TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Empreendedorismo

Trabalho Universitário: Atps Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

Introdução 3

Desenvolvimento 3

Conclusão 8

Referências bibliográficas 9

Introdução

Apresentaremos a seguir, uma introdução à teoria da administração, pesquisa as principais teorias, seus criadores, suas principais idéias, seus impactos nas organizações de hoje, e principalmente há influência nos dias atuais e consequentemente futuros, as tendências dentro do contexto das empresas, o ambiente, tecnologia e estratégias. Em nossa pesquisa descobrimos que ainda são utilizadas as teorias da administração do passado, em alguns casos com idéias reformuladas.

Desenvolvimento

Teoria da Administração cientifica

Desenvolvida por Frederick Taylor, baseava-se nas delegações tarefas e supervisão dos operários para evitar a vadiagem no local de trabalho

Teoria Clássica da Administração.

Desenvolvida por Henry Fayol, baseava-se na estrutura da empresa, enfatizou a hierarquização das funções.

Teoria das Relações Humanas

Desenvolvida por Merton, focou no ponto "Homem Social" e tentou explicar que o homem necessita de se socializar na empresa para obter melhor produtividade. Criticou muito o mecanicismo pregado pela teoria Clássica, Cientifica e Burocrática.

Teoria da burocracia

Foi formalizada por Max Weber que, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, procurou fazer um mapeamento de como se estabelece o poder nessas entidades. Construiu um modelo ideal, no qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas. Weber usou a expressão burocrática para representar esse tipo ideal de organização. Weber descreve a organização burocrática é a organização eficiente por excelência. A burocracia tem os seguintes princípios Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito. Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções mais baixas controladas pelas funções de chefia, Impessoalidade: as pessoas, enquanto elemento da organização limita-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre ser substituídas por outras - o sistema, como está formalizado, funcionará tanto com uma pessoa como com outra. Competência técnica e Meritocracia: a escolha dos funcionários e cargos depende exclusivamente do seu mérito e capacidades - havendo necessidade da existência de formas de avaliação objetivas. Separação entre propriedade e administração: o burocrata limita-se a administrar os meios de produção - não os possuem. Profissionalização dos funcionários. Completa previsibilidade do funcionamento: todos os funcionários deverão comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização

Teoria neoclássica

A teoria neoclássica o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na em meados de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e cientifica da administração. A teoria tem como principal referência Peter drucker, mas também inclui um grupo de autores comoWillian Newman, Ernest Dale,Ralh Davis, entre outros.

Seus principais conceitos são; ênfase na prática da administração reafirmação relativa das proposições clássicas; ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados.

Teoria estruturalista

A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela teoria clássica pela teoria das relações humana. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.

De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal.

Origens da Teoria Estruturalista

As origens da Teoria Estruturalista na Administração foram as seguintes:

A oposição surgida entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações humanas – incompatíveis entre si - tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber.

• Novo conceito de estrutura. O conceito de estrutura é antigo. Heráclito; nos primórdios da história da Filosofia, concebia o "logos" como uma unidade estrutural que domina o fluxo ininterrupto do devir e o torna inteligível. É a estrutura que permite reconhecer o mesmo rio, embora sua água jamais sejam as mesmas devido à contínua mudança das coisas. Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações. A mesma estrutura pode ser apontada em diferentes áreas, e a compreensão das estruturas fundamentais em alguns campos de atividade permite o reconhecimento das mesmas estruturas em outros campos. O estruturalismo está voltado para o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com