TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BLINDAGE DE VEICULOS

Artigos Científicos: BLINDAGE DE VEICULOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

O que é blindagem balística?

Blindagem é a proteção contra projéteis balísticos, concebida ou incorporada a automóveis, veículos de transporte de valores, veículos militares, edificações, fachadas, mostruários e etc. Mas, existem muitas dúvidas sobre o tema. Para explicar detalhadamente, consultamos a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).

Não existe regulamentação específica para a blindagem em imóveis. A Câmara de Blindagem Arquitetônica da Abrablin, juntamente com o Exército, órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do setor, trabalha na elaboração de normas para o segmento.

Na blindagem de automóveis de passeio, a proteção é incorporada em algumas partes e substituída em outras. Os materiais balísticos opacos (não transparentes) são normalmente agregados à lataria do veículo podendo ser aço, fibras sintéticas de alta resistência (aramida), cerâmicas e compósitos desses materiais. Os vidros originais são substituídos por vidros blindados. As rodas recebem dispositivos para possibilitar a rodagem do pneu mesmo quando murcho.

Veículos militares e de transporte de valores normalmente são concebidos blindados. São produzidos com materiais resistentes a balas - opacos e transparente. Por serem, obviamente, mais visados, normalmente utilizam níveis de blindagens superiores, para proteção contra armas longas ou fuzis.

Existem diferentes níveis de blindagem, de acordo com a proteção necessária. Os níveis de segurança mais baixos, permitidos pelo Exército Brasileiro, protegem contra disparos de armas de mão. Os níveis mais altos, restritos pelo Exército, protegem até contra disparos de fuzis AR-15 e FAL. Há ainda os níveis que não são autorizados pelo Exército Brasileiro.

Na opaca, a proteção é construída com chapas de aço ou com mantas de aramida, um material feito a partir de uma fibra especial. Seus fios entrelaçados absorvem a energia do impacto. Teto, colunas, porta-pacote (atrás do banco traseiro), caixa de rodas, portas, maçanetas e parte de trás do espelho retrovisor são locais que devem receber a proteção.

Na transparente, o vidro deve permitir a segurança contra o projétil, enquanto preserva o necessário grau de transparência, para não afetar as condições de dirigibilidade e conforto ao dirigir. Para melhorar a performance, a solução utilizada consiste em construir placas com camadas intercaladas de vidro e polímeros (policarbonato, poliuretano etc.), formando assim "sanduíches" capazes de resistir aos projéteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com