TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUANDU

Por:   •  9/10/2018  •  Artigo  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

DCEN – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

DISCIPLINA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUANDU

Discente: Cledson Lopes Santana.

Novembro de 2017

Itapetinga - Ba

Introdução

        A crescente necessidade de se obter informações de diferentes aspectos sobre a superfície terrestre, faz com que novas tecnologias sejam desenvolvidas e aprimoradas para facilitar esse processo. O uso do SIG (sistema de informação geográfica) tem trazido benefícios no ramo das ciências ambientais, possibilitando estudos sobre hidrologia, relevo, uso do solo, precipitação, clima, dentre outros aspectos importantes, que teriam acesso restringido sem a utilização dessa tecnologia.

         O SIG possui diversas vantagens, sendo estas justificadas pela facilidade na integração de dados necessários a determinado projeto. Esses dados podem ser encontrados em diferentes formatos, mapas, tabelas, cartas, fotos aéreas, imagens de satélite e conjuntos de dados digitais, podendo assim, ser uma ferramenta útil na gestão de problemas ambientais. (Martins et al., 2014). O sensoriamento remoto tem grande importância no que se refere à aplicação das tecnologias do sistema de informação geográfica. Para que se faça o uso dessa ferramenta, é necessário o conhecimento de como ela funciona. A composição química e a estrutura dos materiais pertencentes às áreas estudadas, implicam em resultados diferentes na observação das imagens captadas pelos sensores do satélite. Essas imagens se diferenciam de acordo às características de interação com a energia eletromagnética, revelando respostas espectrais diferentes. (Luchiari, 2001).

        Através desse sistema, é possível caracterizar áreas como a bacia hidrográfica do Rio Guandu no estado do Espírito Santo, utilizando imagens SRTM (Missão Topográfica Radar Shuttle) e imagens de satélite como o Landsat 8 OLI. O Rio Guandu é um dos principais afluentes do Rio Doce, nascendo no município de Afonso Cláudio e se estendendo até o município de Baixo Guandu, onde deságua no Rio Doce. (Silva et al., 2013).

        O trabalho tem como objetivos fazer um estudo das características morfométricas da bacia do Rio Guandu, determinar a precipitação média, apresentando mapas de precipitação e de isoietas, e classificar o uso e cobertura do solo da bacia.

Materiais e métodos

        A área selecionada para o estudo foi a Bacia do Rio Guandu, no Estado do Espírito Santo. As imagens utilizadas para a determinação de características morfométricas da bacia, foram as imagens SRTM com pixels tamanho 30 x 30 m, que estão disponíveis gratuitamente no site da EMBRAPA. Alguns arquivos foram utilizados como apoio ou na execução de algumas ferramentas, como arquivos shapefile de hidrografia e o de estações pluviométricas, que estão disponíveis no site da ANA. O software utilizado para geração de dados e imagens foi o ArcGIS10.0/ArcMAP® do ESRI. Para que a contabilizado, foi adotado o sistema de projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) e o Datum SIRGAS 2000 zona 24S.

        Com os arquivos necessários e o software devidamente instalado, foi possível determinar as características morfométricas: área de drenagem da bacia, perímetro, comprimento total dos cursos d’água, comprimento do rio principal, fator de forma e coeficiente de compacidade, além de gerar os mapas de elevação e declividade do terreno.

        Dados relativos a chuvas também foram necessários nesse estudo. As estações pluviométricas que sofrem influência das áreas da bacia foram identificadas e buscadas no site da ANA, onde foi possível fazer o download dos dados de chuva. Após o cálculo e a determinação da precipitação anual média, foram feitos os mapas de precipitação especializada e o mapa de isoietas.

Resultados e discussão

        Em relação às características morfométricas foram encontrados os seguintes dados:

Tabela 1. Dados morfométricos da Bacia do Rio Guandu.

Área de drenagem da bacia

2137,65 km²

Perímetro

332,88 km

Comprimento dos cursos d’água

588,23 km

Comprimento do rio principal

152,33 km

Fator de forma

0,251917

Coeficiente de compacidade

2,015937

Foram feitos os mapas de elevação, de declividade do terreno, de precipitação especializada da bacia e de isoietas:

[pic 1]

Figura 1 – Mapa de elevação do terreno da Bacia do Rio Guandu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (420.3 Kb)   docx (284.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com