TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar as atividades de marketing interno adotadas pela empresa GRSA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade em equipe – tarefa individual 4*

Módulo: 3

Atividade: Tarefa individual 4

Título:  Identificar as atividades de marketing interno adotadas pela empresa GRSA

Aluno: Marcio Martelli Cardoso

Disciplina: Marketing de Serviços

Turma: Julho 2014 - SP T

Introdução

O marketing interno ou endomarketing, que consiste na realização de ações voltadas para a satisfação dos funcionários, surgiu nos Estados Unidos mais especificamente nas empresas de prestação de serviços, como uma ferramenta para desenvolver, capacitar, motivar e principalmente valorizar os colaboradores, melhorando o relacionamento e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.

Nesse sentido, o uso de ações de marketing interno surge como um dos elementos de ligação entre o cliente e o serviço ofertado, onde o colaborador é considerado um diferencial para as organizações e a GRSA, empresa líder no mercado brasileiro de serviços de alimentação há 23 anos adota e faz uso de práticas de marketing interno com o objetivo de se destacar num mercado globalizado e altamente competitivo.

Portanto, essa atividade tem como objetivo identificar as atividades de marketing interno adotadas pela GRSA e sugerir, caso necessário, o acréscimo de outras atividades que possam auxiliar os gestores da empresa a aprimorarem ainda mais a qualidade da prestação dos serviços oferecidos.

Atividades de Marketing interno adotadas pela GRSA

Como já mencionado, o marketing interno tem como princípio o fato de que, para atender bem o cliente, a organização tem que em primeiro lugar atender bem seus próprios funcionários, ou seja, a empresa precisa em primeiro lugar manter um elevado nível de satisfação das pessoas que constituem o quadro de colaboradores para que estes transmitam satisfação e confiança aos clientes.

Assim entendemos também que o marketing interno faz parte do marketing holístico, com ações relacionadas a formação de alianças estratégicas, para a diferenciação competitiva e para a realização de serviços com qualidade superior e, para que esses objetivos sejam alcançados é preciso contratar, treinar e motivar os funcionários para que eles estejam aptos a atender bem os clientes.

Para Kotler (2006, p, 18) (Apud SANTOS), as atividades de marketing dentro da empresa são tão ou mais importantes que as atividade de marketing dirigidas para fora da empresa pois, não há sentido e nem como oferecer um excelente serviço sem que a equipe interna esteja preparada e capacitada para a prestação do serviço prometido.

Ainda de acordo Kotler com pode-se dizer que não existe uma relação específica de atividades de marketing interno, devendo ser desenvolvido dentro da empresa ações que gerem impacto sobre as pessoas, principalmente no relacionamento entre funcionário e cliente, ampliando a mentalidade de serviços e a consciência do colaborador para um melhor atendimento.

Apesar de não existir uma lista específica de ações que fazem parte do processo, GRÖNROOS destaca algumas atividades que facilitam e colaboram com a implementação do marketing interno nas empresas. A lista citada por GRÖNROOS é formada pelas seguintes atividades:

  • Treinamento
  • Suporte da administração
  • Comunicação interna e externa
  • Gerenciamento de recursos
  • Sistemas de informação
  • Recuperação interna de serviço
  • Pesquisa de mercado

Essas atividades além de interagir de maneira dinâmica com o público interno e de satisfazer suas necessidades, faz com que as pessoas sintam-se envolvidas nos processos da empresa.

Nesse contexto, a atividade de treinamento, componente básico do programa de marketing interno, tem o propósito de fazer com que os funcionários tenham conhecimento das estratégias da empresa e das informações do serviço a ser prestado ao cliente, do nível gerencial ao operacional.

Em paralelo, o suporte da administração é outra atividade importante pois possibilita a continuidade das ações do marketing interno, incentivando e envolvendo os funcionário na criação de um clima organizacional agradável, da inclusão do colaboradores no processo de planejamento e da tomada de decisão, além do estabelecimento de um fluxo de informações de duas vias.

