TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Não Conformidades Em Indústria De Fertilizantes

Por:   •  28/2/2023  •  Artigo  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

                                                                               

ANA PAULA ALCURE HONORIO

AVALIAÇÃO DE NÃO CONFORMIDADES EM INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES

Ibatiba – ES

2022


FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

ANA PAULA ALCURE HONORIO

AVALIAÇÃO DE NÃO CONFORMIDADES EM INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título Pós Graduada em Engenharia da Qualidade.

                                             

Ibatiba – ES

2022


AVALIAÇÃO DE NÃO CONFORMIDADES EM INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES

Ana Paula Alcure Honorio[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- As indústrias de fertilizantes são essenciais para a produtividade do mercado brasileiro. Sendo assim, devido a grande competitividade, alcançar a otimização dos processos é de grande importância para as empresas atingirem a melhoria contínua em seus processos. Porém, as não conformidades são um grande impedimento para atingir essa melhoria. Neste sentido, o objetivo geral deste artigo é avaliar as não conformidades em indústrias de fertilizantes. A metodologia empregada neste trabalho segue uma abordagem de pesquisa qualitativa e o procedimento empregado é a revisão bibliográfica. Verificou-se que as não conformidades existentes no processo produtivo de indústrias de fertilizantes são: desperdícios de matéria-prima na produção, a falta de organização no local de trabalho, problemas de dosagem, desperdício de aplicação de aditivo e problemas de acondicionamento adequado no armazenamento. Além disso, identificou-se que as ferramentas que podem ser usadas para avaliar estas não conformidades podem ser: aplicação checklist ou lista de verificação, Kaizen, 5W2H ou plano de ação, o 5S, entre outras técnicas. Estas ferramentas são essenciais para auxiliar na diminuição das não conformidades, contribuindo para a melhora da qualidade do produto final, diminuição dos custos e aumento da lucratividade da empresa e assim fornecer um produto eficaz e satisfatório para o consumidor. Por fim, a melhoria da qualidade dos produtos nas indústrias é fundamental para o seu crescimento no mercado. O desenvolvimento é peça chave para que a empresa se torne diferenciada e possa se destacar em um cenário de grande competitividade entre as organizações.

PALAVRAS-CHAVE: Fabricação de Fertilizantes. Não conformidade. Ferramentas de qualidade.


  1. INTRODUÇÃO

As indústrias de fertilizantes são de suma importância para o Brasil, pois além do país ser um grande consumidor é exportador do produto agrícola. Sendo assim, como este produto é essencial para a produtividade do mercado brasileiro, é exigido técnicas e tecnologias mais aperfeiçoadas para que o negócio se torne mais competitivo. Entretanto, as não conformidades impactam de maneira negativa a lucratividade, trazendo diversos problemas como as perdas na produção, diminuição da produtividade, produtos em desacordo com as normas, insatisfação dos clientes, dentre outras desvantagens (ZAGANIN, 2022).

A não conformidade é um termo que está ligado ao não atendimento de um determinado requisito, ou seja, é relacionado a algo implícito ou explícito que se espera, entretanto se tem um resultado indesejado (ABNT NBR ISO 9000, 2015). Neste sentido, quando as expectativas não são atendidas um processo produz resultados diferentes do planejado. Mesmo que as regras formais não sejam violadas, isto indica que os métodos dos processos precisam ser modificados. Sendo assim, as não conformidades podem ser: um defeito no produto, entregas atrasadas, reclamações de clientes, produtividade reduzida, ausência de registros, entre outros (PORTAL ISO, 2022).

Como alcançar a otimização dos processos é de grande importância para as empresas devido a grande competitividade no mercado, atingir os objetivos de melhoria da qualidade dos produtos, aumentar os lucros, reduzir os custos, satisfação do cliente, aumentar a produtividade e controlar adequadamente a cadeia de suprimentos é a chave para alcançar a excelência na produção (BARROS, 2016). Porém, as não conformidades são um grande impedimento para alcançar a melhoria contínua dos processos. Assim sendo, surge o seguinte questionamento: Como podem ser avaliadas as não conformidades em indústrias de fertilizantes?

As possíveis hipóteses para responder o problema da pesquisa de como avaliar as não conformidades das indústrias de fertilizantes são: utilizar ferramentas de qualidade como: checklist, Kaizen, 5W2H, entre outros, que podem auxiliar na identificação destas não conformidades em seu processo produtivo fazendo com que sejam reduzidas ou eliminadas.

Nesta perspectiva o objetivo geral deste artigo é avaliar as não conformidades em indústrias de fertilizantes e os objetivos específicos são: demonstrar o processo produtivo nas indústrias de fertilizantes; identificar as não conformidades existentes no processo produtivo de fertilizantes e identificar ferramentas de avaliação e diminuição ou eliminação das não conformidades na produção de fertilizantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com