TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bruno Correa Plano de trabalho

Por:   •  14/4/2019  •  Seminário  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Bruno Correa Pereira

RA: 21027815

PROJETO DE PESQUISA

PRÁTICAS EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES

“A crise brasileira de 2014: um estudo sobre seus impactos nas empresas nacionais”

.

Profa. Dra. Camila C. N. Dias

 

Tema

O tema deste trabalho será a análise comparativa entre setores dos efeitos da crise econômica brasileira de 2014 sobre o valor de mercado das companhias de capital aberto.

Justificativa

Após a concretização da crise econômica de 2014, muito se debateu sobre o tema, buscando encontrar as questões que a causaram e as que a aprofundaram. Além disso, muito se foi discutido sobre o efeito nos indicadores macroeconômicos, tais como o PIB, a taxa cambial do Real, a inflação, etc.

Porém, nesta análise já realizada pouco foi discutido sobre o efeito concreto desta crise nas grandes empresas dos diversos setores da economia brasileira, existindo poucos materiais que evidenciam a correlação entre a alteração causada nos indicadores macroeconômicos e o efeito no valor de mercado destas empresas.

Desta forma, a partir da teoria econométrica e se valendo de conceitos de finanças corporativas, este trabalho visa encontrar estas correlações, o que gerará uma visão mais clara e assertiva para compreender o efeito e com isso fornecer insumos para soluções específicas a cada um dos setores apresentados no trabalho.

Problema

Diante da problemática de recorrentes crises econômicas, faz-se necessário compreender quais os impactos delas na geração de riqueza dos países. Ou seja, é necessário além de entender as reverberações dessas crises no plano das flutuações dos indicadores econômicos o efeito gerado nas empresas do país, uma vez estas possuem significativa importância na geração de riqueza para os países.

O grande problema que se pretende ajudar na solução neste trabalho é o do distanciamento dos estudos realizados sobre o impacto das crises econômicas em relação a como elas afetam a valoração de empresas, uma vez que isto gera uma grande falta de preparo das companhias para estes cenários, podendo na maioria dos casos até mesmo aprofundar os seus efeitos.

Objetivo

        A falta de conhecimento específico acerca de comportamentos normais em épocas de crises no âmbito de empresas já as fez repetir por diversas vezes na história erros que aprofundam o efeito perverso dessas, como por exemplo, empresas exportadoras que se protegem contra flutuações de moeda estrangeira em períodos de crise, mas, por falta de conhecimento, não se posicionam adequadamente nas posições de juros. Por outro, tem-se uma literatura muito bem fundamentada acerca de como estas crises impactam a economia de maneira macroeconômica, ou seja, em uma visão mais geral que, apesar de conter grande importância para o conhecimento da influência de crises econômicas, não explica em sua totalidade o efeito destas nas companhias de maneira especifica.

        Neste cenário, este trabalho objetiva o desenvolvimento de índices e correlações que permitam aos diferentes setores econômicos uma melhor análise e entendimento do efeito das sistêmicas crises econômicas em suas atividades. Estes indicadores serão: os β’s de correlação entre variações na taxa cambial do dólar em períodos de crise e o valor da ação das empresas, os β’s de correlação entre a variação da inflação e o valor da ação das empresas e os β’s de correlação entre as variações na taxa de juros em períodos de crise e o valor da ação das empresas. Com isso, espera-se ajudar na tomada de decisão das firmas nestes cenários, uma vez que com os efeitos conhecidos serão definidas melhores estratégias a fim de superá-los.

Hipóteses

        Para este trabalho três hipóteses serão adotadas. A primeira é a de que os diferentes setores da economia não são impactados de maneira igual quando expostos a variações nos indicadores macroeconômicos advindas de crises econômicas, uma vez que cada setor possui uma particularidade que causa um maior ou menor impacto destes.

        A segunda hipótese adotada será a de que é possível explicar estes impactos através de índices e correlações entre o preço das ações das empresas, ou seja, o seu valor de mercado, e os índices econômicos afetados por crises econômicas, tais como, IPCA, cotação do dólar e o PIB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com