TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica - Ciencia Da Computação - Anhanguera

Casos: Atps Estatistica - Ciencia Da Computação - Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passos 1 e 2

População e Amostra

Estudos estatísticos consistem em levantamento, organização, análise e interpretação de dados.

Para levantamento de dados trabalha-se com dois termos, população e amostra.

População compreende-se como um conjunto de todos os elementos que têm pelo menos uma característica em comum. É classificada de dois modos; População finita, no caso em que o número de elementos do grupo não é muito grande e o levantamento de dados deve abranger todos do grupo. Como por exemplo, uma pesquisa que analise o comportamento dos estudantes de Ciência da Computação do primeiro semestre da faculdade Anhanguera. A outra classificação é a de população infinita, em que o número de elementos é muito elevado, como por exemplo, um censo demográfico da população da região metropolitana de Campinas.

Amostra entende-se como um subconjunto da população. É utilizada em alguns casos para facilitar o processo de levantamento de dados, pois no caso de uma população muito grande a pesquisa levaria muito tempo ou seria inviável. Os dois tipos de amostras são:

Amostras probabilísticas: são subdivididas em simples, sistemática, estratificada e por conglomerados. O objetivo desta abordagem é obter a melhor representatividade possível, nesse tipo de amostra geralmente são utilizados sorteios como meio de escolha e sabe-se exatamente a probabilidade que cada elemento tem de ser selecionado, esse tipo de amostra mostra-se inviável em caso de populações infinitas, pois não seria possível estimar a chance que cada elemento tem de ser selecionado.

Amostras não probabilísticas: tipo de amostra em que os elementos são escolhidos de acordo com requisitos pré-determinados, diferente da amostra probabilística nesse tipo de amostra nem todos os elementos tem a mesma chance de escolha, porém essa busca também gerar amostras representativas da população. Esse tipo tem mais riscos de gerar amostras não representativas da população e consiste em basicamente três tipos: de conveniência, intencional e de material contínuo.

Gráficos

Para organizar os dados e ter uma análise mais clara, gráficos e tabelas são utilizados. Os gráficos ajudam a ter uma visão mais clara dos resultados obtidos através do levantamento de dados, existem diversos tipos de dados, cada um adequado a diversas situações e com o propósito de exibir os dados e resultados obtidos de maneira clara e objetiva. Alguns exemplos são:

Gráfico de seguimento ou gráfico de linhas

Objetivos: simplicidade, clareza e veracidade.

Exemplo: Uma locadora de filmes em DVD registrou o número de locações no 1º semestre do ano de 2008. Os dados foram expressos em um gráfico de segmentos.

Gráfico de Barras horizontal e vertical

Objetivo: representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no período determinado.

Exemplo: Consumo de energia elétrica de uma família no decorrer do ano de 2005.

Gráfico de Setores

Objetivos: expressar as informações em uma circunferência fracionada. É um gráfico muito usado na demonstração de dados percentuais.

Exemplo: Preferência dos clientes de uma locadora quanto ao gênero dos filmes locados durante a semana.

Gráfico de Pictograma

Objetivo: representação gráfica através de figuras.

Exemplo: O pictograma constitui um dos processos gráficos que melhor fala ao público,pela sua forma ao mesmo tempo atraente e sugestiva.

Gráfico de Radar

Objetivo: comparar valores agregados de várias séries de dados.

Exemplo: Em um gráfico de radar, cada categoria tem seu próprio eixo de valor, a partir de um centro comum. Linhas fazem a conexão de todos os valores da mesma sequência. Um gráfico de radar compara os valores agregados de varias sequências dedados.

Gráfico de Superfície

Objetivo: localizar combinações vantajosas entre dois conjuntos de dados. Como em um mapa topográfico, as cores e os padrões indicam áreas que estão no mesmo intervalo de valores.

Exemplo: Pode-se usar um gráfico de Superfície quando tanto as categorias quanto as séries de dados são valores numéricos.

Combinações de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com