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Autômatos Para O Jogo De Xadrez

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Por:   •  30/5/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  726 Visualizações

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Etapa 1 – Regras do Xadrez

Artigo 1 - A natureza e objetivos do jogo de xadrez

1.1 - O jogo de xadrez é disputado entre dois adversários que movem peças

alternadamente sobre um tabuleiro quadrado denominado ‘tabuleiro de xadrez’. O

jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se que um jogador 'tem a vez de

jogar', quando a jogada do seu adversário tiver sido feita.

1.2 - O objetivo de cada jogador é colocar o rei do adversário 'sob ataque' de tal

forma que o adversário não tenha lance legal que possa evitar a captura do seu rei no

próximo lance.O jogador que alcançar esse objetivo diz-se que deu xeque mate no rei do

adversário e venceu a partida.

Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque bem como capturar o rei

do adversário.

O adversário cujo rei sofreu xeque mate perdeu a partida.

1.3 - A partida está empatada se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores

tem a possibilidade de dar xeque mate.

Artigo 2 - Da posição inicial das peças no tabuleiro

2.1 - O tabuleiro de xadrez é composto de uma rede de 8x8 com 64 casas iguais

alternadamente claras (as casas brancas) e escuras (as casas pretas).

O tabuleiro é colocado entre os jogadores de tal forma que a casa do canto, à direita de

cada jogador, seja branca

2.2 - No início da partida, um jogador tem 16 peças de cor clara (as peças brancas); o

outro tem 16 peças de cor escura (as peças pretas).

2.3 A posição inicial das peças no tabuleiro é a seguinte:

Artigo 3 - O movimento das peças

3.1 - Não é permitido mover uma peça para uma casa já ocupada por outra peça de

mesma cor. Se uma peça move-se para uma casa já ocupada por uma peça do adversário,

esta última é capturada e retirada do tabuleiro, como parte do mesmo movimento. Diz-se

que uma peça está atacando uma peça do adversário se puder efetuar uma captura

naquela casa.Considera-se que uma peça ataca uma casa, mesmo se tal peça está impedida de ser

movida para esta casa, porque, conseqüentemente, deixaria ou colocaria o seu próprio rei

sob ataque.

Autômatos para o Jogo de Xadrez

L={w:w ԑ ∑+ ^ (A→H ^0→8 é subcadeia de C)}

C #C A→H #A→H 0→8 #0→8

q0

...

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