TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beneficiamento Têxtil

Por:   •  18/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Aula prática: visita à SINTEX TINTURARIA INDUSTRIAL LTDA

Capacidade produtiva mensal: 350 toneladas.

Ao adentrar na indústria são perceptivas as seguintes etapas de seu processo:

O almoxarifado tem como finalidade armazenar a malha crua que vai ser tingida e aquelas que sofreram possíveis defeitos e controlar o estoque (entrada, quantidade, armazenagem e controle de uso). A Sintex tem como matéria prima o algodão (que tem cor caracterizada conforme a região que foi plantada, sendo assim, quanto mais perto da praia mais creme será sua cor), poliéster e a poliamida. Cada rolo de tecido possui cerca de 17,6 kg.

Após o almoxarifado, os tecidos vão para um setor denominado “Revisão dos Tecidos” que, como o próprio nome já diz, é onde acontece a verificação que tem como critério de revisão a percepção de falhas, rasgos ou manchas, por exemplo. Neste local é dada a ordem de serviço e a finalidade desta que é obtida por meio de um código de barras contendo as informações da malha.

Antes de o tingimento ser autorizado, são realizados diversos testes com corantes no laboratório em menor escala. Essa etapa é de suma importância, pois dela sairá aprovação ou não do corante, se ele é apto para aquele tipo de malha e a quantidade correta necessária para atender a demanda.

As caldeiras são de enorme utilidade na indústria têxtil principalmente na parte de tingimento, secagem e alvejamento, através do calor fornecido pelo vapor de grande quantidade de água que, na maioria das vezes, é propiciado pela queima da madeira reflorestada, sendo esta, abastecida 24 horas por dia. A fumaça preta liberada por ela indica fuligem e a branca, vapor d’água.

As malhas chegam para serem tingidas e são submetidas tanto a processos químicos como físicos submetendo do tipo de fibra e de produto final que se quer ter. Essas malhas são colocadas em máquinas que realizam movimento de rotação banhando-as em altas temperaturas (depende de cada cor e fibra) durante um determinado tempo. Por exemplo, as cores escuras como azul marinho e preto, levam cerca de 12 horas para serem tingidas e as claras como amarela, o banho dura aproximadamente 9 horas. Algumas máquinas são mais altas, fazendo com que o produto fique mais esticado. Há diversos tipos de maquinas que são chamadas de 3 bocas, 2 bocas e 1 boca.

Os abridores de malhas possuem a finalidade de extrair o excesso de água das malhas após o tingimento ou lavagem, após esse processo, o tecido segue para secagem.

A secagem da malha é um processo realizado pela entrada do material na máquina que passa por uma estufa de alta temperatura dividida em três esteiras (cada uma com um nivel de secagem absorção de temperatura, secagem efetiva e tumblagem). Na saída, um campo de resfriamento evita a sublimação de determinados corantes. Esta etapa promove uma noção mais exata da gramatura do tecido.

A calandra tem como princípio de funcionamento a abertura dos tecidos aumentando a sua leveza, determinado sua largura para obter uma gramatura mais exata e por fim o enrolamento da malha já seca. Esse processo é feito por cilindros, paralelos girando os tecidos em alta pressão de forma que eles fiquem alisados, sem nenhum enrugamento.

A rama é uma das máquinas mais atuais que existe. Ela consiste em uma linha contínua por onde passa o tecido estirado, recebendo o corte nas laterais seguindo para a secagem e termofixação. Obtendo uma gramatura mais exata, a quantidade de material processado, o tempo de secagem e a sua velocidade, finalizando com o enrolamento do tecido já seco e pronto para ser comercializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com