TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASE: APRIMORANDO A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS

Por:   •  25/8/2017  •  Artigo  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

CASE: APRIMORANDO A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS[1]

Andre Filipe Costa Moraes[2]

Fabio Santos Carvalho[3]

1 DESCRIÇÃO DO CASO

Segundo Chiavenato “Administração de Materiais envolve a totalidade dos fluxos de materiais da empresa, desde a programação de materiais, compras, recepção, armazenamento no almoxarifado, movimentação de materiais, transporte interno e armazenamento no depósito de produtos acabados. ” (CHIAVENATO 1991, p.35).

Diante do conceito administração de materiais, conseguimos observar um mercado cada vez mais competitivo, as empresas não podem se dar ao luxo de cometer erros, por isso a busca por novos métodos e tecnologias que auxiliem no desenvolvimento das rotinas gerenciais e até mesmo das atividades operacionais rotineiras é cada vez maior. Um importante setor da empresa que é impactado constantemente por essas novas tecnologias é o que cuida do planejamento de produção, demanda por MP e aquisição de materiais, que necessita de constante atualização para se adaptar as mudanças provenientes do mercado consumidor.

O principal obstáculo a ser vencido é encontrar o método mais eficaz para atingir o ponto ideal de emissão das ordens de compra, aliado à complexa estrutura para a entrega pontual de matéria-prima. Para isso existem atualmente um grande leque de opções de empresas na área de informática que produzem softwares para o controle e planejamento das compras e estoques.

Como as empresas procuram por rapidez nos processos de produção, o uso de ferramentas como o MRP (Manufacturing Resource Planning ou Planejamento das Necessidades dos Materiais) serve como facilitador dos procedimentos de compra e de recebimento para que sejam executadas com exatidão.

A empresa alvo do estudo apresenta problemas com a aquisição de materiais, no âmbito de conseguir disponibilizar o produto acabado ao consumidor final, ao utilizar um processo de previsão de demanda semelhante ao MRP o funcionário responsável conseguiu observar que empresa não conseguiria suprir as necessidades dos clientes, pois não conseguiria produzir os produtos necessários devido à falta de alguns materiais. Mediante essas informações foi proposto encontrar maneiras de a empresa controlar melhor seu setor de previsão de demanda e aquisição de materiais para conseguir suprir o mercado consumidor.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1 Descrições das decisões possíveis

Mediante a situação da B.J recargas algumas questões surgem concernentes Administração dos Materiais que está sendo realizada, perguntas essas referentes a área da demanda e à aquisição dos materiais.

  1. Como resolver os problemas encontrados na B. J recargas, quais problemas foram encontrados na sua linha produtiva.
  2. Quais as prováveis dificuldades que a BJ pode encontrar se continuar usando o sistema existente de cálculo de materiais?

2.2 Argumentos capazes de fundamentar cada decisão

2.2.1. Como resolver os problemas encontrados na B. J recargas, quais problemas foram encontrados na sua linha produtiva.

Na B.J recargas o principal problema encontrando-se no âmbito dela conseguir suprir a demanda criada pelo novo cliente, a origem desse problema encontra-se na incapacidade de o setor responsável conseguir definir a quantidade de matéria prima necessária para fabricar os produtos necessários, resumindo ela não consegue prever a quantidade a ser adquirida de acordo com a demanda que se apresenta.

Para resolver os problemas da empresa primeiramente devemos observar o planejamento da produção, deverá ser verificado se a empresa tem a capacidade de atender ao pedido feito pelo cliente. De acordo com o caso apresentado podemos deduzir que a B.J recargas tem capacidade produtiva de atender ao pedido, no entanto não dispõe de todos os materiais necessários para produzir.

O problema descrito anteriormente ocorre devido à falta de planejamento na área de aquisição dos materiais, que é o setor responsável pela gestão, negociação de compras de material através de licitação e por disponibilizar a matéria prima necessária sem falhas. Esse problema acarreta em uma grande quantidade de uma certa matéria prima e a falta de outra, as compras são realizadas sem um planejamento adequado. Como consequências temos um custo de aquisição mais elevado, devido a um número maior de compras feitas em um curto período de tempo e até mesmo a perda de alguma matéria prima que seja perecível, em razão da compra feita desordenadamente.

Pelo fato do problema referir-se a área de produção e por ser uma solução mais rápida a implementação de software MRP é a melhor resposta encontrada para os problemas encontrados na B.J recargas, no entanto de acordo com o portal Nomus – Blog Industrial, algumas etapas devem ser respeitadas para o uso correto do software, como descrito abaixo:

  1. MPS (Plano Mestre de Produção): O principal objetivo dessa etapa é entender o que será produzido, indicando quantos e quando devemos produzir de cada produto. Dentro do MPS encontramos:
  1. Carteira de pedidos: Gerenciamento dos pedidos. O que, quanto, quando foi pedido e por quem.
  2. Previsão de vendas: Análise histórica da demanda para entende e antecipar o mercado. Porem realizando a análise de forma extrapolada para se adequar ao mercado atual.
  3. Combinação entre pedidos e previsão: Representação razoável do que deve ocorrer ou o que precisará ser produzido, norteando a produção.
  1. Explosão das necessidades de materiais: O objetivo aqui é responder as mesmas perguntas do MPS, mas para as matérias primas e produtos semiacabados. Dentro da explosão das necessidades de materiais, encontramos:
  1. Lista de materiais: Deve apresentar, de forma clara e objetiva, quais itens e suas respectivas quantidades são necessárias para fabricação do produto acabado, sejam eles, produtos semiacabados ou matérias primas.
  2. Lead time: Representa o tempo de fabricação, quando foi fabricado, tempo de entrega e quando foi comprado o item em questão. Essa informação auxilia o cálculo do MRP a sugerir quando as atividades devem ser iniciadas para que seja possível entregar o produto acabado pronto dentro do prazo estipulado.

Outra questão importante no uso do MRP é a sua integração com o registro de estoque, pois é necessário organizar a explosão das necessidades de materiais cronologicamente. É de extrema importância acompanhar quais as necessidades de matéria prima pelo histórico de consumo, ou seja, demonstrar o começo das aquisições ou da produção de cada um dos itens que formam o produto final, para que eles estejam prontos exatamente no momento que são necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com