TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Impacto Ambiental

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação de Impacto Ambiental: Eia e Rima como instrumentos técnicos e de gestão ambiental.

Acadêmico: Gabriel Taccolini Papp.

        Com o crescimento da economia e a industrialização em seu auge, muito vem se ouvindo e discutindo sobre o meio ambiente. E o Brasil não poderia ficar para traz, pois é um dos países que possuem grandes florestas e reservas de águas que nenhum outro país possui.

        Para isso criou-se ferramentas e meios para diminuir e ou conter os pontos negativos dessa industrialização em excesso e assim prevenir danos ambientais como por exemplo o Pnma ( Política Nacional do Meio Ambiente) que tem como instrumentos o Aia ( Avaliação de Impacto Ambiental), Eia ( Estudo de Impacto Ambiental) e o Rima ( Relatório de Impacto Ambiental).

        Sobre esses instrumentos, Sanchez (1995), aborda que essas ferramentas tem por finalidade interpretar os efeitos das ações humanas sobre o meio ambiente, ao mesmo passo Sanchez aborda que essas ferramentas como o Aia pode ser inserida em políticas públicas seguindo certos procedimentos.

         Mantendo-se nessa mesma linha de pensamento, como todo procedimento comum, existem pontos positivos e pontos negativos, que serão citados a baixo. Um dos grandes obstáculos encontrados é o da falta de profissionais especializados nessas áreas, assim o resultado final do Aia, ou qualquer outro relatório não seria muito específico e detalhado, e outro erro grande é possuir uma equipe qualificada porém o tempo de execução e a falta de informações acabam prejudicando o desenvolvimento do processo, comprometendo no final, a sua qualidade.

        Por fim, pode-se dizer que a legislação brasileira é uma das mais completas e fundamentadas do mundo, onde a cada dia se cria e se debate novas leis, normas e princípios para defender o meio ambiente, mas nada disso tem sentido se no mesmo passo a norma não for cumprida e fiscalizada de tempos em tempos, e instrumentos que foram citadas em todo o artigo de impacto ambiental se mostra como peça fundamental, para o Brasil ser copiado e muitas vezes passar o seu regulamento ambiental para outros países seguirem seus pensamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com