TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banner para trabalho científico - Grafeno

Por:   •  3/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

A UTILIZAÇÃO DO GRAFENO COMO TRATAMENTO TÉRMICO NOS ROLOS DO LINGOTAMENTO CONTÍNUO.

Geraldo A. Vieira Junior (Eng. de Produção AEMS)

INTRODUÇÃO

Visando o alto desgaste dos rolos no lingotamento contínuo devido a alta temperatura das chapas e a forte pressão efetuada pelos rolos, este trabalho vem apresentar o tratamento térmico utilizando o Grafeno como forma de preservar a estrutura e reduzir custos com a manutenção.

OBJETIVO

  • Minimizar custos com equipamento sobressalentes.
  • Minimizar custos com H/h de manutenção.
  • Aumentar a produtividade.
  • Reduzir o tempo de equipamento parado.

METODOLOGIA

O trabalho utiliza metodologia explicativa, pois trata-se de um trabalho acadêmico visando a redução de gastos e melhora de produção no Lingotamento Contínuo das Siderúrgicas.

RESULTADO

Como resultado parcial, entende se que o tratamento térmico com o grafeno pode ser utilizado nos principais equipamentos da indústria siderúrgica, química, celulose, automobilística, entre outras. O grafeno também é utilizado em muitos outros setores da indústria nacional como montagem de chips eletrônicos, fabricação de camisinhas, telas de smartphone entre outros seguimentos. O grafeno tem aproximadamente 100 vezes mais resistência mecânica que o aço, além da alta condutibilidade térmica e elétrica devido a sua estrutura molecular hexagonal plana quase perfeita. Entende se que o tratamento térmico utilizando a folha de grafeno como material base e aplicando sobre a estrutura dos rolos, a indústria siderúrgica pode atingir os objetivos propostos. Seria necessário como estrutura um forno de indução onde o rolo em aço carbono pudesse ser aquecido para receber a folha de grafeno. Um desafio ou ponto de estudo, seria como reduzir a característica de transmissor térmico que o grafeno possui.

CONCLUSÃO

Baseando se no estudo apresentado, pode-se tirar como conclusão que a simples aplicação do grafeno pode reduzir os custos de manutenção das siderúrgicas, tornando o aço brasileiro mais competitivo no mercado nacional e internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com