TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade - Resumos - A Importância do Programa 5s Para as Empresas

Por:   •  18/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA

BEVERLY QUELE PEREIRA NEVES

ELAINE SAVILLY GOMES

MARCIA MARQUES DE OLIVEIRA BARRETO

JULIANA DE SOUZA

PEDRO HENRIQUE FERNANDES

RUBIA ÉRICA SILVA SAMPAIO

RESUMOS:

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA 5S PARA AS EMPRESAS

IPATINGA

2018

BEVERLY QUELE PEREIRA NEVES

ELAINE SAVILLY GOMES

MARCIA MARQUES DE OLIVEIRA BARRETO

JULIANA DE SOUZA

PEDRO HENRIQUE FERNANDES

RUBIA ÉRICA SILVA SAMPAIO

RESUMOS:

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA 5S PARA AS EMPRESAS

Trabalho avaliativo elaborado a partir de resumos sob o tema proposto, apresentado ao curso de Graduação em Engenharia de Produção à Faculdade Pitágoras de Ipatinga, como requisito parcial à aprovação na disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar 2.

Orientadora: Thais Celina D. Valadares

IPATINGA

2018

RESUMO “PROGRAMA 5S: E SUA IMPORTÂNCIA NAS EMPRESAS”

A busca pela qualidade total, tem feito as empresas se preocuparem cada vez mais em satisfazer a todos os envolvidos na organização, e como forma de alcança-la seguem implementando programas de melhoria contínua, para tornar o ambiente de trabalho mais agradável visando o bem-estar dos colaboradores e maior qualidade no serviço, por eles realizado. O Programa 5S contribui no aumento da produtividade e melhora da vida profissional, por meio de um planejamento sistemático. A sigla 5S corresponde a palavras de origem japonesa: Seiri, Seiton, Seiketsu e Shitsuke, que representam respectivamente, Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Disciplina. O objetivo do Programa 5S é gerar ima mudança comportamental nos indivíduos, separando o útil do inútil, de forma organizada e de fácil acesso, mantendo o ambiente limpo e agradável, de forma que isso se torne habitual, e aplicado no dia-a-dia. Como consequências, teremos melhor qualidade de vida no trabalho, menos stress, maior segurança na realização das tarefas, aumento da satisfação dos funcionários, melhor aproveitamento de tempo e maior produtividade, gerando nos funcionários um comprometimento com o futuro da organização, tornando-a mais competitiva no mercado e melhor avaliada por eles e pelos seus clientes.

Palavras-chave: Programa 5s. Qualidade Total. Melhoria Contínua. Produtividade.

RESUMO “NOÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE O PROGRAMA 5S”

O Artigo apresenta as fundamentações para a prática do programa 5s nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. Tudo começou com Deming e Juran no Japão, através de estudos, treinamentos e desenvolvimentos na busca da qualidade total, com isso, surgiu a ferramenta 5S. No Brasil, por seu turno, o Programa 5S foi lançado no início da década de 1990 (BERTAGLIA, 2003). A metodologia 5S tem o propósito de separar o que é necessário do desnecessário, organizando, limpando, identificando materiais e espaços, e a manutenção e melhoria do próprio programa. O programa 5s, tende a mudar a visão de todos colaboradores da empresa, visando seus resultados benéficos. É um programa que pode ser implantado em organizações públicas e privadas. A sigla 5S corresponde as iniciais de cinco palavras de origens japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Senso de Utilização: (SEIRI) é a etapa da utilização, onde será separado o útil do inútil. Ver o que pode ser aproveitado, o que está sendo desperdiçado. Senso de Ordenação: (SEITON): etapa da organização, é o momento onde se separa os materiais por e os organizam de maneira prática e em locais fáceis de acesso. Senso de Limpeza: (SEISO): é a etapa onde a limpeza deve ser praticada, para o bem-estar e harmonia do local de trabalho. Senso de Saúde: (SEIKETSU): seria a etapa de higiene ou da saúde, é necessário que os próprios colaboradores da empresa cuidem da sua saúde, com uma boa alimentação, higiene pessoal, sejam asseados. Senso de Autodisciplina: (SHITSUKE): seria a etapa que engloba todas outras, é o momento em que as etapas são colocadas em prática, diariamente. Que todos estejam cientes das necessidades dessas práticas e dos benefícios que receberão. Com relação a sua aplicação, inicialmente tem que partir da diretoria. Mas o sucesso só será alcançado se todos colaboradores estiverem conscientes e praticantes desta ferramenta. A importância desta aplicação deste programa é grande, como foi citado seus benefícios são vários, como melhoria na produtividade, melhoria na qualidade de vida, melhoria na harmonia da empresa, eliminação de tarefas que não agregam valor, praticidade, ambiente de trabalho mais limpo e arejado, e etc. (CARVALHO, 2011) delimita para a implantação: Definir onde e quando implantar, definir os representantes, elaborar e acompanhar o desenvolvimento, identificar o que precisar ser mudado, programar reuniões periódicas para acompanhar resultados, ver as dificuldades e discutir alternativas, manter a alta direção a par de tudo. Após o anúncio oficial, a Comissão deve ser treinada por meio de cursos, livros ou por meio de observação de empresas que já implantaram o Programa 5S. Deve-se elaborar um plano diretor com o escopo de definir objetivos a serem atingidos, estratégias para alcançá-los e meios de verificação. Sendo assim, é mostrado o quão importante é esta ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com