TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aço na Construção Civil

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 9

AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

SUMÁRIO

1        CORROSÃO        4

2        DIFERENTES FORMAS DE CORROSÃO E COMO EVITÁ-LAS        4

2.1        CORROSÃO UNIFORME        4

2.2        CORROSÃO GALVÂNICA        5

2.3        EROSÃO        5

2.4        CORROSÃO POR PONTOS        5

2.5        CORROSÃO EM FRESTAS        6

2.6        CORROSÃO EM RANHURAS        6

2.7        CORROSÃO ALIADA À TENSÃO        6

2.8        TINTAS UTILIZADAS PARA PREVENIR O PROCESSO CORROSIVO        7

2.8.1        Elementos que são responsáveis pela formação da tinta        7

2.9        REPARO E LIMPEZA DA ESTRUTURA METÁLICA        7

2.10        PROTEÇÃO CATÓDICA        8

3         VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AÇO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL ...........................................................................................................11

 3.1     VANTAGENS DO AÇO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL............11

 3.2     DESVANTAGENS DO AÇO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL…11


  1. PROPRIEDADES QUÍMICAS

A composição química do aço é basicamente ferro e carbono, entretanto apresenta-se normalmente uma pequena porcentagem de impurezas. O aço propriamente dito possui entre 0,008% até 2,11%de carbono, já o ferro fundido apresenta entre 2,12% até 6,7% de carbono na sua composição química, ou seja, a composição química pode ser que não mude tanto, entretanto uma pequena porcentagem de carbono possa muda bruscamente as propriedades do produto final, então, apresenta-se desta forma uma enorme vantagem, pois assim o fabricante pode fazer com que o produto final fique com as propriedades finais desejadas (FERRAZ,2005).

  1. PROCESSOS TÉRMICOS

A velocidade de resfriamento também é um fator importante na produção do aço, pois este processo é o qual defini efetivamente a estrutura e consequentemente auxilia na variação das propriedades, isso por que os componentes são elevados a altas temperaturas nas siderúrgicas, então quando esfriados eles ganham um novo arranjo, desta forma as empresas siderúrgicas usam essa propriedades para fazer com que o aço fique com as características necessárias conforme a utilidade que irá ter. Existem quatro principais tipos de processos térmicos os quais são recozimento, normalização, têmpera e revenido (FERRAZ,2005).

Recozimento: é quando o aço passa por um esfriamento de forma mais gradual, ou seja, é um processo lento.

Normalização: é um tratamento semelhante ao do recozimento ,todavia, na normalização o esfriamento é menos lento.

Têmpera: este processo se define por um esfriamento mais rápido.

Revenido: o revenido é quando o aquecimento do aço é feito abaixo de 723°C (FERRAZ,2005)

  1. PROPRIEDADES MECÂNICAS

Elasticidade é a propriedade de o material retornar a forma original quando se remove a força a qual estava atuando sobre o corpo.

Plasticidade é a propriedade inversa da elasticidade, ou seja, o material não volta a forma original quando se remove a força atuante.

Ductibilidade é a capacidade de se deformar antes de se romper, esta é uma propriedade muito importante, pois essa deformação serve como um aviso prévio caso a estrutura esteja prestes a se romper.

Dureza é a capacidade de não ser penetrado superficialmente. Essa característica é necessária, principalmente em chapas (FERRAZ, 2005).

Ferraz,Henrique; o aço na construção civil. revista eletrônica de ciências, São Carlos 6 de março de 2005.

  1. CORROSÃO

O aço perde sua resistência mecânica, elasticidade e estética ao longo do tempo devido ao processo de oxidação em presença de algum elemento que sofre redução, modificando, assim, a qualidade do material.

Quando se estuda os elementos e as características dos diferentes tipos de aço, bem como de outros metais de ligamentos utilizados na construção civil, facilita-se a utilização de técnicas necessárias para a prevenção da oxidação dos metais, evitando futuros transtornos e gastos com reparos e substituições de peças que poderiam ser evitadas.

São necessárias algumas análises dos efeitos diretos e indiretos da corrosão pondo em evidência os benefícios e malefícios, os custos de manutenções e revisões das estruturas. Como o aço é um dos materiais mais utilizados no setor industrial, é necessário analisar sua atuação com os diversos tipos de substâncias corrosivas e nas mais variadas condições ambientais possíveis.

  1. DIFERENTES FORMAS DE CORROSÃO E COMO EVITÁ-LAS

  1. CORROSÃO UNIFORME

É o tipo de degradação mais comum e de fácil visualização, ocorrendo em toda a superfície do material que resulta na perda da espessura do mesmo. Essa forma de desgaste pode estar relacionada à exposição do aço a um ambiente agressivo ou a determinadas substâncias que rompem a barreira de proteção da peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com