TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bicicleta Eletricidade, Bicicleta, Dínamo

Por:   •  28/9/2022  •  Artigo  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO[pic 1]

Esse trabalho apresenta a utilização da metodologia do uso de energia mecânica se transformando em energia elétrica. Bicicleta que pode ser utilizada como fonte de energia para carregador de aparelho celular, através do uso de um dínamo, ativando a energia mecânica com movimento das pedaladas, logo gerando energia elétrica. Com o aparelho celular fixado em um suporte no guidão, no qual o cabo do carregador é conectado no dínamo. Esse projeto é essencial para o meio tecnológico, ambiental, social e colabora no desenvolvimento econômico. 

- Palavras-Chave: Eletricidade, Bicicleta, Dínamo.

  1. INTRODUÇÃO 

A bicicleta é um meio de transporte que não emite gases poluentes na atmosfera, e é um meio de locomoção utilizado no mundo todo. Muitos vem adotando como um meio de transporte urbano, na alternativa de substituir o carro ou moto por conta do trânsito congestionado.  

Segundo Moreira W. a Prefeitura do Rio criou um grupo representado por nove órgãos do município que vai avaliar, identificar e criar projetos voltados para mobilidade urbana. A intensão é otimizar e aumentar o uso das ciclovias e propor a integração com os transportes coletivos. De acordo com a pesquisa realizada em 2018 pela CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) sobre o Impacto do uso de bicicletas no Rio, 36% das viagens que são feitas atualmente por ônibus, poderiam ser feitas por bicicletas.

Com isso, a ideia de criar mais um incentivo a população a utilizar a bicicleta como meio de locomoção, foi criado um protótipo de uma bicicleta que carrega o celular enquanto se realiza uma atividade física ou até mesmo como meio de transporte casa/trabalho, ou casa/escola.

  1. OBJETIVO

  1. Objetivo geral

Ajudar a reduzir nossa pegada de carbono e fornecer fontes de energia alternativas, renováveis ​​e acessíveis. E ainda contribuir para que as pessoas se exercitem mais, tendo uma melhor qualidade de vida, gastando menos.

  1. Objetivos específicos

Gerar energia elétrica com o uso do dínamo para carregar celular enquanto pedala.

 

Questão Problema 

Como podemos conciliar uma vida mais sustentável associando atividade física com a produção de energia inteligente?

Produzir eletricidade de forma sustentável é um dos grandes desafios para nossa geração, estudos mostraram que as soluções podem surgir das mais diversas formas e nas mais diversas proporções.

Cientistas e engenheiros vêm estudando para criar soluções de energia inteligentes para enfrentar as mudanças climáticas e reduzir a necessidade de combustíveis fósseis.

 O mais interessante é que estudos provam que uma pessoa gera em média de 100 a 150 watts de potência ao andar de bicicleta e, assim é possível produzir energia suficiente para alimentar as luzes em um espaço de 30 metros quadrados, apenas com as pedaladas.

Desse modo, é extremamente possível gerar energia biomecânica das pedaladas de uma bicicleta, que podem não só carregar nossos celulares enquanto estamos indo ao trabalho ou simplesmente fazendo um passeio no final de semana de bicicleta, como pode também gerar energia para as luzes de uma residência enquanto pedalamos em nossas esteiras ergométricas.

  1. DESCRIÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS  

O dínamo dispositivo capaz de gerar energia cinetica quando seu eixo externo é rotacionado. A corrente elétrica ocorre devido à geração de um campo magnético indutor e pode ser efetuada através de imãs permanentes (magnetos) ou eletroímãs (bobinas indutoras).

dínamo é composto por um imã fixo em um eixo móvel, onde ao redor possui uma bobina (fio condutor enrolado, constituindo um conjunto de espiras). Não existe contato físico entre a bobina e o imã.

No caso do dínamo de bicicleta, o movimento de rotação da roda é transferido para o eixo do dínamo, assim se torna um gerador de eletricidade, um aparelho que transforma Energia Mecânica em Energia Elétrica.

A voltagem gerada são 14,5 VCC, que é convertida para 115 Volts por um aparelho chamado de inversor de tensão, podendo assim energizar os eletrônicos residenciais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (261.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com