TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE EFLUENTES DERIVADOS DO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO COURO.

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.645 Palavras (15 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEEVALE

DIEGO LUIS LUFT, DIEGO JACOBSEN, GILNEI MELZ E LUCAS GUSTAVO.

TRATAMENTO DE EFLUENTES DERIVADOS DO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO COURO.

NOVO HAMBURGO

2015

DIEGO LUIS LUFT, DIEGO JACOBSEN, GILNEI MELZ E LUCAS GUSTAVO.

TRATAMENTO DE EFLUENTES DERIVADOS DO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DO COURO.

Trabalho sobre o tratamento de efluentes derivados do processo de beneficiamento do couro apresentado à universidade Feevale, como requisito para obtenção de nota na disciplina de Engenharia do Meio Ambiente.

Prof. Lisiane Heinen Fernandes.

Novo Hamburgo

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre tratamento de efluentes derivados do processo de beneficiamento do couro. Primeira mente dando destaque ao processo de curtimento, explicando seus processos e etapas, da salga ao acabamento.

Após, daremos ênfase nos resíduos gerados a partir do curtimento, resíduos sólidos e líquidos. Assim como algumas formas de tratamentos mais usadas na indústria. Dando ênfase aos tipos de contaminações que pode ocorres, contaminação do solo, do ar e de efluentes. E mostraremos as formas mais adequadas de tratar os mesmos.

2 PROCESSOS DE CURTIMENTO DO COURO

Salga:

Em um curtume existem vários processos para o beneficiamento do couro, o processo normalmente se inicia com a salga, entre tanto grande parte dos curtumes já o recebem o mesmo salgado. Essa pele pode ficar durante muito tempo armazenado com o sal, ele conserva o couro e protege-o do tempo.

Bater o sal:

Quando a pele salgada chega ao curtume o primeiro processo a se fazer é bater o sal, adaptado recentemente pela indústria para obter uma menor  concentração de cloreto de sódio em seus efluentes. Esse sal é removido mecanicamente, para melhor padronização do remolho.

Pré - remolho:

A pele é colocada em um fulão com água para retirar parte das sujeiras, do sal e sofrer uma leve hidratação. Esse remolho é feito para umedecer a pele para ter um melhor descarne, tendo menos danos a pele.

Pré - descarne:

O pré descarne é feito em uma maquina descarneira, que tem como objetivo uma pré-eliminação dos materiais aderidos ao carnal, como tecido adiposo, tendo assim uma melhor penetração dos produtos químicos e a possibilidade de padronizar a ribeira.

Remolho:

É um processo de limpeza e reidratação da pele. Procura-se restabelecer o estado de pele fresca, extraído proteínas globulares, extrair matérias como sangue, sujeiras e esterco.

Depilação e caleiro:

A depilação e o caleiro são um processo para retirada do pêlo e da lã, epiderme, intumescer e reparar as fibras e fibrilas de colágeno, continuar o desengraxe que tem inicio no remolho. A consecução dos objetivos citados é fundamental para a obtenção de couros de qualidade, entretanto para peles em que se deseja preservar a epiderme e os pêlos ou a lã, devem-se empregar sistemas adequados de trabalho, sem depilação.

Descarne:

O descarne tem como objetivo eliminar os materiais aderidos ao couro (tecido subcutâneo e adiposo). Sua finalidade e facilitar a penetração dos produtos químicos aplicada nas etapas posteriores. Antes do descarne, a pele geralmente sofre recortes visando aparar e remover apêndices que não foram removidos no matadouro ou frigorífico.

Divisão:

 Logo após o descarne a pele é submetida à divisão em duas partes: Camada superior (flor), Camada inferior (raspa). Deve-se observar que há perda da espessura das camadas assim obtidas em etapas posteriores. Por esta razão, a espessura da divisão deve ser 25% maior que a desejada no material pronto.

Desencalagem:

Este processo remove as substâncias alcalinas depositadas ou quimicamente combinadas à pele. Na desencalagem, são utilizados agentes que reagem com a cal, dando origem a produtos de grande solubilidade facilmente removíveis por lavagem.

Purga:

A purga age sobre as peles retirando materiais queratinosos degradados, desdobrando gorduras em ácidos graxos e glicerol e decompondo fibroplastos. Na purga, enzimas proteolíticas limpam a pele dos restos de epiderme, pêlo e gordura, originando uma flor mais fina e sedosa.

Píquel:

O píquel tem por objetivo preparar as fibras colágenas para uma fácil penetração do cromo III. Para tal, o píquel deve acidificar a pele. A operação de píquel é muito importante para a etapa seguinte que é o curtimento.

Curtimento:

Nesta etapa, ocorre o aumento da estabilidade de todo o sistema do colagênio, diminui a capacidade de intumescimento do mesmo, aumenta a temperatura de retração e o couro é estabilizado face às enzimas e aos microrganismos. Devido à grande variedade de couros, é fácil supor que são muitos os tipos possíveis de curtimento existentes, sendo o mais utilizado o curtimento ao cromo.

Enxugamento e Rebaixamento:

O enxugamento é uma etapa mecânica que elimina o excesso de água para facilitar o rebaixamento do couro.

No rebaixamento, o couro passa por uma máquina que uniformiza a espessura do couro, esta etapa é conhecida por gerar uma elevada quantidade de resíduo sólido (farelo de wet-blue).

Acabamento:

Acabamento molhado ou recurtimento. O acabamento molhado ou recurtimento compreende as seguintes etapas:

Lavagem ácida (em couros curtidos com sais de cromo): para eliminação de depósitos dos sais presentes na superfície;

Neutralização: para ajustar o PH do couro e abrandar a sua carga catiônica;

Recurtimento: nesta etapa, definem-se parte das características físico-mecânicas, tais como maciez, elasticidade, enchimento e algumas características da flor, como: toque, tamanho do poro da flor, etc;

Tingimento: esta etapa é executada com o objetivo de melhorar o aspecto conferindo cor aos couros;

Engraxe: esta etapa influi, acentuadamente, em algumas características, tais como a resistência à tração e a impermeabilidade, maciez, flexibilidade, toque e elasticidade do couro.

Secagem e pré-acabamento:

Após o recurtimento, são realizadas etapas que envolvem a eliminação de água por ação mecânica e secagem, assim como etapas de pré-acabamento:

Máquina de enxugar e estirar: os couros são submetidos à operação de estiramento e enxugamento, visando abrir e alisar o couro e eliminar o excesso de água;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com