TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodigestores

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA

CLÁUDIA SOUZA OLIVEIRA XAVIER  5112792

KAIO CESAR MATILDES LEITE  5117574

GESTÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS:

TRABALHO 2 – BIODIGESTORES

        

UBERLÂNDIA-MG

2014

CLÁUDIA SOUZA OLIVEIRA XAVIER

KAIO CESAR MATILDES LEITE

GESTÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS:

TRABALHO 2  – BIODIGESTORES

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina Gestão de Recursos Energéticos, do 8º período, do curso de Engenharia Ambiental.

Professor: Vlamir Botelho Ferreira.

UBERLÂNDIA-MG

2014

RESUMO

Diante da realidade verificada nos últimos tempos em relação à utilização de recursos naturais mais comuns para geração de energia, e devido a necessidade e importância de se preservar, reduzir o consumo, não dependendo exclusivamente destas, será sempre interessante se optar por fontes alternativas de geração de energia. Existem hoje diversos tipos de tecnologias alternativas, uma das mais promissoras são as que dizem respeito ao aproveitamento de biomassa para geração de energia, proveniente da decomposição da matéria orgânica que libera dentre outros, o gás metano onde este é utilizado para vários fins. Levando em consideração essa idéia, eis que surge uma nova alternativa de geração de energia indicada em alguns casos, principalmente a propriedades rurais, onde há uma quantidade expressiva de matéria orgânica proveniente de dejetos de animais e vegetais, que são os Biodigestores, um equipamento que transforma o esterco de curral em gás (Biogás) inflamável, que pode substituir o gás de cozinha comprado em botijões (Gás Liquefeito de Petróleo ou GLP), que traz grandes vantagens na redução de custos, tornando-se viável para manter tanto no que diz respeito ao consumo doméstico como nos diversos meios de produção rural.

Palavras-chave: energia alternativa, biogás, biofertilizantes.  

SUMÁRIO

1    INTRODUÇÃO................................................................................... 4

2    BIODIGESTORES.............................................................................. 5

2.1        BIODIGESTORES MAIS UTILIZADOS NO BRASIL.......... 7

2.2        BIODIGESTOR MODELO CHINÊS.................................... 8

2.3        BIODIGESTOR MODELO INDIANO................................... 8

2.4        BIODIGESTOR MODELO CANADENSE............................ 8

3    CONCLUSÃO..................................................................................... 9

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................. 9

1    INTRODUÇÃO

Diante da realidade verificada nos últimos tempos em relação à utilização de recursos naturais mais comuns para geração de energia, tais como: derivados de petróleo, gás natural, carvão mineral, eólica, solar e hídrica, em que cada um possui seus pontos positivos e negativos, devido a importância de se preservar e reduzir o  consumo destas, além de reduzir as despesas pagas por estes recursos, será sempre necessário se optar por fontes alternativas, que sejam de preferência renováveis e que causem o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Levando em consideração essa idéia, eis que surge uma nova alternativa de geração de energia indicada em alguns casos, principalmente a propriedades rurais, onde há uma quantidade expressiva de matéria orgânica proveniente de dejetos de animais e vegetais, que são os Biodigestores.

Segundo dados do Balanço Energético Nacional referente ao ano de 2004, as principais fontes de energia para o consumo no segmento agropecuário foram óleo diesel (58%), lenha (26%), energia elétrica (15%) e outros (1%) (BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL, 2005). No triênio 2002-2004, dados oficiais disponíveis mostraram elevação dos preços pagos pela energia, pois os preços do óleo diesel apresentaram aumento de 41%, da lenha aumento de 52% e da energia elétrica aumento de 36%, em média, nesse período.

O impacto ambiental, social e econômico causado pelo aumento do custo de energia, sentido principalmente com maior intensidade no setor rural de baixa renda, em muitos casos torna-se inviável para manter tanto no que diz respeito ao consumo doméstico como nos diversos meios de produção rural, além agredir o meio ambiente com práticas de queima de derivados de petróleo, uso excessivo de energia elétrica e de certo modo influenciar na prática do desmatamento para obtenção de lenha vegetal. Neste sentido, torna-se de grande importância o uso de tecnologias para geração de energia com custos reduzidos e que seja limpa, proporcionando impactos socioeconômicos e ambientais positivos.

Existem hoje diversos tipos de tecnologias alternativas, uma das mais promissoras são as que dizem respeito ao aproveitamento de biomassa para geração de energia, proveniente da decomposição da matéria orgânica que libera o gás metano onde este é utilizado para vários fins. Estas tecnologias alternativas propicia o uso mais racional de recursos disponíveis na exploração agrícola, diminui a dependência de energia elétrica, reduz o custo da atividade, elevando-se assim o lucro obtido, os resíduos gerados no processo são utilizados como biofertilizantes, além de poupar o meio ambiente de impactos provenientes da liberação de metano pela decomposição da matéria orgânica, que contribui para o aumento do efeito estufa, também evitar possíveis problemas ligados à utilização de energia elétrica, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com