TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps parte 1

Por:   •  8/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Atividades Práticas Supervisionadas

Administração

Relatório 1 - Contexto Organizacional

Nomes: Bruno Rodrigues Morais                    R.A.: 9902001102

              Luís Gustavo Costa         9902005944        

              Luís Felipe Pereira                                  8493185326

              Vinicius Viana dos Santos                        8412165144

           Thayna Drieli Santos

Professor: Peterson de Santis Silva

Etapa 1 – Passo dois

             

Nome: Luís Felipe Pereira R.A.: 8493185326

A empresa em que trabalho tem um ambiente bem organizado e flexível cada funcionário tem seu conjunto de funções e tarefas, porem constantemente passa por treinamentos para compreender cada área e funções, direta e indiretamente relacionada, porém sempre respeitando a hierarquia e a estrutura organizacional podendo assim ser flexível de acordo com a demanda de cada departamento, ou seja, em um determinado período de tempo o departamento financeiro está com o seu cronograma estourado por um aumento anormal na quantidade de clientes a serem faturados, ou por conta de um ou mais funcionários em férias, com isso funcionário (os) de outro departamento que já tenha tido um treinamento dos procedimentos financeiros e que tem contato e especialização naquele serviço prestam auxilio ao mesmo, o mesmo acontece com outros departamentos.
Isso faz com que a empresa seja um tanto contingente e ao mesmo tempo faz com que o ambiente como um todo tenha um certo relacionamento entre os departamentos isso também ajuda muito na execução de processos que dependem de um ou mais indivíduos  pois cada um sabe a forma correta de encaminhar determinado processo ao próximo para que tudo seja mais rápido e que tenha mais eficácia na conclusão do serviço como um todo além é claro de economizar retrabalhos e tempo, há relatos internos de que depois que funcionário do departamento x conheceu os procedimentos do departamento y a interação entre os mesmos se tornou 4 vezes mais rápida. Com isso é evidente afirmar que um bom conhecimento do ambiente de trabalho é imprescindível para o crescimento acelerado da organização.
Com isso podemos afirmar nossa empresa tem um ambiente heterogêneo e mutável pois os departamentos são complexos se ajudam flexivelmente.

Etapa 1 – Passo dois

Nome: Bruno Rodrigues Morais R.A.: 9902001102

A Empresa em que eu trabalho tem um ambiente Heterogêneo, com uma estrutura organizacional complexa com divisões funcionais, cada uma correspondendo a um seguimento do ambiente. Essas divisões funcionais vêm desde o nível institucional até o nível operacional, sendo divididos vários cargos em diferentes áreas da empresa.
Junto com o ambiente Heterogêneo, a empresa te um ambiente bem estável, por ser linha de montagem, todos os processos e ações são programadas com base na padronização, existe um regulamento de rotina que deve ser seguido corretamente toda vez que foi fazer aquela operação, sendo assim a torna muito burocrática, pois cada trabalho, cada processo feito no produto deve ser assinado um documento comprovando que você fez o serviço corretamente segundo normas e regulamento da Empresa.
As decisões tomadas dentro da Empresa não são somente de uma pessoa, mas de uma reunião de membro dos comitês, gerencia, engenheiros, diretores entre outros. Para mudar alguma processo, por exemplo, seria uma burocracia muito grande pois teria que alterar inúmeros documentos, de vários departamentos interligados. Isso a torna uma Empresa com ambiente Heterogêneo e estável, e em constante crescimento.

Etapa 1 – Passo dois

Nome: Luís Gustavo Costa  R.A.: 9902005944

Na empresa em que trabalho temos um ambiente com homogeneidade, dês dos clientes até os fornecedores,  pois tudo é muito burocrático, sendo que os clientes compram em grande quantidade e exigem uma alta qualidade nos produtos adquiridos, ao mesmo modo que é exigido alta qualidade na matéria bruta adquirida dos fornecedores.
As empresas do mesmo ramo, também são sempre as mesmas e dificilmente há novas empesas iniciando no mesmo ramo, pois como descrito acima é muito burocrático e exigem elevada qualidade no produtos oferecidos.
Também é uma empresa estável, pois os funcionários sempre fazem as mesmas coisas nos mesmo setores, sempre há treinamentos para os funcionários, mas sempre para se especializar no setor em que já trabalha, ou para iniciar alguma nova técnica.
Como são poucos produtos que são produzidos o ambiente é tranquilo e estável.
Todos os setores tem sua regras como uso de EPI, regras na produção, etc.
A hierarquia da empresa também é sempre a mesma, não há mudanças, ressalvo em caso de demissão ou de algum funcionário sair e ter abertura para um novo encarregado ou diretor ou qualquer que seja cargo.
Um exemplo muito claro de como é estável, é que um funconario da manutenção quando executa um serviço na área de produção, não pode iniciar a operação do equipamento, é exigido que um operador inicie a maquina e teste mesma esta apta para executar sua função.

Etapa 1 – Passo dois

Nome: Vinicius Viana dos Santos  R.A.: 8412165144

Na empresa em que eu trabalho, há um ambiente de homogeneidade desde fornecedores, clientes e funcionários. Pois exigimos dos fornecedores qualidade do produto, pois assim como a empresa exige do fornecedor, clientes exigem da empresa, pois trabalha com pedidos variados dos produtos dependendo dos respectivos clientes.
A concorrência sempre é a mesma, mais não trabalha com a variedade de produtos que nós trabalhamos, assim fazendo da nossa empresa diferenciada das outras, estando sempre a frente das concorrentes.
A empresa é estável, pois os funcionários sempre fazem as mesmas coisas, fazendo com que a rotina da empresa seja sempre tranquilo e organizada e a quantidade produtos também sejam sempre os mesmos, raramente mudando.
A hierarquia da empresa nunca muda, assim quando ocorre a viagem do presidente, a sempre uma substituição de liderança, mais nunca há uma mudança grande na forma de dirigir a empresa. Assim raramente afetando no andamento e fabricação dos produtos na empresa.
A empresa é burocrática pois devido a grande quantidade de produtos, a empresa emiti uma documentação, comprovando, quantidade, peso e valores estipulados pelo valor da mercadoria em tabela. E caso haja uma troca de produto falho, a empresa fornece a mesma quantidade deixando sempre o cliente abastecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com