TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Sustentável E Construção Civil

Monografias: Energia Sustentável E Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  8.240 Palavras (33 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 33

A CONSTRUÇÃO CIVÍL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Até os anos 50, a natureza era vista somente como um pano de fundo para toda discussão que envolvesse a atividade humana e suas relações com o meio. Acreditava-se que a natureza existia para ser compreendida, explorada e catalogada, desde que fosse utilizada em benefício da humanidade (SCHENINI et al, 2004). Segundo estes autores, os movimentos sociais que se iniciaram nos anos 70 representaram um marco na humanidade e em particular para a formação de uma consciência preservacionista fundamentada, naquele momento, nos princípios da harmonia com a natureza. Assim, o termo ecologia passa a ser bastante utilizado. Tais discussões ganharam tanta intensidade que em 1972 a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu uma Conferência sobre Ambiente Humano que fi cou conhecida como Conferência de Estocolmo. Como resultado deste evento, foi criado o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas – UNEP, encarregado de monitorar o avanço dos problemas ambientais no mundo (SANTOS, 2005) .

Neste mesmo ano é publicado um estudo sobre os Limites do Crescimento. Este estudo concluía que, mantido o ritmo de crescimento, os alimentos e a produção industrial iriam declinar até o ano 2016 e, a partir daí, provocar automaticamente uma diminuição da população por penúria, falta de alimentos e poluição. Várias críticas foram feitas a esse estudo por parte dos intelectuais do primeiro mundo, por acreditarem que isso representaria o fi m do crescimento da sociedade industrial, e pelos países subdesenvolvidos, pois julgavam que os países desenvolvidos estavam barrando o desenvolvimento dos países pobres com uma justifi cativa ecológica.

De acordo com Santos (2005)2, a década de 1970 foi marcada pelo “rompimento do círculo virtuoso de crescimento da economia mundial desde o pós-guerra, lançando dúvidas sobre a validade dos instrumentos políticos disponíveis para a regulação das relações econômicas internacionais, assim como os mecanismos internos de promoção do desenvolvimento”. Junto a isso, a situação de pobreza em que se encontrava a maior parte da população mundial revelava que o estilo de desenvolvimento também era insustentável do ponto de vista social pela falta de acesso à educação, à saúde e à água tratada, e, pelo ponto de vista humano, frente à fome e à desnutrição. Dessa maneira, a crise ambiental colocava em xeque o modelo de desenvolvimento vigente, isto é, desenvolvimento calcado na exploração irracional e predatória dos recursos naturais e moldado em relações sociais de produção injustas e excludentes.

Em 1973 novas tentativas de se repensar o futuro foram apresentadas pelo canadense Maurice Strong que lançou o conceito de ecodesenvolvimento: um estilo de desenvolvimento adaptado às áreas rurais do Terceiro Mundo, baseado na utilização criteriosa dos recursos locais, sem comprometer o esgotamento da natureza. Na década de 80 Ignacy Sachs se apropria do termo e estabelece que os caminhos do desenvolvimento seriam seis3:

• satisfação das necessidades básicas;

• solidariedade com as gerações futuras;

• participação da população envolvida;

• preservação dos recursos naturais e do meio ambiente;

• elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas; e

• programas de educação.

Com a evolução da problemática econômica e deterioração das políticas regionais e nacionais, a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU cria a expressão desenvolvimento sustentável, que começou a circular efetivamente em 1987, a partir da publicação do documento chamado Nosso Futuro Comum, mais conhecido por Relatório Brundtland.

Fontes de Energia Sustentável

Energia Solar

A geração de energia a partir da luz solar está diretamente ligada ao que se chama de efeito fotovoltaico, observado pela primeira vez em 1893 pelo físico francês Alexandre-Edmond Becquerel. Este efeito consiste na conversão da energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores, convenientemente tratados, em eletricidade. É com esta base são produzidos os painéis solares, formados por células fotovoltaicas, que são dispositivos semicondutores com a propriedade de captar a luz do sol transformando-a em energia, gerando uma corrente elétrica capaz de circular em um circuito externo. Quando descoberta, a tecnologia solar era utilizada na geração de energia para satélites.

 Como é gerada:

A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa uma vez que não emite poluentes.

A Captação da luz solar pode ser feita de forma direta ou indireta.

A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, estas células fotovoltaicas apresentam preços ainda elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons – energia que o sol carrega – incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, gerando assim a corrente elétrica.

De forma indireta, para obter energia solar é necessário a construção de usinas em áreas de grande insolação, uma vez que a energia solar atinge a Terra vem de forma difusa e assim requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares. Geralmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados.

 Tecnologias Atuais

Atualmente as tecnologias de produção evoluíram ao ponto que tornou viável seu uso em aplicações terrestres, para fornecimento de energia elétrica em residências isoladas da rede convencional de distribuição. O sistema quase sempre consiste em um meio para armazenar a energia gerada, como um acumulador eletroquímico, para suprir a demanda quando a geração solar for baixa ou à noite, quando não há incidência de luz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com