TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etica

Casos: Atps Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

INDICE

INTRODUÇÃO 03

1. ÉTICA PROFISSIONAL - FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1 Sinopse do filme 04

2.2 Análise das cinco situações envolvendo a Ética Profissional em Administração 06

CONCLUSÃO 07

INTRODUÇÃO (ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO)

A ética no campo da Administração tem crescido grandemente no país nos últimos anos.

Devido a grande expansão de negócios impulsionada principalmente pela instalação de grandes instituições/multinacionais e também pelo crescimento das micro-empresas; há uma grande necessidade de se fazer o uso da ética por parte de ambos os lados (empregador e colaborador), para que haja um ambiente mais favorável de trabalho.

As grandes empresas já notaram que é de grande valia ter funcionários estimulados e satisfeitos que normalmente produzem mais e melhor "(…) os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos". (ARISTÓTELES, II).

A questão ética é diversas vezes questionada, muitos a consideram como um dever, o que na verdade deveria ser princípio.

A ética na questão da administração tem sido difundida entre muitos países, mais infelizmente o Brasil tem muito que aprender.

A sociedade muitas vezes questiona os políticos, porém no seu ambiente não tem atitudes éticas, estacionam em vagas reservadas a idosos e deficientes físicos, faz “gato” de TV a cabo, não devolvem o troco em supermercado caso tenham recebido valor excedente, cometem pequenos delitos como “guardar” na mala toalhas de hotéis; e quando questionadas sobre o fato não se consideram antiéticos, há sempre uma desculpa para tal atitude (informações atestadas por meio de pesquisa a nível nacional).

O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.

Esse mesmo código de ética constitui-se também de um conjunto de normas, que visa orientar o profissional em relação à sua conduta delineando seus deveres, proibições, direitos, honorários profissionais, deveres especiais em relação ao seu comportamento ético com seus colegas de profissão e também em relação à classe. O código prevê ainda infrações disciplinares sujeitas a penalidades previstas no Regulamento do Processo Ético do sistema CFA/CRAs.

1. ÉTICA PROFISSIONAL

FILME “AMOR SEM ESCALAS”

1.1 Sinopse do filme

O filme relata a vida profissional de Ryan que trabalha em uma empresa especializada em demitir pessoas de seu emprego que o faz viajar para diversos lugares; paralelamente tem objetivo de juntar milhas para conquistar o topo de 10 milhas em voos. Ryan gosta dessa vida livre, sem espaço para amigos, e familiares.

As coisas começam a ter outro sentido quando o seu chefe contrata Natalie, uma jovem iniciante na carreira que apresenta a idéia de implantar uma nova forma de demissão, propõe que os consultores façam as demissões por vídeo conferencia (internet).

A brilhante idéia seduz o chefe de Ryan, pois a empresa teria uma enorme redução de custos evitando o deslocamento dos consultores; porém estaria preocupando-se somente consigo mesma.

Ryan se opõe, não apenas pelo fato de mudar a sua vida, mas também pelo impacto que causará a essas pessoas. Na sua visão e devido a sua vasta experiência sabe que é difícil aceitar a mudança; assim como em todas as organizações as pessoas tendem a rejeitar as mudanças principalmente no foco profissional, onde muitos têm a tendência de dar demasiada importância a seus empregos, esquecendo até mesmo de outros setores da vida em um todo, e também pelo fato de não aceitarem sair da zona de conforto.

Ryan estava acostumado a levar a vida dessa forma, até mesmo ele com a nova implantação iria sofrer as consequências, pois não poderia estar sempre viajando.

Ele propõe a seu chefe que Natalie o acompanhe em suas viagens; pessoalmente ela poderia ter noção da atitude das pessoas que receberiam a noticia fatídica - pessoalmente já é muito difícil imagine por vídeo conferencia.

Partindo do princípio que o funcionário não foi contratado por vídeo conferencia não é ético por parte da empresa tratá-lo com tal descaso, a informação traria um impacto muito grande às pessoas que recebessem a demissão.

Em certa ocasião Ryan tinha demitido vários funcionários e Natalie pede para demitir o próximo da lista, e assim sucedeu-se. Com o passar dos dias foi constatado que esta funcionária tinha problemas psicológicos e dessa maneira não deveria ter sido demitida; inclusive a mesma por conta deste desligamento cometera o suicídio; como havia mencionado durante a sua demissão realizada pela personagem, este fato deixou Natalie muito perturbada.

Ryan percebe que para ele sua função se tornou algo corriqueiro, porém a outros era bastante complicada.

Podemos refletir que independente da aérea de atuação escolhida é importante que haja dedicação, que o profissional se identifique com a profissão e que acima de tudo que ele use de coerência e ética em suas relações seja com os demais colaboradores ou superiores; visto que este fator influência diretamente o desempenho de muitos profissionais,pois grande parte visa apenas o retorno financeiro ou o status social.

Em suas palestras motivacionais o autor ensina as pessoas a ser desapegada de tudo aquilo que pode ser um atraso: família, amores, grandes e pequenos bens pessoais, ele não tem dúvidas de que seu mundo é melhor sem o que usualmente se chama amor. O que faz nos intervalos da sua jornada de demissões é preparar o caminho para que os demitidos sofram menos; pode ser qualquer um, a qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com