TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Business Intelligence

Ensaios: Business Intelligence. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

que é Business Intelligence?

Business Intelligence é a entrega atempada de informação exacta e útil ao decisor, por forma a que este tome as decisões correctas para atingir os seus objectivos.

Adicionalmente, nos tempos mais recentes tem existido uma convergência com outra área, a Performance Management, que é o processo de definir a missão e estabelecer os objectivos, criar um plano ligado a esses objectivos e controlar a execução desse plano.

Ou seja, hoje em dia é vulgar chamar-se Business Intelligence à convergência destes dois conceitos.

Porque é necessário Business Intelligence?

Os sistemas informáticos de gestão tradicionais (ERPs) são o que se chama sistemas OLTP (Online Transaction Processing), e estão vocacionados para processar milhares de transacções o mais rapidamente possível. Procuram responder às necessidades operacionais e legais do dia a dia da empresa.

Ao serem concebidos e optimizados para desempenhar essa função, acabam por dar pouca importância a outras vertentes, como seja a capacidade de análise, a Estratégia da empresa, a optimização operacional. Tornam-se sistemas rápidos para o desempenhar das tarefas do dia a dia, mas lentos ou incapacitados para desempenhar tarefas de análise e gestão estratégica ou mesmo táctica.

É por isso que surgem os sistemas OLAP (Online Analytical Processing), que estão na base da maioria das soluções de Business Intelligence. Estes são sistemas que, baseando-se na informação produzida pelos sistemas OLTP tradicionais, a reorganizam para um formato no qual se torna possível analisar a informação agregada de forma muito mais rápida e sob muitas perspectivas diferentes. Essa capacidade permite ao gestor tomar conhecimento de realidades que antes se encontravam escondidas num mar de transacções. Permite adicionalmente avaliar de forma fácil a execução dos planos contra os objectivos previamente estabelecidos.

Conceitos Centrais

A informação recolhida do ERP (sistema de informação da empresa) é reorganizada e concentrada numa nova base de dados que se designa por Datamart. Este Datamart será actualizado regularmente com informação nova do ERP.

Aqui, a informação vai separar-se entre:

Dimensões, que são as características segundo as quais é possível analisar a informação. Produtos, Canais de Distribuição, Preços, Departamentos, Tempo são exemplos de Dimensões;

Medidas, que são as variáveis cuja realidade pode ser medida, como Vendas, Custos, Margens, Stocks…

Uma vez reorganizada a informação desta forma, torna-se possível para o utilizador cruzar quaisquer Dimensões, e saber como se agregam as Medidas segundo esse cruzamento, de forma quase instantânea. Pode por exemplo saber as Vendas por Produto ao longo do Tempo. Ou os Stocks por Canal de Distribuição. Ou as Vendas por Produto por Canal de Distribuição, ou qualquer outra combinação que faça sentido.

A Proposta Business Intelligence

Uma vez implementada uma solução de Business Intelligence, deverá ser possível à empresa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com