TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bunge Estimula Colaboradores Através Da PLR

Trabalho Universitário: Bunge Estimula Colaboradores Através Da PLR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Bunge estimula colaboradores através da PLR

Quem chega à Bunge Alimentos - empresa com sede em Gaspar, Santa Catarina, observa que lá existem vários indicadores de que o time está realmente ganhando. Para se ter uma idéia, a companhia apresenta um crescimento na faixa dos 30% ao ano. E não são apenas os números que animam. O clima da companhia é informal e todos os sete mil colaboradores são convidados a superar contantes desafios. Mas, esse quadro positivo tem vários fatores que o ajudam a manter o comprometimento e a motivação dos colaboradores. Um deles é o Recompensar - um plano de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que foi implantado pela empresa em 1994. Ao instituir essa iniciativa, a empresa objetivou criar uma ferramenta de reconhecimento e recompensa aliada com os resultados que a empresa precisa atingir e estimular um método participativo de administração.

A Bunge Alimentos está presente no Brasil desde 1905. Atua na comercialização de soja, trigo, sorgo, girassol e semente de algodão. A empresa integra a corporação mundial Bunge Limited, fundada em 1808, na Holanda. Está presente em 16 Estados brasileiros, com unidades industriais, de armazenamento, moinhos, centro de distribuição, escritórios e terminais portuários. O faturamento anual gira em torno de 12 bilhões de reais e emprega cerca de sete mil profissionais. Na cadeira soja, produz: farelo, óleo degomado, óleo refinado especial para as indústrias e para o consumidor final, margarinas, maioneses e vários tipos de formulações de gorduras vegetais para as indústrias de alimentação.

O primeiro grande desafio da empresa, ao implantar o Recompensar, foi desenvolver um modelo conceitual que fosse adeqüado à realidade da empresa e que apresentasse diversas alternativas de remuneração variável estruturadas para direcionar os esforços de todos os funcionários, das diferentes áreas e níveis organizacionais, rumo aos objetivos estratégicos do negócio. A outra questão, de extrema importância, foi explicar aos gestores da organização a lógica do instrumento para que o mesmo pudesse ser usado de forma coerente.

"A participação efetiva de todos, em torno do programa, deveria ser amplamente estimulada e para isso, foram criadas e treinadas comissões de representatividade para fazer o elo entre as demandas da empresa e os desafios que os grupos de trabalho precisavam enfrentar", explica Eduardo Bertoldi de Salvo, gerente de Projetos e Planejamento de RH da Bunge Alimentos. Com essa ação, a empresa conseguiu a legitimidade do programa e esse, por sua vez, tornou-se um instrumento de apoio à gestão. Por essas razão, continua Salvo, o Recompensar está em constante melhoria e os seus usuários sempre propõem uma série de melhorias para adequá-lo à realidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com