TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Briga Entre Empreendedores e Moradores da Operação Isidora

Por:   •  19/9/2018  •  Artigo  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Briga Entre Empreendedores e Moradores da Operação Isidora

Carlos Henrique R. Santos, Guilherme Rodrigues Franco, Gustavo Martins Fiuza, João Gustavo R. do Carmo Leroy, Rafael Reymão N. Campomizzi, Vitor Cardoso B. da Silveira, William Li.

Resumo. Os textos "Especulação imobiliária engole última área verde da cidade" (Gabriel Bonis,2012) e  "Ocupação Izidora: o despejo fica mais próximo" (Laura de las Casas,2016), falam sobre a construção de um novo bairro, que terá em torno de 7 mil habitações do Programa Minha Casa Minha Vida para as classes baixas, na ultima area verde na cidade de Belo Horizonte, que está ocupada por cerca de 30 mil pessoas que resistem à uma desocupação em uma area que tornará um lugar de empreendimento imoboliário.

Palavras chave. Especulação imobiliária, operação Isidoro, desocupação, despejo.

Discussão.

        Os textos "Especulação imobiliária engole última área verde da cidade" (Gabriel Bonis, 2012) e  "Ocupação Izidora: o despejo fica mais próximo" (Laura de las Casas, 2016), mostram a batalha de 30 mil pessoas que resistem à uma desocupação em uma area que se tornará um empreendimento imobiliário. A área apesar de ser um terreno privado, esta sendo ocupada por cerca de 8 mil familias que reclamam seus direitos socias,  mesmo assim a prefeitura criou uma facilidade jurídica para que o empreendimento fosse viabilisado.

        O terreno possui uma vasta área de floresta que pertence à Mata Atlântica e a prefeitura defende que não haverá perda de área verde e garante a preservação do local. A construção do bairro, chamada de Granja Wernek, será beneficiada por ser proxima da Cidade Administrativa e se relaciona com a Copa do Mundo de 2014 pois o grupo deve entregar, por 150 dias 3 mil abrigações em formato de hoteis para os turistas que virão durante o evento, porém segundo Laura de las Casas (2016) o projeto é destinado à construção de unidades habitacionais do  programa Minha Casa Minha Vida.

        Apesar de toda esse empenho da prefeitura e empreendedores não está havendo uma comunicação com os moradores, que vivem sob o medo e a aflição do despejo, que até o momento não foi publicada como ocorrera.

         

Referencias.

http://www.cartacapital.com.br/politica/especulacao-imobiliaria-engole-ultima-area-verde-da-cidade

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/ocupacao-izidora-o-despejo-fica-mais-proximo

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com