TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UNILESTE

Por:   •  7/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UNILESTE

ESCOLA POLITÉCNICA

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA - CEQ

 

 

 

 

 

 

 

 

EXTRAÇÃO COM SOLVENTES

 

 

 

 

 

Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina de Química Orgânica experimental.

Aula prática 01

Prof. Dr. Leonardo Ramos Paes de Lima.

Grupo de trabalho: Ana Letícia Brito Martins

Laís Vitorino Perdigão

Leonardo Alexandre Ramos

Sarah Novaes Oliveira

 

 

 

 

 

 

CORONEL FABRICIANO - MG

FEVEREIRO DE 2019

1 – INTRODUÇÃO

 

Para atingir o objetivo de isolamento e purificação de substâncias, é utilizado o processo de Extração Líquido-Líquido (ELL), também conhecida por extração por solvente ou partição. Esse procedimento consiste em uma operação básica de separação de compostos com diferentes características de solubilidade face a solventes orgânicos e aquosos imiscíveis entre si, ou seja, um sistema heterogêneo. Essa técnica é comumente utilizada em laboratórios químicos, onde é realizada usando um funil de separação (figura 1).

 Figura 1 : Funil de separação

[pic 1]

                                                  Fonte: https://goo.gl/images/rk9A8N

     

Dessa forma, é a partição de uma substância de uma mistura por preferencialmente dissolver essa substância em um solvente adequado, em que uma é mais solúvel em água e pouco solúvel em um solvente orgânico e a outra que tem essas características opostas.

Além disso, essa extração pode ser realizada através de dois métodos diferentes: simples e múltipla. A extração simples é executada em somente uma etapa, em que é determinado o volume do solvente extrator e feita a extração desse volume de uma única vez. Já a extração múltipla é executada em duas ou mais etapas da extração simples.

Tendo em vista esses aspectos, foram praticadas as extrações simples e múltiplas do ácido propiônico, por meio de uma solução aquosa, e como solvente extrator o éter dietílico, com intuito de perceber qual das duas extrações é mais eficaz.

2 – MATERIAIS E MÉTODOS

 MATERIAIS UTILIZADOS:

·                    Anel para funil;

·                    Balão volumétrico (50 mL);

·                    Bureta (25 mL);

·                    5 erlenmeyers (125 mL);

·                    Funil de separação (125 mL);

·                    Funil de vidro (sol. padronizada);

·                    Pipetas graduadas (10 mL e 2 mL);

·                    Proveta (100 mL);

·                    Suporte com haste e garras;

·                    Ácido propiônico (2 mL);

·                    Éter dietílico (60 mL);

·                    Solução indicadora de fenolftaleína (*);

·                             Hidróxido de sódio 0,1 mol L-1.

Inicialmente foi realizado o preparo da solução de ácido propiônico. Em um balão volumétrico de 100 mL foi adicionado 1 mL do ácido e avolumou-se com água destilada. Em seguida, realizou a quantificação da quantidade de ácido propiônico presente na solução por meio da titulação.

Para o procedimento de titulação, pipetou 10 mL da solução de ácido propiônico com uma pipeta volumétrica, adicionando 3 gotas de fenolftaleína e titulou gota a gota com hidróxido de sódio 0,1 N padronizado até a viragem de incolor para o rosa. Anotou o volume gasto da solução de NaOH. Completou o volume da bureta e repetiu-se o procedimento de titulação do ácido propiônico mais uma vez.

Após a determinação da concentração do ácido propiônico iniciou o procedimento de extração simples. Em um funil de separação de 250 mL foi adicionado 10 mL do ácido propiônico e 30 mL de éter dietílico. Cuidadosamente, homogeneizou o funil, aliviando a pressão constantemente devido a volatilidade do éter e em seguida  deixou o sistema em repouso para separação completa das fases. Após aguardar alguns minutos, foi recolhida a fase aquosa em um erlenmeyer, adicionando 3 gotas de solução indicadora de fenolftaleína. Posteriormente, realizou a titulação com NaOH 0,1 mol/L (previamente padronizado) até perdurar uma cor rosa característica para ponto de viragem da solução. Registrou o volume de NaOH gasto na titulação.

Em sequência, foi iniciado o procedimento de extração múltipla.  Pipetando e adicionando em um funil de separação 10 mL da solução de ácido propiônico (preparada anteriormente) e 15 mL de éter diétilico. Homogeneizou o sistema com constante alívio da pressão (volatilidade do éter) como realizado na extração simples. Aguardou a separação das fases, recolhendo a fase aquosa em um béquer e descartando o éter. A fase aquosa passou por uma segunda extração utilizando novamente 15 mL de éter.

A fase aquosa foi então recuperada após a segunda extração em um erlenmeyer de 250 mL, onde foram adicionadas 3 gotas de solução indicadora de fenolftaleína. Completou o volume da bureta com a solução de NaOH 0,1 mol/L e titulou até a persistência da coloração rosa, conforme realizado anteriormente, realizando por conseguinte o registro do volume de NaOH gasto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (842.2 Kb)   docx (759.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com