TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Teoria De Sistemas Anhanguera

Ensaios: Ava Teoria De Sistemas Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA – BELO HORIZONTE UNIDADE 01

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1° PERÍODO

ATIVIDADE COLABORATIVA – TEORIA GERAL DE SISTEMAS

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo a chamada Era da Informação. Como bem sabemos, pela tecnologia adquirida ao longo dos anos temos a capacidade de resolver diversas situações sem mesmo sair de casa, como por exemplo, pagar uma conta, ver extrato bancário ou até mesmo, fazer um curso de graduação via web.

Porém toda essa facilidade pode se transformar em um grande problema devido ao grande número de malware criados pela engenharia social.

Este documento, tem como objetivo apresentar um plano de segurança para se evitar que esses malwares traga algum malefício no nosso cotidiano.

Plano de Segurança

Nos dias atuais vê – se muito falar em vírus, worms, etc., que têm por objetivo obter informações de pessoas ou empresas alheias para se ter informações sigilosas e valiosas, danificar os dispositivos, ou até mesmo são criados apenas para diversão. Geralmente chegam até nós pelo e-mail por mensagens não solicitadas na qual chamamos de “spam”, que ao ser aberto e se tratando de um malware da engenharia social, esses malefícios tecnológicos se apoderam de nossos dispositivos, podendo trazer grande prejuízo para nossa vida. Informações sigilosas como senhas de contas bancárias por exemplo podem ser descobertas por esses malware introduzidos em nossos dispositivos.

Outra forma de adquirir esses malware é através da curiosidade, ou seja, se estiver visitando um site de notícias, por exemplo, e uma mensagem aparece do nada, dizendo uma frase que chame sua atenção, do tipo “Ganhe muito dinheiro,clicando aqui!”, e você clicar apenas por se tratar de uma oferta boa e/ou apenas por curiosidade, porém se tratar de uma mensagem onde descarregará em sua máquina um vírus por exemplo, o seu clique na mensagem foi a porta de entrada para o mesmo em seu dispositivo.

Para se evitar que isso aconteça, devemos ter muito cuidado para abrir certas mensagens no e-mail, mensagens de ofertas em sites e até mesmo não acessar certos tipos de sites por terem baixa segurança e tendem ser os que têm mais vulnerabilidade a esses tipos de malwares.

Outra forma de se evitar que os dispositivos sejam apoderados desses malwares é a instalação de um bom anti-vírus em cada dispositivo utilizado para acessos via web.

Tomar muito cuidado também em citar detalhes de sigilos e valores através de salas de bate papo, pois uma das formas dos chamados hackers agirem é se passar por uma pessoa conhecida para assim obter informações a fim de causarem prejuízos e descobrir planos e metas de pessoas e empresas.

Considerações finais

Se ficarmos mais espertos e passássemos a questionar mais, saber todos os porquês de tanto interesse em saber tais informações,termos menos curiosidade em acessar certos conteúdos, certamente as ações da engenharia social estaria tendo difícil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com