TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Backup E Dropbox

Trabalho Escolar: Backup E Dropbox. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  3.801 Palavras (16 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 16

Backup, cloud computing e Dropbox

Atualmente possuímos diversas formas de manter cópias de segurança, conhecido como backup, de nossos dados salvos em máquina ou em servidores. O backup é um utilitário que tem como principal função proteger os dados de um dispositivo, para que possam ser restaurados em caso de apagamentos acidentais ou em falhas de hardware. As mídias de armazenamento de backups podem ser as mais variadas, incluindo DVDs, CD-ROMs, disco rígido externo, disco rígido, disco removível, ou programas que nos proporcionam a realização de backups online.

Um exemplo da importância que o backup possui para os seus donos, é quando os dados originais de um disco rígido fossem apagados, ou ficassem inacessíveis ou até mesmo acidentalmente substituídos, você poderia recuperá-los restaurando os dados contidos em uma cópia arquivada. Caso não possuísse essa cópia de segurança, os dados seriam perdidos e impossibilitados de serem recuperados.

A tendência atual é um crescimento contínuo da realização de backups, pois a necessidade de armazenamento de dados está cada vez maior. Devido a esse fato, empresas estão aderindo com maior frequência ao backup de suas informações e dados, para que possam evitar transtornos maiores no futuro caso aconteça algo no sistema, como uma pane mais séria e também devido à alta capacidade de armazenamento que esse utilitário proporciona.

O backup podem ser de dois tipos, o físico e o lógico. O lógico não será armazenado em forma física, é apenas o salvamento dos dados no banco de dados. O físico já possui uma maior capacidade de armazenamento, e são os locais onde estão guardadas todas as informações do banco de dados. O administrador deve ter uma estratégia em mente para diferentes situações de necessidade do uso do backup, pois uma estratégia que pode ser adequada para um sistema poderá ser imprópria para outro. Por isso, é necessário uma boa arquitetura de backup e recuperação, incluindo plano de prevenção contra desastres ou falha de energia, e um procedimento eficiente para realizar a recuperação.

A maioria das pessoas pensam que backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador, porém o backup engloba muito mais que apenas uma cópia, por isso é necessário entendermos os diferentes tipos de backup que podem ser criados. Sendo eles: cópia simples, diário, completos, incrementais e diferenciais.

Um backup pode ser chamado de cópia simples quando não ocorre a compressão de dados ou quando um arquivo é registrado para a realização de um backup em sequência. Já o backup diário é quando os arquivos foram alterados e armazenados na mesma data que ocorreu o backup, ou seja, são armazenados apenas arquivos alterados ou criados no dia. O espaço em mídia e o tempo gasto nesses tipos de backup geralmente são pequenos.

O backup completo é aquele que consiste na cópia de todos os arquivos, podendo ainda ser feita a compressão dos dados ou não. Esse tipo de backup não necessita de uma realização constante dele, pois ele não verifica se o arquivo foi alterado desde o último backup realizado. A vantagem desse tipo de backup é que requer somente uma mídia ou conjunto de mídias para que a recuperação possa ser feita. Devido a esse fato, a localização de arquivos são mais simples e fáceis. Já a desvantagem da utilização desse tipo de backup se deve ao fato de ele ser mais demorado e a contínua realização de backups completos é desaconselhada, pois grande parte da mídia do backup é utilizada mesmo que nada tenha sido alterado, gerando assim uma perda do espaço da mídia. Por este motivo, foi criado o backup incremental.

Diferente dos backups completos, os backups incrementais tem a capacidade de verificar se a alteração de um arquivo foi feita antes do horário do último backup, visando o incremento de informação após a criação do backup completo. Caso a modificação no arquivo tenha sido feita antes do horário do último backup, o arquivo é ignorado. Porém, se ocorreu uma modificação no arquivo após a data do último backup, ele deve ter seu backup feito novamente. Um backup completo quinzenal, com incrementos semanais é um exemplo de como o backup incremental é utilizado juntamente com o backup completo. Apresenta como vantagem uma maior velocidade nos backups e requer uma quantidade menor de armazenamento de dados. Porém ele deixa a desejar quando for necessário uma restauração completa de sistema, podendo ser mais demorado que o backup completo ou diferencial.

O backup diferencial grava as diferenças entre os dados do último backup completo realizado e a data que o backup diferencial foi executado. Em outras palavras, ele é acumulativo. Exemplo desse backup é quando realizamos um backup completo no início do mês; dias depois realizamos um backup diferencial e nesse só constará os dados alterados nesse dia; e uma semana após realizamos outro backup diferencial, nele constará os dados do primeiro backup e do backup realizado no dia, isto é, conterá os arquivos alterados desde que foi feito o primeiro backup completo. Devemos utilizar uma estratégia semelhante à dos backups incrementais, realização de um backup completo periódico e após isso backups diferenciais mais constantes. O resultado da utilização constante desses backups é que estes crescem ao longo do tempo. A vantagem desse tipo de backup é que fornece maior velocidade na realização dos backups comparando com o backup completo e a recuperação exige apenas a mídia dos últimos backups completo e diferencial. Porém, a desvantagem é que quando necessário uma restauração completa do sistema é mais demorado que o backup completo e se caso ocorrer muitas alterações nos dados, os backups tornam-se mais demorados que os backups incrementais.

Como percebemos, para realização dos backups é necessário a utilização de mídias e a fita é o mais tradicional meio de cópia de dados. Os benefícios de utilizar as fitas é o baixo custo e uma capacidade razoavelmente boa de armazenamento. Porém, o ponto negativo é que os dados são sequenciais por natureza, por isso é necessário registrar o uso das fitas, além disso está sujeita ao desgaste e a localização de arquivos é uma tarefa complicada nessas mídias. A utilização de fitas é aconselhável para quem necessite armazenar uma grande quantidade de dados, pois o custo por megabyte é mais barato que de outras mídias, como por exemplo HDs. O problema é que sempre é necessário ter mais de uma cópia dessas fitas para melhor segurança, pois as fitas não são relativamente confiáveis. Portanto, se a utilização não for em grande quantidade não vale a pena a utilização de fitas para armazenamento de dados. O modelo que mais se destaca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com