TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Audio digital

Seminário: Audio digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Áudio Digital

Curso: Ciência da Computação

Nome do aluno: Gerson Moraes

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) No filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" existe uma cena em que a Concierge recebe a carta que, supostamente, é de seu marido. Esta cena é repleta de ruídos estranhos ao local (trem, sinos, crianças). Também ouvimos a voz dele, como se estivesse escrevendo a carta, mas a flexão das palavras é peculiar. Os mesmos ruídos aparecem anteriormente, quando Amélie lê as cartas realmente mandadas por ele.

Ao escutarmos estes sons da maneira em que estão editados, sentimos a intenção da colagem de Amélie dos vários trechos das cartas, gerando esta nova carta. A flexão estranha se deve ao fato de ser uma colagem. Da mesma forma em que ela cortou frases escritas e as juntou, criando um novo significado, no filme aparece a voz do marido recortada de trechos diferentes e remontada, formando novas frases.

Como cada frase e palavra eram acompanhadas de um ruído, de acordo com o local onde o marido teria escrito a carta, os sons correspondentes também são utilizados.

Com base nesse contexto, acesse a internet e pesquise, em trechos de filmes, maneiras criativas, como a ilustrada, de utilização de sons em filmes.

Descreva, em um texto dissertativo de aproximadamente 10 linhas, a cena escolhida por você, relacionando-a ao sentido da montagem sonora, ao significado que os sons podem dar ao filme. (3,5 pontos)

Observação: Não se esqueça de citar a referência do filme utilizado por você, conforme as normas da ABNT.

R.:

 

2) Acesse a internet e pesquise sobre a função de Técnico de Som Guia. Depois, escreva um texto dissertativo, de aproximadamente 10 linhas, a respeito desta função, especificamente demonstrando em que situações este profissional está presente.

Lembre-se que, ao fazer uso de palavras de outros autores, é necessário referenciá-las. Cite as fontes utilizadas! Para que seu texto seja mais interessante, faça uso de exemplos. (3,5 pontos)

R.: O técnico de som guia executa, basicamente, todas as funções do técnico de som direto. Dentre essas funções, estão a pré-análise e leitura do roteiro, que pode ser de um filme, novela, seriado ou outro programa, sendo que o técnico identifica os sons presentes, e faz uma espécie de mapeamento do texto, identificando os ambientes nos quais as cenas serão filmadas, com as respectivas características (movimento de carros e pessoas, clima, ruídos externos, etc.), a fim de identificar quais os tipos de frequências serão mais destacadas em cada ambiente. Ato contínuo, o técnico troca informações com diretores e técnicos de filmagem e gravação, trocando ideias sobre a relação do texto com a sonorização. São realizadas visitas técnicas ao local, para diagnosticar possíveis pontos críticos, bem como para auxiliar na definição de rol de equipamentos e posição dos mesmos no ambiente. Ao fim, já com a lista de equipamentos, iniciam os trabalhos de posicionamento, ajustes e equalizações, podendo ser efetuadas nos ensaios do elenco, e posterior execução dos serviços.

Dois exemplos são as novelas Porto dos Milagres e Tieta, sendo que as duas novelas ocorreram em cidades litorâneas, com a maioria das cenas à beira da praia ou próximo dela. Nesses locais, o cuidado com o tratamento acústico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com