TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pneumatica Anhanguera

Ensaios: Atps Pneumatica Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  4.535 Palavras (19 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 19

ETAPA 1

Passo 3.

Tratamento de ar comprimido.

Resfriador

Para resolver de maneira eficaz o problema inicial da água nas instalações de ar comprimido, o equipamento mais completo é o resfriador posterior, localizado entre a saída do compressor e o reservatório, pelo fato de que o ar comprimido na saída atinge sua maior temperatura. O resfriador posterior é simplesmente um trocador de calor utilizado para resfriar o ar comprimido. Como conseqüência deste resfriamento, permite-se retirar cerca de 75% a 90% do vapor de água contido no ar, bem como vapores de óleo; além de evitar que a linha de distribuição sofra uma dilatação, causada pela alta da temperatura de descarga do ar.

Função:

Resfriar o ar;

Reter impurezas em suas aletas

Retirar a água do sistema (65% a 80%).

Lubrificador

A lubrificação do ar comprimido é feita através do lubrificador que abastece os elementos pneumáticos com óleo lubrificante. Os lubrificantes reduzem as forças de atrito ao mínimo, protegem os elementos móveis contra o desgaste e evitam a corrosão dos aparelhos. Os lubrificantes geralmente funcionam pelo princípio venturi. Neste sistema de lubrificação, a diferença de pressão, entre a pressão antes do local pulverizador e, a pressão de estrangulamento do bocal, suga o óleo do reservatório, pulverizando-o na corrente de ar. Aparelho lubrificador só entra em funcionamento quando há um fluxo de ar suficiente para provocar a depressão que suga o lubrificante do reservatório. Desta forma, é muito importante que se preste atenção aos valores de vazão (fluxo) indicados pelo fabricante do aparelho.

Desumidificação do Ar ou Secador

A aquisição de um secador de ar comprimido pode figurar no orçamento de uma empresa como um alto investimento, um secador chegava a custar 25% do valor total da instalação de ar. Mas cálculos efetuados mostravam também os prejuízos causados pelo ar úmido: substituição de componentes pneumáticos, filtros, válvulas, cilindros danificados, impossibilidade de aplicar o ar em determinadas operações como pintura, pulverizações e ainda mais os refugos causados na produção de produtos.

Secagem por Refrigeração

O método de desumidificação do ar comprimido por refrigeração consiste em submeter o ar a uma temperatura suficientemente baixa, a fim de que a quantidade de água existente seja retirada em grande parte. Além de remover a água, provoca, no compartimento de resfriamento, uma emulsão com o óleo lubrificante do compressor, auxiliando na remoção de certa quantidade.

Secagem Por Absorção

É o método que utiliza em um circuito uma substância sólida ou líquida, com capacidade de absorveroutra substância, líquido ou gasoso. Este processo é também chamado de Processo Químico de Secagem, pois o ar é conduzido no interior de um volume através de uma massa higroscópica que absorve a umidade do ar, processando-se uma reação química. As principais substâncias utilizadas são: Cloreto de Cálcio, Cloreto de Lítio, Dry-o-Lite.Com a conseqüente diluição das substâncias, é necessária uma reposição regular, caso contrário o processo torna-se deficiente. A umidade retirada e a substância diluída são depositadas na parte inferior do invólucro, junto a um dreno, de onde são eliminadas para a atmosfera.

Secagem Por Adsorção

É a fixação das moléculas de um adsorvato na superfície de um adsorvente geralmente poroso e granulado, ou seja, é o processo de depositar moléculas de uma substância (ex. água) na superfície de outra substância, geralmente sólida (ex.SiO2). Este método também é conhecido por Processo Físico de Secagem, o processo de adsorção é regenerativo; a substância adsorvente, após estar saturada de umidade, permite a liberação de água quando submetida a um aquecimento regenerativo.

Filtro de ar comprimido

O filtro livra o ar comprimido das impurezas, inclusive da água condensada. De acordo com a figura, o ar comprimido entrando filtro, onde é colocado em rotação pelas fendas condutoras.Durante a rotação do ar, a força centrífuga separa do ar, os corpos líquidos indesejáveis e as partículas maiores de sujeiras que se acumulam na parte inferior do filtro.

Purgadores

Purgadores de ar são usados para remover o condensado da tubulação de ar. Eles são de dois tipos - tipos em linha instalados diretamente na tubulação de transporte de ar, e tipos instalados em ramais dos quais o condensado é removido conforme flui para dentro dos purgadores. Purgadores de ar instalados em linha são usados em combinação com um separador, ou um purgador com um separador embutido pode ser selecionado.

Redes de distribuição de ar comprimido

Tipos de rede

Aberto

O ar flui em um único sentido – impossibilita uma alimentação uniforme em todos os pontos, mas facilita a coleta de condensado.

Fechado

Uma distribuição de ar uniforme e imediato, mas não tem sentido regular de escoamento do condensado – exige-se mais cuidado.

Linha principal

As linhas principais devem estar dispostas de tal forma que o fechamento de uma unidade não interfira no restante da rede, isto é:

Somente a unidade envolvida é desligada;

Vazamento pode ser reduzido – fecha-se as unidades indisponíveis;

Possibilidade de medir consumo de ar de unidades individuais;

Possibilidade de suprir de ar a unidade mais importante quando a capacidade do compressor se torna insuficiente.

Localização de vazamentos é facilitada.

Linha secundária (distribuição)

É importante construir as linhas de distribuição de forma que as linhas de serviço sejam mais curtas possíveis. Uma forma adequada é em forma de “loop” (anelar) ao redor da área onde o ar é consumido. A instalação de registros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com