TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAE Desenho técnico

Exames: CAE Desenho técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

O Mercado competitivo dos dias de hoje, exige um produto com qualidade fiabilidade e durabilidade. Assim como, uma rápida resposta em termos de estudo e execução dos produtos.

O termo CAE designa um conjunto de técnicas que permitem a avaliação de aspectos de um produto concebido geralmente através de CAD. Em determinada fase do processo de pesquisa e desenvolvimento de um novo produto, o engenheiro depara-se com a necessidade de prever o comportamento real de seu projeto. Encontramos essa situação quando projetamos uma nova suspensão de veiculo, um quadro de bicicleta, uma estrutura metálica sujeita a cargas dinâmicas, e em muitos outros casos. Uma solução tradicional seria a construção de protótipos ou modelos reduzidos para ensaios em laboratórios, onde instrumentos de medição estrategicamente distribuídos reuniriam dados de tensões, deformações, velocidades, forças, etc. Entretanto, a metodologia de construção e ensaio de diversos protótipos costumam consumir mais tempo e recursos do que seria desejável, não sendo portanto a solução ideal.

O atual estado de desenvolvimento tecnológico permite que softwares na plataforma PC/Windows simulem situações físicas reais de maneira bastante completa, resultando em verdadeiros protótipos virtuais.

Os softwares de CAE utilizam modelos digitais para simular fenômenos físicos reais através de métodos numéricos aproximados. Os sistemas CAE mais difundidos atualmente são baseados no método dos elementos finitos, o qual separa um modelo de CAD em pequenas partes, resolvendo então um conjunto de equações algébricas para obter os resultados desejados, em função das cargas e das condições de contorno aplicados. Os sistemas CAE já estão razoavelmente difundidos entre os engenheiros mecânicos e civis, principalmente para a realização de cálculos estruturais envolvendo tensões estáticas lineares.

O CAE tem vindo a evoluir a um ritmo apreciável, isto porque os métodos subjacentes estão razoavelmente estabilizados, as interfaces com utilizador ou com sistemas CAD/CAM registram um enorme progresso, facilitando a interligação e integração e, os requisitos computacionais associados ao CAE começam a ser satisfeitos em plataformas computacionais de médio custo.

A principal vantagem da utilização do CAE é a possibilidade de testar, simular e eventualmente validar um produto 3D sem ter de construí-lo fisicamente.

A principal desvantagem são os requisitos computacionais do CAE que ainda são muito elevados para as aplicações baseadas em plataformas PC, o que implica um custo elevado de Hardware.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com