TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação, Instrumentação e Controle

Por:   •  25/9/2023  •  Monografia  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

Automação, Instrumentação e Controle

Atividade Avaliativa 1 2023_2

Aluno: Alenikison Monteiro dos Santos

  1. Automação industrial refere-se à aplicação de tecnologia para executar tarefas em processos industriais com o mínimo de intervenção humana. Isso envolve o uso de sistemas de controle automatizados, como computadores e máquinas programáveis, para monitorar e gerenciar processos, aumentando a eficiência, a precisão e a produtividade, enquanto reduz o erro humano e os custos operacionais.

Controle industrial, por outro lado, é a parte específica da automação que se concentra na regulação e gestão dos sistemas e processos. Envolve a coleta de dados, o processamento das informações e a tomada de decisões para garantir que o sistema ou processo funcione de acordo com os parâmetros desejados, mantendo a qualidade do produto e a segurança operacional. O controle industrial utiliza diversos dispositivos, como sensores, atuadores e controladores, para realizar essas funções.

  1. A principal diferença está na continuidade dos processos. Nas indústrias de processamento contínuo, a produção é contínua e não para, enquanto nas indústrias de processamento discreto, a produção ocorre em lotes separados e distintos, com paradas entre eles para reconfiguração e ajustes. Isso influencia a abordagem de automação e controle utilizada em cada tipo de indústria.

  1. A função de transferência é um conceito usado na engenharia e na teoria de controle para descrever o comportamento de sistemas dinâmicos lineares. Ela representa a relação entre a entrada e a saída de um sistema em termos de domínio da frequência. Em outras palavras, a função de transferência descreve como um sistema responde a diferentes frequências de entrada.

A função de transferência se relaciona diretamente com o conceito matemático da Transformada de Laplace, que é uma técnica matemática usada para analisar sistemas dinâmicos lineares no domínio do tempo. A Transformada de Laplace converte uma equação diferencial no domínio do tempo em uma equação algébrica no domínio da frequência complexa, tornando mais fácil a análise e a resolução de problemas de controle.

[pic 1]

[pic 2]

  1. [pic 3]A transformada inversa de Laplace é uma operação matemática que reverte o processo da Transformada de Laplace, convertendo funções do domínio da frequência complexa de volta para o domínio do tempo. É usada para recuperar a função original no tempo a partir de sua representação no domínio da frequência complexa. Três exemplos de aplicação da transformada inversa de Laplace incluem:

Resolução de Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs): Ela transforma a EDO em uma equação algébrica mais simples no domínio da frequência, que pode ser resolvida facilmente.

Análise de Sistemas de Controle: Na teoria de controle, a transformada inversa de Laplace é usada para analisar e projetar sistemas de controle lineares, convertendo funções de transferência (no domínio da frequência) em respostas transitórias (no domínio do tempo).

Circuitos Elétricos e Engenharia Elétrica: A transformada inversa de Laplace é amplamente utilizada para analisar circuitos elétricos lineares, como circuitos RL, RC e RLC. Ela permite a análise de respostas transitórias e em regime permanente, bem como a determinação de respostas a pulsos e degraus de tensão ou corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (328 Kb)   docx (431.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com