TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Empreendedorismo

Exames: Atps - Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  4.113 Palavras (17 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 17

ANHAGUERA-UNIDERP

POLO ACADÊMICO DE SERRA TALHADA-PE

TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EMPREENDEDORISMO

Rozeane Leite da Silva - RA 381197

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVIONADAS

Carla Cavalcanti de Carvalho

Serra Talhada – PE

2012

Relatório: Empreendedorismo

O interesse da sociedade em relação aos pequenos negócios é explicado pelo seu grande significado político e econômico. Político porque as micro e pequenas empresas funcionam como fator de equilíbrio da estrutura empresarial brasileira e coexistem com as grandes empresas. Econômico porque geram grande número de empregos, por isso, contribuem muito na geração de receitas e na produção de bens. No entanto, muitos empresários não conseguem manter as portas de suas empresas abertas por muito tempo. Pesquisas do SEBRAE-SP mostram que cerca de 58% das empresas de pequeno porte abertas em São Paulo não passam do terceiro ano de existência. Um dos fracassos pode estar ligado à falta de dinheiro no mercado, escassez de recursos próprios, entrada de novos concorrentes e mudanças das políticas do governo. Mas, uma das causas mais freqüentes do fracasso está ligada, diretamente, aos próprios empreendedores, isto é, à falta de habilidade administrativa, financeira, tecnológica e mercadológica. A força que empurra o empresário para o sucesso é, sem dúvida, a vontade de enfrentar o desafio de abrir o próprio negócio. Mas somada a essa vontade tem que haver a disposição para adquirir conhecimentos e para desenvolver comportamentos adequados a empreendedores bem-sucedidos. E ficar atento e perceber, no momento certo, as oportunidades que o mercado oferece e reunir as condições propícias para a realização de um bom negócio é outra marca importante do empresário bem-sucedido. Ele é um indivíduo curioso e atento a informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta. O sucesso de um empreendimento, muitas vezes, está relacionado com a capacidade de decidir corretamente. Tomar decisões acertadas é um processo que exige o levantamento de informações, análise fria da situação, avaliação das alternativas e a escolha da solução mais adequada. O verdadeiro empreendedor é capaz de tomar decisões corretas, na hora certa. Não basta apenas sonhar, deve-se transformar o sonho em ações concretas, reais, mensuráveis. Para isso, existe uma simples, porém para muitos, tediosa, técnica de se transformar sonhos em realidade: o planejamento. Desta forma, é cada vez mais evidente e necessário que os empreendedores não apenas possuam as qualidades necessárias, mas principalmente, que veja o planejamento, materializado por meio do plano de negócios, como a sua principal arma para construir ou levar o seu empreendimento a um crescimento com bases sólidas e rumo ao sucesso.

2.1. Identificação de oportunidades para empreendimentos

É muito importante pra quem esta pensando em abrir o seu próprio negocio estar em observância do que esta acontecendo no mundo, quais as tendências, pois o fato de sua ideia não ser a única não importa, o importante é inovar, é fazer o diferencial, não se intimidar com os obstáculos que podem aparecer ser otimista, criativo, motivador, utilizando suas ideias para fazer o crescimento da empresa. Uma das estratégias que devem ser utilizada pelo bom empreendedor é a de testar suas ideias, inovações ou conceitos de negócio com os clientes ou prováveis clientes. Ter conhecimento do ramo de atividade onde a oportunidade esta inserida. Fazer pesquisa de mercado, com suporte de questionários incentivando os clientes a responder os mesmos. Alguns cuidados devem ser tomados tais como: tendências, capital de giro, marketing, empresas terceirizadas contratadas, tecnologias, e qualidade do serviço prestado. Muitas vezes não é fácil identificar uma boa oportunidade de negócio, mas quando ela surgi é necessário fazer um bom planejamento, obsevando cada ponto estratégico, qual a tendência do mercado, buscar mais informações sobre a nova ideia, ouvir outras ideias e sugestões.

2.1.1. Definições do negócio

Mercado

O mercado de produtos veterinários destinados a animais domésticos, é uma das tendências no mercado de serviços prestados que esta se desenvolvendo muito no Brasil, um dos fatores de crescimento é o espírito de humanização para com os animais de estimação. Importante é um mercado com características próprias, pouca concorrência onde podemos ter uma ampla área de atuação.

Retorno econômico

Risco baixo, fluxo de caixa positivo. Retorno econômico em aproximadamente um ano.

Vantagens competitivas

Instalação da loja em local de fácil acesso. Cidades em desenvolvimento, boa experiência no ramo, novas ideias e novos produtos lançados no mercado.

A equipe

Equipe capacitada, comprometida, criativa, multidisciplinar. Composta por quatro profissionais experientes com formação na área, e sobre tudo gostam de animais e de desafios.

Comprometido com o negócio

Ter conhecimento dos negócios da empresa e esta envolvida nos tais. Dedicação total, aos negócios, planos, projetos, ações a ela referida, responsabilizando-se por estar sempre atualizando os profissionais e buscando novidades para crescimento da empresa.

2.2. Análise do texto com confronto as respostas anteriores

Ser empreendedor é um desafio e requer muitas habilidades entre elas estão as natas e inatas. Ser empreendedor é correr riscos, é detectar e transformar ideias em oportunidades de negócio para obter lucro. Assumindo riscos calculados e pré-definidos sabendo da possibilidade de fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com