TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Fundamentos de Mineração e Siderurgia

Por:   •  3/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal de São João del-Rei
Campus Alto Paraopeba
[pic 1][pic 2]

PRIMEIRA AVALIAÇÃO

Avaliação apresentada como parte das exigências da disciplina de Fundamentos de Mineração e Siderurgia sob responsabilidade do Prof. Juan Canellas Bosch Neto.

Júlia Rezende Sousa - 184500019

Ouro Branco - MG

26/07/2021

1) Qual a origem dos elementos químicos presentes no planeta terra? Como foram sintetizados?

R: O sistema solar teve seu início há 6 bilhões de anos, quando poeira e gases de uma enorme nuvem de poeira começaram a se aglutinar, movidos pela força da gravidade, formando várias esferas (os planetas do sistema) que giravam em torno de uma esfera maior (Sol). Uma dessas esferas, é o planeta Terra.

O universo é composto por H, He, Li e Be. Esses elementos foram criados no início do universo, pelo fenômeno da Nucleossíntese Primordial. Os outros, foram produzidos em reações de fusão nuclear nas estrelas, pela Nucleossíntese Estelar.

2) Porque o Ferro líquido ou sólido está concentrado no núcleo da terra e qual outro elemento está associado com o Ferro nesse local? Porque no núcleo o Ferro não está associado ao Oxigênio? Você acha que os outros planetas do Sistema Solar também têm um núcleo, assim como na Terra?

R: Na formação do planeta Terra, devido a força da gravidade, elementos químicos mais pesados (Fe e Ni por exemplo) concentraram-se no centro, e os mais leves (Si, Al, gases) na superfície. O núcleo ficou então, constituído por Ferro e Níquel, derretidos, a temperaturas entre 2200 °C e 5000 °C. Na parte central do núcleo, mesmo com temperaturas tão altas, esses dois elementos estão em estado sólido, devido à alta pressão.

O Oxigênio não está associado ao Ferro no núcleo, pois o mesmo é um gás, portanto, como mencionado anteriormente, sua concentração foi feita na superfície.

Acredito que os outros planetas do Sistema Solar também tenham núcleo, porém com composição e fases diferentes do núcleo do nosso planeta. Há planetas por exemplo, que possuem seu interior em fase gasosa.

3) Explique as camadas do planeta do centro até a atmosfera, qual sua constituição?

R: 

- Núcleo: formado há cerca de 4,4 a 4 bilhões de anos, com um raio de 3700 km. Composto por Ferro e Níquel, derretidos, a temperaturas entre 2200 °C e 5000 °C. Na parte central do núcleo, mesmo com temperaturas tão altas, esses dois elementos estão em estado sólido, devido à alta pressão.

- Manto: com 2900 km de espessura, representa 83% do volume e 65% da massa interna da Terra. Composto por Alumínio, Ferro e, predominantemente, Magnésio e Silício, em estado pastoso (material magmático), em torno de 870 °C.

- Crosta: com espessura entre 5 km a 10 km nos oceanos e entre 25 km a 90 km no continente. Composta por rochas parecidas com as do Manto, mas com predominância de Alumínio e Silício, formando 3 grupos principais de rochas: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.

- Atmosfera: formada há cerca de 4 bilhões de anos, quando gases do manto se desprenderam e formaram uma camada de ar ao redor da Terra. Composta por 79% de Nitrogênio e 21% de Oxigênio.

4) O que é geologia?

R: Do grego geo e logos, é a ciência que estuda a origem, evolução, composição e estrutura da Terra. Possibilita o entendimento dos processos externos e internos responsáveis pelas transformações do planeta, e dos fenômenos como formação de rochas e minerais, origem dos terremotos, vulcões e montanhas, formação dos solos, estudos dos fósseis, entre outros.

5) Qual a diferença entre um mineral e uma rocha?

R: Rocha é um agregado natural que contém uma ou mais espécies de minerais.

Minerais são compostos químicos, homogêneos, de origem inorgânica, com propriedades físico-químicas bem definidas, que surgem naturalmente na crosta da Terra.

Ou seja, as rochas são formadas por minerais.

6) Quais são os tipos de rochas? Exemplifique uma de cada tipo e desenhe o ciclo das rochas.

R: - Ígneas ou magmáticas: formadas pelo resfriamento do magma consolidado:

        > No interior da Terra: intrusivas ou plutônicas. Tem resfriamento lento e minerais grandes. Exemplo: Basalto.

        > Sobre a superfície da crosta: extrusivas ou vulcânicas. Tem resfriamento rápido e minerais pequenos. Exemplo: Sienito.

A classificação dessas rochas é feita de acordo com a granulometria e composição. Exemplos: biotita, piroxênio e gabro.

Sua granulometria é classificada quanto ao mineral visto a olho nu: nas faneríticas ou grão grosso é visível, nas médias moderadamente visível e nas afaníticas ou grão fino é quase impossível a visualização.

Quanto a composição, temos ácidas ou félsicas (>65% de SiO2), básicas ou máficas (de 45% a 53% de SiO2) e intermediárias (de 53% a 65% de SiO2).

 

- Metamórficas:

Formadas a partir de outras rochas, já existentes, pelos agentes externos pressão e temperaturas elevadas (entre 1200 °C e 200 °C). São classificadas de acordo com sua textura:

> Foliadas: submetidas ao calor e pressão apresentando minerais agrupados paralelamente. Exemplo: ardósia.

                > Não foliadas: não apresentam orientação preferencial, consistindo em um mosaico de minerais. Exemplo: quartzito.

- Sedimentares ou estratificadas: resultado da deposição de detritos de outras rochas, orgânicos ou da precipitação de substâncias químicas. Ações do intemperismo como meteorização e erosão são fundamentais para o surgimento desse tipo de rocha. Se apresentam em estratos (camadas). As principais classificações são feitas de acordo com o tamanho da partícula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com