TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pet Glamour

Artigos Científicos: Atps Pet Glamour. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 4

Comportamento Organizacional baseia-se no estudo sistemático do comportamento humano centrando em ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações.

O desenvolvimento de novas culturas de trabalho e da tecnologia passou a ter mais importância, pois as empresas tornaram se mais complexas, desenvolvidas na área tecnológica e cresceram, dando uma abertura a grandes oportunidades na área de Administração Pessoal. Surgiu daí grandes áreas de Recursos Humanos dividido por área de atuação ,que assumiram responsabilidade pela administração dos funcionários,ou seja, contrata, promovem , demite , treina, desenvolve, etc. A especialização funcionou até certo ponto, daí vieram os novos desafios e a grande mudança no modo como administrar as empresas do mundo de hoje, pois os novos desafios apontavam para uma forma menos rígida de gestão e o aumento constante da produtividade e flexibilidade das pessoas.

A pequena pesquisa que fizemos em uma determinada empresa B, nos fez entender que devemos estimular a inovação e a mudança, organizações bem sucedidas, devem abrir a porta e encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar a produtividade. Os empregados de uma empresa muitas vezes podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem também ser uma barreira forte contra elas, no caso da nossa pesquisa, os empregados não se deram conta da revolução que podem fazer na empresa e em suas vidas. O desafio enfrentado pelos empresários são estimular a criatividade e a tolerância a mudança, grande parte dos entrevistados não souberam interpretar nossas perguntas e confessaram que se sentem perdidos diante da globalização,o estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.

O comprometimento organizacional é um dos universos empresarias mais diversificados no campo de comportamento organizacional. Vem sendo marcado pela multiplicidade de perspectivas teóricas sobre o tema, o que faz do comportamento organizacional cheio de abordagens, de estudos que variam em decorrer dos fatores das necessidades que envolvem a empresa e seu âmbito de ações, diferentes pesquisas tem sido conduzida com o objetivo de criar medidas capazes de representar o conjunto de definições operacionais desenvolvidas dentro de cada abordagem da área.

As relações humanas no campo organizacional enfatizaram a importância da satisfação humana para a produtividade, questões como sentimentos, atitudes e relações pessoais passaram a ser enfocadas, por que a partir daí trazem resultados satisfatórios dentro da empresa atingindo seus objetivos, na empresa B, notamos a falta de interesse do líder em relação aos funcionários dando mais ênfase aos seus clientes, por enquanto ele não fez nada pra mudar seu perfil com os funcionários, pois seus funcionários não se derão conta do valor que tem diante dos seus direitos no mundo de hoje, mas isso se refletira no futuro bem próximo, pois o homem passou a ser visto como um ser social, orientado pelas regras e valores do grupo informal.

Os empresários e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com o fluxo da vida das organizações, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade, é bem isso que abrange o estudo do comportamento organizacional, ele fornece dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional que vive em mudança continua para a superação da resistência à inovação e para criação de uma cultura organizacional voltada para ela.

A visão sistêmica entra nesse âmbito da organização como forma de ajudar os funcionários a almejar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Abranda a confusão entre a vida profissional e a pessoal, concebe diversas sugestões para orientar o planejamento de ambientes de trabalho que ajudam o administrador e/ou líder a enfrentar esses conflitos. O profissional que trabalha nesse meio deve melhorar o comportamento da empresa, criar um ambiente eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar o trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de duvidas quanto ao que se constitui em comportamentos certos ou errados.

Com a chegada da Globalização, trouxe junto um publico mais exigente, preocupados com o meio-ambiente, sindicatos trabalhistas, esses são alguns dos fatores que fizeram com que as empresas atentassem para maiores investimentos em comunicação. Em tempos difíceis da economia, as empresas precisam de saídas criativas para resolver seus problemas, e a comunicação toma uma importância muito grande, sendo uma alternativa para diversas situações. A empresa se preocupa em atingir o desempenho ideal da comunicação provendo as pessoas de informação corretas, no lugar certo, no tempo exato e de forma clara em todos os níveis, áreas e setores, isso se torna uma saída boa e conta como pontos para uma empresa garantir seu desempenho no mercado e com seus funcionários. Teoricamente, aquela que não desenvolve estas funções de forma adequada certamente perde visibilidade, transparência, oportunidades, novos canais de comunicação, negócios e, principalmente, clientes em potencial. Daí que a comunicação empresarial tem mostrado indispensável no sentido de melhorar a relação com seu público. A cultura do uso da informação como forma de gestão traz resultados positivos aparentes nas organizações que já utilizam o processo.

O problema que notamos nas organizações é que fica difícil conciliar o desejo de aumento de produtividade da organização, que passa por levar a decisão para junto dos níveis de execução, fazendo com que eles entendam e usem a visão de que a organização é um sistema e não a soma das partes. A organização e composta por especialistas, cada um desempenha sua própria área de conhecimento, suas tarefas deve ser clara e ter uma finalidade, caso contrário seus membros ficarão confusos. Cada integrante de uma organização tem que definir os resultados em termos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com