TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Industrial e a Robótica

Por:   •  20/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 10

 Automação Industrial e a Robótica

Alexandra Torres

Isaias Gonçalves

João Paulo Pena

Mariana Tourino

Resumo:

Este artigo trata da automatização na indústria e o uso de robôs na mesma, tendo como objetivo fazer um diagnóstico de como a robótica está relacionada à automação industrial. E como ela vem evoluindo ao longo do tempo e áreas em que ela é mais empregada.

Apresenta uma abordagem qualitativa, tendo como finalidade gerar conhecimento sem necessidade de prova-lo. Descreve as características do tema, pelo levantamento de dados e registro de dados.

A robótica vem sendo essencial na automação, desde o seu inicio ela vem crescendo significativamente, ocasionado pela facilidade que ela traz e praticidade para as indústrias. Aumentando a rapidez nos processos produtivos, além de economia à longo prazo. Tendo como um dos únicos fatores negativos o desemprego causado pela atribuição de robôs em funções antes realizadas por trabalhadores.

Palavras- chave: automatização, robôs, indústria, robótica.


1 Introdução

  1.1  Este artigo tem como objetivo descrever a ligação entre a Automação Industrial e a Robótica, mostrando como as máquinas estão ligadas à sociedade e como a automação industrial impulsionou a robótica. Na sociedade atual há uma crescente necessidade de se realizar tarefas com eficiência e precisão. Por isso as indústrias, cada vez mais, introduziram a automação e a robótica no seu processo produtivo. Com o robô industrial um mesmo equipamento pode assumir muitas funções e substituir vários equipamentos distintos. Além disso, esses robôs também realizam tarefas em lugares onde a presença humana torna-se difícil, arriscada e até mesmo impossível.

1.2 Objetivo Geral

Fazer um diagnóstico de como a robótica está relacionada à automação industrial. E como ela vem evoluindo ao longo do tempo e áreas em que ela é mais empregada.

Objetivos específicos

  • Mostrar a definição de robótica e também a de automação industrial, e mostrar como as duas se relacionam dentro do processo produtivo;
  • Apresentar um histórico de como a robótica foi sendo introduzida no processo de produção das indústrias em geral;
  • Mostrar a definição de robótica e também a de automação industrial, e mostrar como as duas se relacionam dentro do processo produtivo;
  • Concluir comparando a robótica com a manufatura e mostrar qual das duas gera mais benefícios para a empresa.


2 Desenvolvimento

2.1 Automação e robótica: conceitos

Há muitos anos o homem vem buscando formas para melhorar seu processo produtivo. A partir do século XX a tecnologia se desenvolveu e possibilitou esses avanços. Com isso surgiu a mecanização, que é o uso de instrumentos para ajudar o homem a realizar suas tarefas, e após ela vem a automação.

 A automação é um sistema no qual os processos operacionais são controlados e executados por meio de dispositivos, reduzindo a necessidade de intervenção humana. Nela é feito o uso de técnicas computadorizadas ou mecanizadas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia.

 Conforme a tecnologia continuou avançando, surgiram os robôs que aos poucos também foram introduzidos no processo produtivo, configurando o que chamamos de robótica. Esse termo é utilizado para se referir ao estudo e ao uso de robôs. É uma área multidisciplinar que busca o desenvolvimento de técnicas para a criação de autômatos.

A robótica faz parte do processo de automação industrial, sendo um avanço dentro do processo. Os robôs industriais são maquinas automatizadas que realizam trabalhos produtivos especializados, e também trabalhos onde a presença humana se torna impossível.
 

2.2 Breve Histórico

Mesmo que os avanços nessa área tenham chegado atualmente, o conceito de robô e automação data do início da história. Começou com os árabes que atribuíram um grande conceito a ideia inicial de robô, buscando atribuir funções a ele que satisfizessem a necessidade humana.

O desenvolvimento inicial dos autômatos veio do esforço de se automatizar a produção, que começou no século XVIII na indústria têxtil com o surgimento dos primeiros teares mecânicos. No entanto a criação dos verdadeiros robôs não foi possível até que surgisse os primeiros computadores em 1940. O primeiro robô industrial foi o Unimates, desenvolvido por George Devol e Joe Engleberger, mais ou menos no início da década de 60 para a General Motors. Ele assumiu, na linha de montagem, tarefas nocivas a seres humanos como a remoção de peças pintadas até a parte de solda da carroceria. Esse equipamento continua sendo usado até hoje em algumas indústrias. Outro dos primeiros computadores foi o Shakey, no fim da década de 60. Ele foi o primeiro robô móvel e foi desenvolvido pelo Instituto de pesquisa de Stanford. Ele usava câmeras para localizar objetos e se mover até eles.

Com a crise do petróleo de 1973 as indústrias iniciaram uma corrida desesperada em busca da redução de custos, fazendo com que a aplicação de robôs surgisse como uma solução perfeita a racionalização da produção. Um grande avanço nessa área foi a significativa diminuição no preço desses dispositivos. Quando foram lançados eles eram caros e acessíveis a poucas empresas. Mas no fim dos anos 70 começou a ocorrer uma acelerada baixa de preços, tendo como responsável a microeletrônica, que diminuiu o tamanho dos processadores e com isso o valor. Essa diminuição contribuiu para que a robótica disseminasse e, atualmente ela atravessa um período de continuo crescimento que permitirá em curto espaço de tempo o surgimento de robôs inteligentes.


2.3 Uso nas indústrias

 As indústrias que mais utilizam a automatização e a robótica em seus processos é a automobilística. Os primeiros robôs criados foram usados nela, e até hoje esse tipo de indústria é a que mais utiliza esses dispositivos na produção. A automação na indústria automobilística é mais empregada nas linhas de pintura e soldagem, onde os robôs estão em presença maciça, praticamente dispensando a atuação humana. A indústria de eletrodomésticos também foi um campo em que eles se deram bem, pois os aparelhos domésticos têm sua maior parte montada por robôs. Além da produção industrial, o ramo agrícola também está sendo automatizado. No Japão por exemplo, eles transformaram um plantador de arroz comum em um robô inteligente. Na indústria de alimentos os robôs colocam e retiram os alimentos do forno, além de outras funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (266.1 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com