TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Empreendedorismo

Trabalho Universitário: Atps Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

Atividade Avaliativa - ATPS

Processos Gerenciais

Graziela Álvares Soares RA - 6951450525

Glauber Leite de Macedo RA - 1299528012

Jose Claudio Queiroz da Silva RA - 6579322726

Angela Coelho Amorim RA – 6950496008

Janaina J dos Santos Silva RA - 6790399365

Valparaíso de Goiás Setembro de 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

PROCESSOS GERENCIAIS

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera, como requisito para a avaliação da Disciplina Processos Gerenciais

O que é planejamento estratégico?

Aqui estão apresentados os conceitos de organização, estratégia, planejamento e planejamento estratégico. Logo após também será apresentado um artigo no qual mostra acerca da avaliação do pensamento em estratégia, os níveis de planejamento em uma organização e a discussão sobre o processo de planejamento estratégico.

1.1 Organização

Podemos definir como primeiro conceito a organização. Logo a temos como primeira devido a sua importância este conceito é devido ao fato de o planejamento estar sempre sendo realizado no âmbito de uma organização.

MAXIMIANO (2006) tem como olhar a organização num conjunto de recursos (financeiros, humanos, e materiais) que busca a bem feitoria de um mesmo propósitos ou objetivos.

Logo durante o período de curso utilizando-se esta palavra a organização sendo a empresa publiica ou privada sendo ela com fins lucrativos ou não uma organização não governamental, um órgão do governo qualquer conjunto de recursos sendo assim que todos eles tenham o mesmo objetivos.

1.2 Estratégia

Na visão de MAXIMIANO (2006), estratégias é “ seleção de meios para a realização de objetivos”.

Esta palavra tem sua origem dos gregos e diz respeito ao cargo ou a dignidade de ministro de guerra, ou seja, comandante de batalha, em Atenas.

Assim também o autor tem o seu levantamento ou definição de estratégia para outros autores contemporâneos da administração e segue seguindo aqui alguns dos conceitos.

De acordo com HEMEL e PRAHALAD (1995) definam a estratégia como um processo de construção do futuro e fazendo um apanhado e aproveitamento das competências de uma empresa.

BATEMAN e SNELL (2006) tem como padrão a locação de recursos para que assim possa concretizar os objetivos de uma organização.

De acordo com LAMPEL e MINTZBURG AHLSTRAND (2000) adotaram tal pratica buscando resposta em autores especialistas no tema, logo eles não tem o conceito sob o termo em uma única ótica, e sim listam áreas de concordância, acerca da estratégia.

1.2.1 Área de concordância acerca de conceito de estratégia

CHAFFEE (1985, p.21), segue os temas em comum acerca da definição do tema:

- Estratégia diz respeito a organização de um ambiente.

- A estratégia tem sua essência complexa.

- A estratégia afeta o funcionamento da organização.

- A estratégia tem questões relativas determinadas.

- A realização de uma estratégia quase nunca é igual na qual foi anteriormente planejada.

- Existem diferentes níveis de estratégias nas quais são diferentes da organização, do chão de fabrica a alta chefia.

- A estratégia envolve uma tarefa de definições de conceitos e analise de uma realidade.

1.3 Administração

Para melhor discernimento do contexto do planejamento estratégico nas organizações, o importante é abordar o conceito de administração estratégica, mas antes vejamos sua definição.

Administração também possui muitas definições, definir o termo de modo simples e abrangente seria como;

De acordo com MAXIMIANO (2006), administração é “o processo de tomar decisões acerca de objetivos e utilização de recursos”.

1.3 Administração Estratégica

Partindo do conceito geral ao especifico a administração estratégica é colocada por BATEMAN e SNELL (1998), sendo um processo no qual envolve vários níveis de administradores na sua organização, formulação e implementação de objetivos estratégicos fazendo notar a diferença de planejado e realizado.

Na administração estratégica integra o planejamento estratégico e administração num processo como um todo, sendo assim o primeiro a torna-se uma atividade continua no qual administradores são levados a pensar de um modo estratégico, e sua visão em um foco de estratégia em longo prazo, deste modo, questões táticas e de operações ou operacionais no curto prazo de acordo com ( BATEMAN,SNELL, 1998, p.125-126)

1.5 Planejamento

Ficando claro acerca dos conceitos de estratégias e administração estratégica ainda temos que definir a primeira parte do termo planejamento estratégico para que logo possamos definir o conceito final.

O planejamento nada mais é que o processo derivado de função da administração de planejar e tem por sua definição “ especificar os objetivos no qual a serem atingidos e decidir por antecipação as ações nas quais serão apropriadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com