C.C. Cruz

Centro Universitário Uninter

Pap – Av. Ana Costa, 164 – CEP: 11060-000 – Santos – SP - Brasil

e-mail: filipe.life@hotmail.com

O experimento está montado em cima da mesa. Um canhão de elétrons (Electron Gun) está no canto esquerdo da mesa. Qual tipo de carga os elétrons possuem?

Os elétrons possuem cargas negativas.

No canto direito da mesa está a tela de fósforo (Phosphor Screen) que detecta as partículas com carga. Clique no botão verde-vermelho (On/Off) para ligar a tela de fósforo. O que você observa? O que você imagina que isso representa?

Observa-se um ponto de luz no centro da tela, essa luz representa a chegada dos elétrons a tela de fósforo.

Arraste a janela do laboratório para baixo e para esquerda, e arraste a janela do detector de fósforo para cima e para direita, diminuindo a sobreposição. Aperte o botão (Grid) na tela de fósforo. Clique nos botões acima e abaixo dos dígitos para modificar o campo elétrico (Electric Field) localizado no centro da mesa. Observe o ponto iluminado na tela do detector. Ajuste o campo elétrico para 5 V (cuidado para não clicar entre os dígitos, pois isso muda a posição do ponto decimal; para mudar o ponto decimal de volta, clique onde ele estava originalmente). O que acontece com o ponto iluminado na tela de fósforo?

O ponto iluminado vai se afastando do centro em direção ao lado esquerdo da tela.

O que aconteceria com o ponto iluminado na tela de fósforo se a voltagem dos elétrons emitidos aumentasse? Por quê?

O ponto iluminado retorna ao centro da tela pois quanto maior a voltagem dos elétrons menor seria o efeito do campo externo aplicado pelo Electric Field.

Aumente a voltagem do canhão de elétrons clicando acima do dígito das centenas no controlador (o segundo visor da esquerda para a direita). Você não está alterando o número de elétrons emitidos e sim a energia potencial dos elétrons emitidos. O que acontece com o ponto iluminado na tela de fósforo? Por quê?

A partir do momento que se aumenta a energia potencial dos elétrons o ponto iluminado tende a retornar para o centro da tela pois agora os elétrons possuem menor influência contra o campo elétrico que distorcia sua trajetória.

O que aconteceria com o ponto iluminado se você aumentasse a voltagem do campo elétrico que o feixe de elétrons atravessa? Por quê?

O ponto iluminado novamente voltaria a tender para o lado esquerdo da tela pois o campo elétrico realizará maior influência sobre a energia potencial dos elétrons distorcendo novamente a sua trajetória.  

Em seguida, zere o medidor de campo elétrico ajustando os valores até o ponto iluminado ficar na região central da tela de fósforo.

Arraste o canhão de elétrons para devolvê-lo ao balcão do almoxarifado (Stockroom). Clique no almoxarifado para entrar e clique duas vezes no canhão de elétrons para devolvê-lo à prateleira. Clique duas vezes na fonte de partículas alfa (Alpha Source) para selecioná-la ou arraste-a para o balcão. Clique na seta verde Return to Lab para voltar à bancada. Arraste a fonte de partículas alfa para a mesa, colocando-a no mesmo lugar em que estava o canhão de elétrons. Clique na fonte de partículas alfa para acionar o emissor (On/Off). O que aparece na tela de fósforo? Qual a carga das partículas alfa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com