TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balança quimica analitica quantitativa

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 13

BALANÇAS ANALÍTICA E SEMI ANALÍTICAS

Antes de começar a falar em balanças temos que compreender dos termos fundamentais: peso e massa. Por causa do senso comum muitas vezes eles são usados com o mesmo significado. Porem a massa de um corpo é uma grandeza física fundamental, ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado. Ela também é a origem da força gravitacional atuante sobre os corpos no Universo e sua unidade no sistema internacional de unidades (SI) é o quilograma (Kg). O peso por outro lado é a força gravitacional sofrida por um corpo na vizinhança de um planeta ou de outro corpo celeste de massa significativa. O peso é uma grandeza vetorial, portanto apresenta intensidade, direção e sentido e sua unidade no SI é o newton (N). Na análise quantitativa o interesse recai na quantidade de matéria contida no corpo, ou seja, sua massa. A balança, estritamente, determina massa e não peso.

  • Princípios básicos de funcionamento de uma balança

A pesagem é a operação empregada pela balança. Ela é realizada através da comparação direta entre dois objetos, um de massa desconhecida e outro de massa conhecida. A balança nada mais é que uma alavanca, pois ela funciona como uma barra rígida que se move em torno de um ponto sendo  suportado por um ponto de apoio.

A balança mecânica tem um travessão rígido e um ponto de apoio no centro, onde há a ligação de um fiel (haste oscilante), na qual a ponta percorre uma escala graduada. O travessão é dividido em  dois braços e em cada extremidade existe um prisma que sustenta os pratos da balança.

  • Balança de dois pratos

Há relatos que a balança de dois pratos tenha se originado no Egito Antigo e por aproximadamente 40 séculos ela tenha tido essa característica.

Na antiguidade a balança tinha como objetivo principal em diversos povos a área comercial e econômica. Porem em algumas civilizações ela também tinha uma associação subjetiva no campo místico. Um exemplo é encontrado na cultura do Antigo Egito, mas precisamente no “Livro dos Mortos”, onde simbolicamente representava a pesagem do coração do morto contra o peso da verdade. Dependendo das culpas que o morto carregava, ela tanto poderia pender para o coração que significava condenação da alma, quanto para a pena que representava a felicidade eterna. Ainda no campo místico, hoje o simbolo da balança é muito conhecido como a representação do signo de Libra, pois para os babilônios a balança representava a igualdade entre o dia e a noite, e como a constelação de Libra tem o sol presente no equinócio de Outono que é quando o dia e a noite tem igual duração, o signo ficou representado por uma balança.

     

    Durante aproximadamente 30 séculos os modelos de balanças tiveram poucas variações, isso porque sempre houve praticamente o mesmo emprego a elas no decorrer desse tempo. A tecnologia utilizada nas balanças só começou a se modernizar com o advento da iatroquímica que é a percursora da química médica, isso em torno do século XVI, pois se tornou intensa o uso de substâncias venenosas na composição de medicamentos, com isso se tornou necessária uma pesagem mais rigorosa.

Com o renascimento da tecnologia química a inserção do uso da balança e o seu rigor tomou forma acarretando as primeiras grandes obras nessa área. Nesse período já se sabia que determinadas matérias-primas não se podiam fabricar em quantidades excessivas em um produto quando se tratava de economia, era preciso reagir quantidades determinadas exatas.

Georgius Agricola (1494-1555) na sua principal obra, “De Re Metallica” (1556), deu grande importância a balança, mencionando três tipos. A primeira era destinada à pesagem bruta de fundentes, cimento ou chumbo; a segunda, mais sensível que a primeira, era usada para pesar o minério ou o metal a serem analisados. A terceira por sua vez dentro de uma vitrina, era a mais sensível de todas e era utilizada para a determinação da massa do produto resultante da copelação (método muito utilizado e muito preciso para determinar a pureza do ouro).    

No principio do século XIX a balança sofreu uma importante transformação estrutural. Nela o travessão deixou de se ligar diretamente à haste da balança e passou a repousar sobre o cutelo (apoio triangular). Apesar da evolução técnica estagnar novamente a balança teve um grande crescimento de usual  na Química, já que a determinação de massas estava muito ligada a descoberta de leis ponderais e de novos elementos químicos. Nesse período já se usava uma afirmação que se usa até nos dias de hoje: “toda operação química de precisão começa e termina na balança”.

Em 1870, Florenz Sartorius (1846-1882), desenvolveu uma balança extremamente leve, de braços curtos e com uma caixa de vidro montada na sua própria estrutura. Com isso as balanças começaram a figurar nos catálogos mas foi só em 1895 que se verificou uma grande diversificação de modelos.

No fim do século XIX houve a incorporação definitiva da balança em todos os domínios da  química, desde o ensino até a utilização industrial. Nessa época existiam a fabricação de dois modelos de balanças de dois pratos: as chamadas balanças de mesa ou de bancada, destinadas à pesagem de líquidos corrosivos e sólidos que atacavam a balança analítica e as balanças analíticas, encerradas em caixas de vidro e madeira (eventualmente, metal), e muitas vezes colocadas em salas separadas, à parte do ambiente de laboratório.

No início do século XX houve uma popularização do uso do cavaleiro sobre uma escala montada a cima do travessão da balança. O uso do cavaleiro dispensou o uso de pesos extremamente pequenos que eram difíceis de serem fabricados.

  • Balança de um prato

As balanças de um prato tornaram-se conhecidas a partir de 1946, pois ela foi introduzida no mercado científico que se expandia rapidamente com o fim da 2ª Guerra Mundial. Na balança de um prato o segundo prato foi substituído por um contrapeso. Ao se colocar um objeto sobre o prato os pesos colocados sobre o eixo da balança são retirados para compensar a massa do objeto. A pesagem se completa quando o travessão estiver novamente na posição de repouso. A leitura do descolamento do travessão é feita através de uma escala ótica calibrada que permite a leitura de valores inferiores a 100mg. Este modelo de balança ainda está em uso em vários laboratórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com