TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ppcp Etapa 1 E2

Artigos Científicos: Atps Ppcp Etapa 1 E2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1 - Planejamento E Controle De Produção (PCP)

Neste trabalho iremos ver melhor como é o planejamento e controle de produção. Com ele é possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O objetivo maior do Planejamento e Controle da Produção é garantir que a produção ocorra eficazmente e gere produtos e serviços como estabelecido. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção, e possuem como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, visando a obter, com esses procedimentos, resultados satisfatórios.

O PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção. Porem a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional. No nível tático-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda. Entre eles estão:

Previsão da demanda

Planejamento da capacidade de produção

Planejamento agregado da produção

Programação mestra da produção

Programação detalhada da produção

Controle da produção

Porém o PCP no nível operacional consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado. A partir disso a o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras como:

 Administração de materiais: planeja e controla os estoques, define o tamanho

dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança.

 Sequenciamento: é a determinação da sequência de execução das operações de

produção nas máquinas, visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo.

 Emissão de ordens: implementa o programa de produção emitindo a

documentação necessária para o início das operações e liberando-a quando os recursos estiverem disponíveis.

Com isso, o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir e consequentemente o que dispor de matéria primas e materiais, pessoas, máquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas.

Assim o PCP assegura a obtenção da máxima eficiência e eficácia do processo de produção. Mas para isso o PCP mantem uma rede de relacionamento com as demais áreas da empresa, entre as principais estão:

 Área de vendas

 Área de compras

 Almoxarifado

 Financeiro

 Recursos humanos

O PCP está intimamente ligado ao sistema de produção adotado pela empresa, e dele depende o planejar, o controlar e a produção. Porem existem 3 sistemas de produção exigindo assim um sistema de produção especifico de PCP.

Produção sob Encomenda: é o caso da empresa que apenas produz após ter efetuado um contrato ou pedido de venda de seus produtos. É a encomenda ou o pedido efetuado que vai definir como a produção deverá ser planejada e controlada. O PCP somente vai funcionar após o recebimento da encomenda ou pedido feito pelo cliente.

Produção em Lotes: é o sistema de produção utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada e denominada lote de produção. Ao contrário da produção sob encomenda o PCP é feito antecipadamente e a empresa pode aproveitar melhor os seus recursos.

Produção Continua: a produção continua também é chamada de produção em série ou em linha. É o sistema utilizado por empresas que produzem um produto em ritmo acelerado, durante longo tempo e sem nenhuma interrupção ou mudança. O PCP em produção continua é feito antecipadamente é feito antecipadamente e pode cobrir maior extensão de tempo, geralmente é elaborado para cobrir cada exercício anula e explorar ao máximo as possibilidades dos recursos da empresa.

O PCP exige um enorme volume de informações, ele recolhe dados e produz informações incessantemente. Trata-se de um centro de informações para a produção. Neste sentido o PCP apresenta 3 fases principais, entre eles estão:

 Projeto de Produção

 Planejamento de produção

 Controle de produção

Esta primeira fase o projeto de produção pode também ser chamado de pré-produção ou planejamento de operações, nesta fase procura-se definir como o sistema de produção funciona, quais serão as suas dimensões com o propósito de estabelecer o parâmetros para o PCP.

O projeto de produção procura oferecer uma visão ampla de todo o conjunto do sistema de produção da empresa e todos os seus detalhes e possibilidades, e isso constitui um esquema básico que se fundamenta nos seguintes aspectos do sistema de produção da empresa:

 Quantidade e características das máquinas e dos equipamentos e das baterias de maquinas em cada departamento ou secção

 Quantidade de pessoal disponível

 Volume de estoque e tipos de matérias primas

 Características do produto ou serviço a ser produzido

 Métodos e procedimentos de trabalho

 Inventário de maquinas por secção

 Efetivo de pessoal por secção

 Inventario de estoque de matéria prima

Todos esses aspectos do sistema de produção formam o arcabouço do projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com