TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação do plano estratégico sob o crescimento desordenado.

Por:   •  25/2/2016  •  Dissertação  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

Ação do plano estratégico sob o crescimento desordenado.

Segundo o dicionário Aurélio (2010), planejamento é serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes. A partir do conceito de planejamento abre-se um leque que dentro dele consegue-se enxergar a falta desse conceito em várias áreas incluindo a gestão pública.

Para poder gerir uma cidade o administrator tem que ter em mãos um bom plano estratégico e fazer que a cidade se desenvolva dentro das diretrizes do plano diretor daquela cidade/município. A falta de um bom plano ocasionará um crescimento desordenado causando o desconforto da população. Mas o que seria um plano diretor?

 O planejamento urbano é um processo abrangente que não se restringe simplesmente à ordenação do espaço, pois envolve aspectos econômicos, sociais, físico-territoriais, ecológicos e administrativos. Além da conservação dos recursos ambientais, esse processo tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano. O planejamento urbano é um processo dinâmico, contínuo, retroalimentável e com base multidisciplinar, que necessita da integração das áreas envolvidas. (INSTITUTO SOMA, 2005).

O crescimento desordenado acontece pela migração das pessoas do campo para a cidade em busca de emprego. O grande crescimento industrial com vantagem de salário estável trouxe oportunidade aos indivíduos que residem no campo e em busca de melhora de vida acabam migrando para a cidade grande e ocupando espaço fazendo casas e barracos e assim vão ficando, essas casas que por ventura não tem regularidade nem acompanhamento de profissionais gabaritados para sua construção também não são fiscalizadas por uma equipe qualificada de fiscais do PDDU para regularizar a situação. Mas tal fiscalização talvez não ocorra por falta de fiscais capacitados suficientes.

Sabe-se que o Brasil se formou por um processo cultural de miscigenação seria  quase impossivel mudar o pensamento dessas pessoas quando fosse tentar alertar do perigo que pode estar correndo morando em uma casa localizada em um morro ingrime e desestebilizado por exemplo.

Conscientizar uma população não é tão simples quanto parece, pois infelizmente uma grande parcela da população brasileira é isento de estudo e pensamento livre. Então a solução caberia para cada profissional de engenharia civil organizar palestras educativas para população dizendo-lhes o que é o PDDU e qual a sua finalidade trazendo lhes também alternativas sustentáveis para melhoramento na condiçãi de vida. Uma alternativa sustentável que poderia o engenheiro propor seria a implantação de bacias de evapotranspiração. O sistema de evapotransipração é viável por ser de baixo custo e tem como objetivo a não contaminação do solo e os lençóis freáticos que ali existir como também a prevenção de doenças pela contaminação da água (VIEIRA 2010) Como também a utilização de RCD’s na construção das casas evitando desperdícios e criação de aterros.

Os RCD’s são utilizados para denominar uma serie de materiais dentre eles: (SILVA 2013).

-resíduos provenientes da demolição total ou parcial dos edifícios;

-resíduos provenientes da construção dos edifícios;

-solo, rochas e vegetação resultante do nivelamento dos aterros;

-nivelamento das estradas e outros materiais associados à atividade de manutenção das mesmas.

Ou seja, os RCD’s serão as sobras dos materiais que não serão mais utilizados, podendo isso ser evitado com a cooperação dos colaboradores das obras, que através de um planejamento adequado irá capacitá-los para saber como poder reaproveitar os resíduos diminuindo significativamente o número de aterros no país, cirando uma nova possibilidade no setor de construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com