TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Biodigestor

Por:   •  18/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Introdução.................................3

Análise: Projeto Biodigestor, uma tecnologia sócia no PNHR........................................4

Conclusão.................................5

Referências...............................6

Introdução

O projeto Biodigestor é promovido pela Diaconia, uma organização de inspiração cristã com a união de onze igrejas e com o objetivo de criar uma entidade social que atuasse no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, em prol de pessoas e grupos de baixa renda, na qual não tem seus direitos respeitados.

As linhas estratégicas da Diaconia têm a intenção de fortalecer, aperfeiçoar e tornar mais eficaz a gestão institucional. Dessa forma o Projeto Biodigestor tem como objetivo divulgar a tecnologia social dos biodigestores, ou seja, promover métodos ou técnicas para solucionar problemas sociais desde que sejam de baixo custo, fácil de aplicar e comprovado socialmente. Com isso, esse projeto acontece a partir de 335 biodigestores em 23 municípios, nos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás.

Essa implantação ocorre com encontros nacionais e de mobilização da comunidade, com cursos de construção e visitas técnicas. Através disso, esse projeto se torna diferencial, já que apresenta uma gerência da produção de biogás, em que engloba os processos educativos ecológicos.

Análise: Projeto Biodigestor, uma tecnologia social no PNHR

O Projeto do Biodigestor está inserido no conceito de justiça que apresenta atos certos e ações moralmente boas na qual o primeiro está relacionado ao exterior do ato, estando apropriado de acordo com a situação, ou seja, inserindo biodigestor em um local com difícil acesso à reciclagem. No segundo obtém o interior do ato em que a ação deve ser moralmente boa, já que atuam em função de auxílio ao próximo.

“Os antigos gregos, mais notadamente Platão e Aristóteles, criam que a justiça envolvesse sempre dar as pessoas seus devidos direitos” (NASH, Ronald H. Questões Ultimas da Vida: uma introdução à filosofia. São Paulo: Cultura Cristã, 2008, p.p. 392), com isso introduzimos o sentido da justiça entrelaçado com o Projeto Biodigestor.

Partindo para a justiça particular, ou seja, relacionado com situações particulares da vida, sua definição está no reconhecimento do direito igual de cada um. Entre um de seus princípios tem-se a justiça distributiva, também chamada de justiça social, revela o compartilhamento de bens e responsabilidades pelos seres humanos, na qual está incluído o compromisso de melhoria do meio ambiente, trazendo para todos uma melhoria na qualidade do ar e uma geração de uma fonte de energia renovável, biogás.

Tudo que o ser humano faz é importante, assim como o tipo de pessoa que ele se torna, fazendo parte da virtude ética. A Diaconia, entidade promovedora do Projeto Biodigestor, possui uma virtude que atua na composição do caráter do projeto, a qual está associada a capacidade de proporcionar a mobilização social no processo de construção da produção de biogás.

O projeto do biodigestor é baseado nos princípios morais religiosos cristãos por envolverem diferentes igrejas, redes e grupos religiosos dispostos a intervirem nas melhorias sociais e de políticas públicas ligadas aos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESCAs), destacando a soberania, segurança alimentar e hídrica, geração de trabalho e renda, direitos da criança e do adolescente, entre outros. Estes princípios são inseridos no projeto de forma direta e indiretamente, através de prescrições morais especificas. As regras são responsáveis pelo desenvolvimento de um “espirito de solidariedade” e de uma comunidade organizada, por meio de medidas que procuram solucionar problemas sócias. Um exemplo disso é o aproveitamento do ecossistema de forma inteligente com a produção de um gás que não polui o meio ambiente e mais barato, possibilitando a economia de famílias rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com