TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Business Magazine

Resenha: Business Magazine. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Em entrevista para Revista de Negócios (Blumenau) em 2004, o autor Fernando Dolabela disse que “O Brasil é empreendedor em termos quantitativos, mas é um empreendedorismo por necessidade”. Esta avaliação indica que:

Escolher uma resposta.

a. É preciso qualificar o empreendedorismo no Brasil, pois ainda existem muitos brasileiros que iniciam negócio próprio como alternativa ao desemprego, normalmente sem capacitação adequada.

b. A maioria dos empreendedores no Brasil possui boa capacitação e são empreendedores em série, tendo mais de um negócio, por isto o Brasil é um empreendedor em termos quantitativos.

c. Ao empreender por necessidade, o brasileiro demonstra que inicia um negócio próprio somente pela necessidade de satisfazer seu ego.

d. A necessidade no Brasil é de que se empreenda em grandes quantidades.

e. O fato de que o Brasil ocupa a 3ª colocação entre os países com maior número de empresas, indica que há um excelente desenvolvimento da atividade empreendedora no país.

Considerando o cenário atual e as mudanças na economia mundial, nos padrões de consumo e, consequentemente, no mercado de trabalho, é possível compreender um movimento em que algumas profissões deixam de existir e surgem outras, em resposta às novas demandas. Nesse sentido, podemos citar como exemplo, cargos como Gerente de Comunidade, que atua diretamente na comunicação com o consumidor por meio de redes sociais, função que há alguns anos atrás não existia. No entanto, Campos (2011, livro-texto) salienta que “analisar as tendências de mercado é relevante, mas perde o sentido se você não tiver realizado adequadamente sua autoavaliação, ponderando seus desejos e objetivos de vida com suas competências profissionais, no intuito de estabelecer metas reais de desenvolvimento e, consequentemente, aumentar sua empregabilidade”.

Leia as afirmativas abaixo, retiradas da discussão proposta, e escolha aquela que melhor expressa a ideia do texto.

Escolher uma resposta.

a. Além de novas profissões, vemos surgir novos tipos de trabalho como terceirizados, por projetos, de tempo parcial, à distância.

b. Segundo especialistas, alguns dos elementos da empregabilidade são: motivação, autoconfiança e comprometimento.

c. O autoconhecimento e a autoavaliação devem basear a escolha por ocupações emergentes ou por carreiras tradicionais.

d. As novas ocupações, como Organizador Pessoal e Corretores de Cabelo são possibilidades pouco ortodoxas de geração de renda.

e. Carreiras tradicionais, como Engenharia Civil, voltam a oferecer grande número de vagas e têm poucos profissionais disponíveis no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com