TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barra de Proteção e Controle de Potencia

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

DEPARTAMENTO DE ELETROTÉCNICA SEMA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

LUCAS

SILVIO IASCZCZAKI GORDIA

RELATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL

BARRA DE PROTEÇÃO COM - SCR

CONTROLE DE POTÊNCIA COM TRIAC

SÃO MATEUS DO SUL

2014

LUCAS

SILVIO IASCZCZAKI GORDIA

RELATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL

 BARRA DE PROTEÇÃO COM - SCR

CONTROLE DE POTÊNCIA COM TRIAC

Relatório referente aos experimentos realizados em aula na disciplina de eletrônica industrial no laboratório de eletrotécnica do sema.

Prof. Luiz Cézar Tosin.

SÃO MATEUS DO SUL

2014

1.Objetivo

1.1Circuito – (1)

    Esta atividade de laboratório tem como objetivo montar um circuito de barra de proteção ou seja, um circuito que tem por finalidade indicar e proteger outros circuitos eletrônicos que não podem receber sobre tensão.

1.2Circuito – (2)

    O circuito (2) tem como objetivo fazer o controle de potência de uma lâmpada com triac, para entender melhor o funcionamento desse componente eletrônico e também entender como e feito o controle de altas potências com circuitos eletrônicos, observar o comportamento dos componentes dentro do circuito, observar as formas de onda, e entender quais as vantagens e desvantagens desse circuito no controle de potências.

2.Material utilizado

2.1Circuito – (1)

1 diodo zener de 5,1V

1 resistor de 100Ω

1 resistor de 220Ω

1 SCR TIC 106 = MAC 8 MG

1 LED vermelho

Uma fonte Vcc

Protoboard

Alicate

Fio

Multimetro

2.2Circuito – (2)

1 Resistor de 1KΩ

1 Potênciometro de 100KΩ linear

1 Capacitor de 1µF

1diac de 35V

1 Triac 226

1 Plug macho

1 Soquete para lâmpada

1 Lampada 25W

Fio

Osciloscópio

Multimêtro

3.Procedimento

3.1Procedimento circuito – (1)

    Montamos o circuito no protoboard com o diodo zener ligado invertido, e em serie com o diodo, uma resistência de 100Ω os quais estão ligados ao gatilho do SCR, ligamos também uma resistência de 220Ω no anodo do SCR e no terminal katodo do SCR um LED vermelho o qual está ligado ao terra da fonte e os mesmos em paralelo com o diodo zener e o resistor de 100Ω, como podemos ver no circuito abaixo:

    Ligamos o circuito em uma fonte Vcc inicialmente com 5V aumentamos o valor da fonte ate o SCR entrar em condução. Medimos a tensão de saída Vout com SCR em corte e com SCR em condução, medimos também a tensão entre anodo e katodo do SCR com o mesmo em corte e em condução.

3.2Procedimento circuito – (2)

    Montamos no protoboard o resistor de 1KΩ em serie com o potenciômetro e o capacitor e entre o potenciômetro e o capacitor conectamos o diac o qual esta ligado no gatilho do triac este o circuito montado no protoboard, e em paralelo com o circuito mas fora do protoboard ligamos uma lâmpada de 25W a qual está ligada no anodo do triac e o katodo do triac ligamos ao capacitor e a fonte VAC, como podemos observar no circuito logo abaixo:

    Ligamos o circuito em uma fonte de 127V, medimos as tensões CA na lâmpada com multímetro nas seguintes posições do potenciômetro: 0%; 25%; 50%; 75%; 100%. E observamos as tensões na lâmpada medidas no osciloscópio com SCR em comdução100%, e com SCR em corte 0%, observamos no osciloscópio, valor de pico, amplitude, valor de pico a pico. Observamos também as formas de onda vistas no osciloscópio para as posições, 0%,25%, 50%, 75%,100%.

4.Comclusão

4.1Comclusão circuito – (1)

     Observamos que ao medir a tensão de saída ou seja o Vout, com SCR em corte e com SCR em condução, a tensão sempre será a mesma da fonte pois o circuito e paralelo. Medimos também a tensão entre anodo e catodo do SCR, e observamos que com SCR em corte a tensão entre anodo e catodo do SCR a VAK= 1,14V portanto chegamos a seguinte conclusão, que se tivermos uma tensão da fonte igual a 8,8V o SCR entra em corte e para de conduzir. Já com SCR em condução a tensão entre anodo e catodo VAK=0,92V portanto precisamos ter uma tensão de 9,0V na fonte para o SCR conduzir e zerar a tensão entre anodo e catodo do SCR. Tivemos também outra observação muito importante no circuito que ao adicionarmos um LED no circuito criamos um componente novo na atuação da barra portanto temos mais uma junção P N o que resulta em mais 0,7V no valor de tensão de atuação da barra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com