TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etica

Trabalho Escolar: Atps Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD

Curso Superior: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Polo: FACNET

DISCIPLINA ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS

Semestre 1º

Taguatinga/DF

Junho / 2013

ATPS - DISCIPLINA: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Semestre 1º

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de (ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO) do Curso de Tecnologia em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da professora-tutor presencial Douglas Duarte Moniz, e professor EAD Joyce Santta Vicca Huber

Taguatinga/DF

Junho / 2013

SUMÁRIO

PG

INTRODUÇÃO 4

1. RELATÓRIO ETAPA 1 5

1.1. ..5

1.2. ..6

2. RELATÓRIO ETAPA 2 ..7

2.1. ..7

2.2. ..8

3 RELATÓRIO ETAPA 3 ..9

3.1 ..9

3.2 10

3.3 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................12

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................13

INTRODUÇÃO

O tema abordado nesse trabalho será ética e relações humanas no trabalho, dentro desse tema, abordaremos vários assuntos como: ética profissional em administração, ética empresarial, ética no trabalho, entre tantos outros. Também trabalharemos com o filme (Amor sem escalas), tratando da ética profissional nas empresas, e abordando também outros assuntos que estarão relacionados com o tema.

Falaremos de sua importância em nosso cotidiano e em nosso campo de trabalho, explorando suas principais e fundamentais finalidades.

RELATÓRIO ETAPA 1

Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exige a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia. O nome que se dá a essas pessoas são os mais diversos, como: chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador, etc.

Dentre todos, elegemos como uma importância especial, o administrador, aquele que tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com toda a sua bagagem de conhecimentos, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos. É preciso reconhecer que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função.

Vários autores afirmam que a ética é um conjunto de valores instituídos e vivenciados concernentes ao bem e ao mal, ao justo e ao injusto, ao permitido e ao proibido. Essa afirmação nos leva a considerar que a ética é um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.

Considerando que a ética sendo um conjunto de condutas pode confundir-se com moral, visto que o moral é o costume, os valores instituídos e evidenciados na sociedade. Entretanto, a simples existência da moral não significa, naturalmente, a existência da ética. Somente dispomos de quatro princípios de moral: – O Filosófico: fazer o bem pelo bem mesmo, por respeito as leis; o religioso: fazer porque é a vontade de Deus, por amor a Deus; o humano : fazer porque teu bem-estar o requer, por amor próprio; o político : fazer porque demanda a prosperidade da sociedade e de suas partes, por amor à sociedade e por consideração a ti.

O principio da moralidade, quando aplicado na administração pública e incorporando o conteúdo ético, transmite o anseio da sociedade, da certeza e da segurança jurídica, com base na garantia da lealdade e boa fé, que preside os atos da administração pública que recepciona os pleitos, instrui e decide, incluindo-se o destinatários de seus atos.

A ética profissional, nessa perspectiva, estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, com vista a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde o gestor público exerce sua atividade.

Em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. O aborto, pena de morte, sequestros, eutanásia, aids, por exemplo, são questões morais que se apresentam como problemas éticos, porque pedem uma reflexão profunda. O profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filósofo da ciência“, desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com