TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA E ESTRUTURA DE CLASSIFICAÇÃO DE USO BIM Building Information Modeling (BIM) foi definido como “o

Por:   •  18/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 12

OS USOS DO BIM

SOFIA RIBEIRO TOMÉ HENRIQUES

FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

INTRODUÇÃO

Este documento apresenta um sistema para a classificação dos Usos do BIM. Este sistema de classificação fornece uma linguagem comum para os Usos da Building Information Modeling (ou Usos BIM) que pode ser aproveitado para comunicar o propósito e o contexto precisos da implementação do BIM numa instalação de capital projeto. Um Uso BIM é definido como um método de aplicação da Modelagem de Informações da Construção durante a ciclo de vida para atingir um ou mais objetivos específicos.

SISTEMA E ESTRUTURA DE CLASSIFICAÇÃO DE USO BIM

Building Information Modeling (BIM) foi definido como “o ato de criar um modelo eletrônico de um facilidade para fins de visualização, análise de engenharia, análise de conflitos, verificação de critérios de código, custo engenharia, produto as-built, orçamento e muitos outros propósitos.”4 Para promover uma melhor comunicação

dentro da indústria, é importante definir uma linguagem consistente para descrever o uso focado do BIM em um projeto de facilidade de capital. Um uso BIM pode ser definido como “um método de aplicação de informações de construção Modelagem durante o ciclo de vida de uma instalação para atingir um ou mais objetivos específicos.” Os usos do BIM podem ser classificados principalmente com base no propósito de implementação do BIM ao longo da vida de um instalação. Além do propósito em si, várias outras características podem ser definidas para identificar e comunicar um uso BIM. Esses propósitos e características (veja a Figura 1-1) podem ser definido em vários níveis, dependendo do nível de especificidade exigido para diferentes aplicações do Usos.[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

O Propósito de Uso BIM comunica o objetivo principal de implementar o Uso BIM. O uso do BIM, Os propósitos, mostrados na Figura 1-2, se enquadram em cinco categorias principais: coletar, gerar, analisar, comunicar, e perceber. Destas categorias primárias existem inúmeras  subcategorias que especificam ainda mais o propósito do uso do BIM.

[pic 13]

As características de uso do BIM permitem que o usuário defina ainda mais o uso do BIM com base na facilidade e atributos do projeto: elemento da instalação, fase da instalação, disciplina e nível de desenvolvimento. Ao determinar Com esses fatores, conforme mostrado na Tabela 1-1, um uso BIM específico pode então passar para uma abordagem específica. [pic 14]

2. FINALIDADES E OBJETIVOS DO BIM

O Sistema de Classificação de Usos BIM categoriza os Usos BIM principalmente pela finalidade e objetivo de o Uso BIM. Um propósito de uso BIM é o objetivo específico a ser alcançado ao aplicar o Building Modelagem da Informação durante a vida de uma instalação. Os propósitos e objetivos para a implementação de um uso BIM, como mostrado na Tabela 2-1, são divididos em cinco categorias principais e 18 subcategorias.

[pic 15]

Esses Propósitos foram desenvolvidos por meio de uma extensa revisão dos recursos disponíveis. Os propósitos foram em seguida, agrupados e selecionados os Objetivos mais abrangentes e aplicáveis. Esses termos foram

em seguida, validado por meio de um processo detalhado de análise da indústria.

Cada finalidade é definida usando o termo de finalidade, um objetivo, sinônimos e uma descrição (consulte a Tabela 2-2).

[pic 16]

2.1. REUNIR

O BIM é frequentemente usado para coletar informações sobre uma instalação em várias fases durante a vida de uma instalação. Seja para contar a quantidade específica de um elemento ou determinar o status atual de um elemento da instalação para gerenciar adequadamente esse ativo, o uso do BIM pode ajudar muito nesse esforço. Esses sub propósitos de Usos BIM incluem: Qualificação, Monitoramento, Captura e Quantificação. Neste objetivo principal de Usos BIM, o autor está coletando, reunindo e organizando informações sobre a instalação. Este propósito de Usos BIM não determina o significado ou faz inferências sobre o significado das informações coletadas, mas está exclusivamente focado na coleta e organização das informações. Este é frequentemente o primeiro passo de uma série abrangente de processos BIM.

2.2. QUANTIFICAR

Neste propósito de Usos do BIM, o BIM é usado para contar ou coletar a quantidade de elementos específicos da instalação. Esse propósito é frequentemente usado como parte do processo de estimativa e previsão de custos. Durante a fase de projeto de uma instalação, as quantidades podem ser definidas amplamente, representadas por um intervalo e sujeitas a alterações. Na fase de construção, as quantidades tornam-se mais certas e na fase de operações, as quantidades de elementos podem ser facilmente calculadas, por exemplo. Por exemplo, a área de carpete a ser substituída ou o espaço vago disponível e locável, a área e as dimensões exatas devem ser conhecidas.

2.3. QUALIFICAR

Para esta finalidade de uso do BIM, o status de um elemento de instalação é rastreado. Isso inclui informações como: esse elemento existe dentro da instalação? Como está funcionando? Este propósito de uso do BIM rastreia os elementos da instalação ao longo do tempo. Por exemplo, em design, qual é o nível de desenvolvimento do elemento? Na construção, o elemento foi fabricado? Está instalado? Está danificado? Durante as operações, esta Finalidade de Uso BIM pode coletar informações de garantia do elemento e se o elemento está chegando ao fim de sua vida útil.

2.4. GERAR

Dentro do ciclo de vida de uma instalação, quase todas as disciplinas que interagem com a instalação gerarão informações sobre a instalação. Este propósito de Usos do BIM inclui aqueles em que o BIM é usado para criar ou criar informações sobre a instalação. Inclui prescrever, organizar e dimensionar elementos de instalações para vários níveis de desenvolvimento. Na fase de projeto, a equipe de projeto será a principal geradora de informações, enquanto na fase de construção, os subcontratados gerarão a maior parte das informações. Além disso, na fase de operações, essas informações podem ser geradas por aqueles que mantêm a instalação quando atualizam ou alteram essa instalação. Sempre que novas informações são criadas, modeladas ou criadas, elas são geradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (168.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com