TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação e Remodelagem do Sistema de Produção de um Atelier de Calçados

Por:   •  28/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  4 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DPS 1012 - SISTEMAS DE PRODUÇÃO I

Gabriele Steffler Werner

Henrique Gasparetto

Laureane Matter Donato

Ohana Taís Lohmann

AVALIAÇÃO E REMODELAGEM DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE UM ATELIER DE CALÇADOS

Santa Maria, 2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 A EMPRESA        3

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        3

2.2 TRADE-OFFS        3

2.3 O CALÇADO        5

3 FLUXOGRAMA DO PROCESSO        6

4 DIAGRAMA DE RELAÇÕES        9

5 LAYOUT PROPOSTO        10

6 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


1 INTRODUÇÃO

Muitas são as ferramentas de qualidade desenvolvidas a fim de otimizar um sistema de produção. Sabe-se que a administração de muitas organizações acabam por ser demasiadamente complexas, visto que envolvem pessoas, espaços físicos, equipamentos, entre outros. Desta forma, sistemas de gerenciamento de processos produtivos trazem grandes benefícios quanto à otimização de linhas de produção. O uso desses métodos baseiam-se na definição de objetivos e trade-offs a fim de modificar arranjos físicos de espaços com o intuito de promover melhorias de desempenho.

Nesse âmbito, existem inúmeras organizações no mercado que podem trabalhar, na prática, com a implementação dessas técnicas e melhoramento de seus processos. Nessas organizações, destacam-se, na presente análise, o setor calçadista. Esse setor se apresenta com um sistema de produção que visa produção em massa, e que compartilha as duas principais formas de trabalho: mão de obra humana e maquinários tecnológicos, sendo, ambas as partes, imprescindíveis para a montagem e finalização do produto final. O calçado, existente há milhares de anos, vem em uma crescente modernização e implementação como acessório e objeto de status da sociedade, dessa forma, esse mercado necessita de constantes inovações e reformulações em seu processo produtivo.

        Assim, este trabalho buscou analisar a linha de produção de uma empresa de calçados do Rio Grande do Sul, a fim de utilizar ferramentas de sistemas de produção (fluxogramas, diagrama de relações e mapofluxogramas) para otimizar o desempenho da empresa e trazer melhores resultados de produção, bem como, de bem-estar aos colaboradores.

2 A EMPRESA

A RL Atelier de Calçados M.E. foi criada em maio de 1993 e, atualmente, atua com serviços de confecção de calçados terceirizados pela Calçados Beira Rio S.A., produzindo o cabedal do sapato fornecido. Em geral, o modelo dos calçados fornecidos para confecção são sandálias de salto. O empreendimento está localizado no interior da cidade de Roca Sales, no estado do Rio Grande do Sul.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Nas décadas de 1960 e 1970, houve uma crescente mudança nos modelos econômicos diante das novas demandas do capitalismo. As empresas enfrentavam período de recessão, fazendo com que optassem pela diminuição de estruturas produtivas, fazendo com que houvesse a eliminação de atividades consideradas desnecessárias e a terceirização do trabalho. O Brasil, no contexto da terceirização, começou a sentir mudanças na década de 1990, com empresas públicas e privadas terceirizando serviços gerais e fases importantes de produção e comercialização. (CORSI et al, 2013)

        Desse modo, o papel da RL Calçados M.E. é fornecer, sendo uma terceirizada da Calçados Beira Rio S.A., cabedais com qualidade para que o processo de fabricação das sandálias seja prosseguido na filial local, onde ocorrerá o finalização da montagem, empacotamento e posterior distribuição do produto final.

        

2.2 TRADE-OFFS

A expressão trade-off significa uma situação onde há conflito de escolha, ou seja, é uma relação de perda e ganho, na qual a solução de uma adversidade acarreta no aparecimento de outra. Dessa maneira, é importante avaliar o custo-benefício da ação, antes de ela ser tomada (MEDINA, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (270.8 Kb)   docx (87.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com