TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares

Monografias: Atividades Complementares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O presente trabalho falará sobre o processo dos Seis Sigma, e as ferramentas de gestão BSC. Seus usos permitem identificar os problemas nas empresas, suas causas e decisões que devem ser tomadas para solucioná-los, usando estratégias que apresentem melhorias e menos riscos, assim garantindo sua permanência no mercado.

Desenvolvimento

O processo de Seis Sigma é uma estratégia de negócios adotadas poe empresas para aumentar a competitividade com a melhoria da qualidade e da produtividade.

Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, que visa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que se executa uma tarefa.

No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais.

O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma. Também pode ser empregado se um processo atual necessita mais que somente uma melhoria incremental.

Os processos Seis Sigma são executados por pessoas certificadas nos níveis Green Belt (cinturão verde) e Black Belt (cinturão negro) e são supervisionados por Master Black Belts.

A metodologia Seis Sigma passa por uma análise preliminar de definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário à solução do problema.

O BSC é uma ferramenta útil e adaptável a realidade. Relatos da própria FNQ mostram que empresas que possuem BSC tendem a ter maior pontuação no PNQ. Foi o caso da Suzano Papel e Celulose e da CPFL Paulista, vencedoras do prêmio em 2008.A aplicação do BSC pode ser realizada nas empresas como um todo, observando os indicadores individuais e/ou coletivos para assim utilizar todas as fases o conceito de padrão. A partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingida em áreas crítica de execução das estratégias.

Também é importante destacar que a utilização do BSC e a estratégia Seis Sigma empregam um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com