TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Engenheiro de Produção Civil no Fornecimento de Energia

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Contexto Social e Profissional do Engenheiro de Produção Civil – 1º Período

A ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO CIVIL NO FORNECIMENTO DE ENERGIA

Elisa Clara e Silva

Izabella Vieira de Paiva Cunha

Letícia Barbosa Brito

Belo Horizonte 2015

SUMÁRIO

Introdução ..........................................................................................................3

O Engenheiro de Produção Civil ........................................................................4

O Engenheiro de Produção Civile a Geração de Energia ..................................6

O Engenheiro de Produção Civil e a Transmissão de Energia...........................8

O Engenheiro de Produção Civil e a Distribuição de Energia...........................10

Conclusão..........................................................................................................13 Bibliografia.........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Energia nuclear, hidrelétrica, térmica, eólica e solar são as principais matrizes geradoras de energia no mundo. No Brasil, a principal fonte são as hidrelétricas, devido à abundância de recurso hídrico existente em nosso território.

A transmissão dessa energia gerada é realizada por meio de dois processos: a transmissão primária e a secundária. A primeira consiste na condução de correntes de alta tensão (13800W) por meio de torres espaçadas. Já a segunda, consiste em linhas de transmissão baixa (127V), sendo esta direcionada para as residências.

Os cabos, isoladores e subestações são os elementos básicos para a transmissão de energia. Os cabos conduzem propriamente a transmissão de energia. Os isoladores, por sua vez, evitam contatos dos cabos que fazem a condução da energia com as torres e postes. E as subestações garantem administração, manobra e controle de toda a energia transportada e gerenciada para consumo, possibilitando correções e consertos de maneira rápida e eficiente.

        O Engenheiro de Produção Civil é o profissional responsável pela gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica no processo de construção de elementos para geração de energia, como barragens, assim como também dos processos referentes ao próprio fornecimento dessa energia. Além disso, uma vez que é função do engenheiro desenvolver planos de viabilidade técnico-econômica para aplicação de capital e programa de redução de custos no que se refere ao projeto elétrico, o Engenheiro de Produção Civil também está relacionado ao conceito de sustentabilidade no que tange o fornecimento de energia.

O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO CIVIL

O Engenheiro de Produção Civil é um profissional que atua com uma sólida formação científica e tecnológica desde as disciplinas da Engenharia Civil aos conhecimentos de Gerência de Investimentos, Marketing Pessoal e Empresarial, Planejamento, Tecnologia e Gerência de Informação, Racionalização, Industrialização, Direito Empresarial, Gestão, Logística, Comunicação, Psicologia e Sociologia. Assim, o profissional é apto a planejar, conceber, especificar e projetar nas diversas áreas da Engenharia de Produção / Civil. É um profissional com um perfil empreendedor, capacitado a ser gerente e gestor na área de Engenharia Civil, preparado para tomar decisões acertadas tendo em vista uma visão ética e humanista.

Utilizando metodologias de planejamento e projeto para implementação de sistemas de produção, tal profissional busca, através de uma adequada integração de pessoas, materiais e equipamentos, maximizar a eficácia dos resultados projetados. O trabalho em equipes multidisciplinares e a abordagem sistêmica constituem-se em características marcantes da Engenharia de Produção. A melhoria da qualidade de bens e serviços e o aumento da produtividade e da competitividade são seus objetivos primordiais e permanentes.

  • Estuda, projeta e supervisiona a execução de obras de construção civil, realiza todo o cálculo de custos, especifica tipos de materiais e equipamentos; prepara o programa e dirige as operações nas diversas etapas da construção.
  • Projeta, executa e fiscaliza a execução de estruturas e fundações de edificações, bem como, de suas instalações elétrica, hidráulica, sanitária e outras.
  • Prepara, organiza e supervisiona os trabalhos de conservação e reparação de construções já existentes.
  • Na área do trabalho e da empresa, elabora planos para avaliação de cargos e sistemas de incentivos. Atua em programas de higiene e segurança do trabalho.
  • Participa e colabora na seleção e treinamento de pessoal, em programas de ligação entre consultores externos e a administração e faz a ligação entre as áreas administrativa e técnica da empresa.
  • Na área de Planejamento Industrial, realiza estudos sobre  a localização da empresa e o arranjo físico de suas instalações.
  • Desenvolve planos de viabilidade técnico-econômica para aplicação de capital, programas de redução de custos, previsões de venda, políticas de administração e controle de estoques e reposição de equipamentos.
  • Supervisiona a operação de materiais e equipamentos.
  • Como gestor do sistema produtivo, desenvolve projetos e faz o planejamento para controlar a produtividade ou eficiência operacional de uma empresa, conjugando os recursos humanos e materiais, visando o aumento da produção com o menor custo possível.
  • Elabora programas para controle de produção e controle da qualidade dos produtos.

O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO CIVIL E A GERAÇÃO DE ENERGIA

Dentre as diversas fontes de energia existentes no mundo, a riqueza em potenciais hídricos do Brasil fez com que praticamente todos os grandes sistemas de produção de energia elétrica em operação no país fossem constituídos de centrais hidroelétricas.

Uma usina hidroelétrica é constituída da barragem, da casa de força e da subestação elevadora de voltagem. Nesse estágio de geração de energia, a atuação do Engenheiro de Produção Civil está voltada para a construção das barragens.

Barragem é definida como sendo um elemento estrutural, construída transversalmente à direção de escoamento de um curso d'água, destinada a criação de um reservatório artificial de acumulação de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (151.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com