A atividade de comunicação é fundamental, devendo ser entendida como um processo multidisciplinar, permitindo através do diálogo comunicar novas estratégias orientadas a serviços, facilitando o entendimento e a aceitação de novas tarefas, de novas maneiras de pensar e agir, possibilitando inclusive o estabelecimento de um compromisso entre funcionário e empresa.

O gerenciamento de recursos, outra atividade do marketing interno, tem como finalidade selecionar e manter o profissional mais adequado na empresa e proporcionar recompensa e reconhecimento ao colaborador em razão do bom desempenho pelo serviço prestado.

As atividades pertinentes ao sistema de informação produzem elementos que são usados na manutenção e no aprimoramento das práticas do marketing interno.

A recuperação interna de serviço é uma atividade relacionada com a disponibilização de auxílio aos profissionais que enfrentaram situações tensas ou de estresse, necessitando portanto de apoio para se recuperarem mentalmente da pressão a que foram submetidos.

A atividade de pesquisa de mercado tem como propósito influenciar na contratação de novos colaboradores, identificando quais candidatos estão mais próximos das necessidades e características da empresa, minimizando futuros conflitos internos.

Através da leitura do texto “Os elementos do Marketing Interno” podermos identificar que os funcionários da GRSA são valorizados e reconhecidos, suas opiniões têm grande influência sobre as opiniões e perspectivas do mercado externo e existe uma política de bom relacionamento entre todos os níveis hierárquicos da empresa.

Percebe-se que a empresa utiliza-se de treinamentos e eventos, conhecido como Mundo GRSA, para capacitar os colaboradores, empregar processos motivacionais englobando recompensas, prêmios e boa remuneração para aumentar a qualidade e elevar o envolvimento dos funcionários na prestação do serviço e aplica pesquisas internas para conhecer e entender melhor as necessidades e expectativas dos seus funcionários.

Não foi constatado que a GRSA utiliza as atividades de gerenciamento de recursos, selecionando e mantendo profissionais mais adequados no quadro da empresa e a recuperação interna do serviço, oferecendo apoio aos colaboradores para se recuperarem pressões psicológicas que foram submetidos.

Conclusão

Concluímos que o marketing interno é uma ferramenta muito importante e que deve ser utilizada pelas empresas para que as necessidades e expectativas dos funcionários sejam satisfeitas, pois é preciso em primeiro lugar atender e conquistar os clientes internos, gerando um vínculo entre colaborador e empresa que será convertido em uma melhor qualidade na prestação dos serviços aos clientes externos.

Podemos concluir também que através da adoção de atividades de marketing interno os objetivos são alcançados e os resultados são potencializados, gerando benefícios tanto para os colaboradores da empresa quanto para os clientes externos. Nesse contexto a empresa GRSA promove eventos e treinamentos que permitem uma maior integração entre seus colaboradores onde todos podem trocar informações, experiências e conhecer as estratégias da empresa.

Outra conclusão é que o marketing interno viabiliza uma grande vantagem competitiva através da diferenciação da prestação de serviços, baseada e impulsionada por um processo estratégico, alinhando todas as áreas da empresa em um único sentido, pela busca da satisfação do cliente interno para que seja proporcionado um atendimento de excelência ao cliente externo.

Referências bibliográficas

A Relação entre Marketing Interno e Gestão de Pessoas: Estudos de Caso em Empresas de Serviços – Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR284.pdf - Acesso em: 25 de Agosto 2014

HEMAIS, Marcus -  Marketing Interno e Gestão de Pessoas: Estudos de Caso em Empresas de Serviços - Disponível em: http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/download/453/470 - Acesso em: 25 de Agosto 2014

SANTOS, Elton A Importância do Marketing Interno a Busca por Vantagem Competitiva Sustentável – Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/i101405.pdf - Acesso em: 25 de Agosto 2014

A Importância da Comunicação Interna Aplicada ao Centro Universitário UNIFACEF - Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/N/N72/Varia_72/21_Granero_72.pdf - Acesso em: 27 de Agosto 2014

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com