TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Building Information Modeling Integrado à Construção Civil

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Federal de Pernambuco[pic 1]

Centro Acadêmico do Agreste

Núcleo de Tecnologia

Departamento de Engenharia de Produção

O Uso da Tecnologia BIM – Building Information Modeling Integrado à Construção Civil

Caruaru - 2017

Universidade Federal de Pernambuco[pic 2]

Centro Acadêmico do Agreste

Núcleo de Tecnologia

Departamento de Engenharia de Produção

O Uso da Tecnologia BIM – Building Information Modeling Integrado à Construção Civil

Aline Maria da Silva

Caruaru – 2017

  1. Introdução

 

         Gerenciar projetos nunca foi uma tarefa fácil nem simples, ação considerada por alguns como um desafio, exige mais do que habilidades e técnicas. A coordenação eficaz e eficiente de recursos como pessoas, materiais, equipamentos entre outros requer mais do que esforços pessoais, e estes estão relacionados diretamente com o sucesso de um projeto.

          No setor da construção civil, a grande maioria das empresas executa mais de um empreendimento ao mesmo tempo. Se já não é fácil trabalhar com os diversos recursos de um único projeto, imagina trabalhar de forma integrada com vários projetos de uma obra de edificação. De acordo com Cooper, Edgett e Kleinschmidt (2001), o gerenciamento de múltiplos projetos é um processo dinâmico, em que os empreendimentos ativos são constantemente revistos e modificados, e novas iniciativas são avaliadas, selecionadas e priorizadas.

          Devido a ações como as citadas acima maioria dos projetos deste cenário apresentam falhas no fluxo de informação, podendo afirmar que este tipo de falha pode implicar e prejudicar diretamente o desenvolvimento físico e financeiro de obras se não for administrado corretamente. Entretanto, hoje existem vários recursos e ferramentas tecnológicas disponíveis, capazes de auxiliar e melhorar os processos de fluxos de informações nos projetos.

         Neste trabalho apresentarei uma dessas tecnologias que podem impactar diretamente na forma de gerenciar projetos da construção civil. Conhecida como BIM (Building Information Modeling), a mesma é uma tecnologia que oferece uma plataforma versátil onde integra todas as partes dos projetos envolvidos, integração essa que ocorre em um mesmo modelo central, onde cada equipe pode alterar apenas seu escopo, cortando a etapa de compatibilização e evitando adequações posteriores. O trabalho apresentará a seguir conceito, evolução, benefícios, utilização em orçamentos e todas as propriedades que o BIM pode oferece.

  1. Building Information Modeling (BIM)

          O BIM é um software de bases de dados, em formato digital, de todos os aspectos a considerar na edificação de um projeto, permitindo a criação de um modelo visual em 3D ou mais dimensões, facilitando a visualização do resultado final do projeto em estudo. Ou seja, o BIM nada mais é do que a construção de um modelo virtual preciso, contendo dados relevantes e necessários para dar suporte à construção e incorporando funções necessárias para o ciclo de vida de uma edificação. A tecnologia não é um software que trabalha isolado, ele é composto por um switch de aplicativos que atende a várias disciplinas, mas seu conceito pode ser resumido como uma nova forma de entender, gerenciar e produzir projetos. (Chaves, Castro, Figueiredo, 2015).

 O mesmo permite a formação de um banco de dados do objeto de projeto em um mesmo arquivo eletrônico, que é acessível às equipes envolvidas em todas as fases da cadeia produtiva da construção civil e industrial nas áreas de planejamento, projeto, orçamento, construção, suprimentos, comissionamento, operação e manutenção.

         Quando se modela em BIM, todas as etapas de uma construção são integradas, não são feitos cortes e elevações separadas e desconectados, mas sim um modelo que integra todas as informações relevantes. Esta ferramenta veio para abrir o caminho de uma comunicação mais fácil, completa e precisa entre os vários especialistas envolvidos num projeto (arquitetos, engenheiros, empreiteiros, proprietários...). Com isto, todos envolvidos no processo de construção podem visualizar o modelo de diferentes perspectivas (tendo em conta a sua especialização), acrescentar ou modificar informações a tempo real e muitas outras funções sem terem a necessidade de converter ficheiros ou haver contato interpessoal entre profissionais.

[pic 3]

Figura 1: funções do BIM.

  1. A Evolução do BIM

         Quando se vai estudar a evolução do BIM não será incomum ver essa tecnologia como uma evolução do CAD. Esta evolução é mais que uma simples mudança da forma de estruturação de um projeto, vai além e aparece com necessidade de uma representação mais rigorosa e detalhada dos pontos de construção de uma obra.

      Foi durante o início dos anos 70 que surgia os primeiros modelos de projetos em 2D para auxiliar projetistas envolvidos em obras da construção civil. Nesta época não havia integração nem muito menos colaboração entre os diferentes profissionais envolvidos num projeto, sendo um processo individual reservado aos projetistas.    

             Porém com a evolução da computação, profissionais desta área começaram a proporcionar ferramentas que aperfeiçoavam cada vez mais os métodos de elaboração dos projetos. Durante o inicio dos anos 80 já se via a comercialização de alguns softwares, porém nessa época a forma de se projetar utilizando computação gráfica, limitava-se ao 2D. Foi então que nos anos 90 iniciava-se uso de softwares que possibilitavam a elaboração de projetos em 3D e em maquetes eletrônicas.

      Depois da década de 90, novos estudos e pesquisas eram realizado, software foram desenvolvidos, e a partir disto começaram a desenvolver plataformas que pudessem melhorar o fluxo de informações dentro dos projetos. Essas informações tornaram-se não apenas desejável, mas também uma necessidade para se trabalhar de forma integrada evitandos formas de trabalho unidirecionais, como estava acontecendo até então. Em meio a todas essas necessidades, surgia então O BIM, uma tecnologia que ia além de um simples modelo de evolução de desenhos, uma nova forma de abordar o planejamento dos empreendimentos da construção civil.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (293.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com